Redação no concurso do BB: veja dicas

Pela primeira vez, o Banco do Brasil inclui a redação em seus concursos. Veja dicas para preparação.

Por Equipe Papaprova.com em 06/11/2012 em Dicas


Pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu a redação em seus concursos. E é uma matéria eliminatória, ou seja, se o candidato não atingir metade do total de pontos possíveis estará eliminado do concurso.

Os seguintes critérios serão avaliados: conteúdo (até 40 pontos), estrutura (até 30 pontos) e expressão (até 30 pontos). É importante ter em mente que, tradicionalmente, geram nota zero numa redação: fuga do tema e não atender aos limites mínimos e máximos de linhas. Observe no edital outros itens que possam levar à desclassificação.

É aconselhável redigir dois textos por semana até a prova. Isso ajuda a estabelecer um ritmo apropriado para o cumprimento do tempo determinado para a prova, incluindo a redação e sua transcrição para o formulário de correção. Pedir a alguém, com bons conhecimentos em português, para ler e criticar seus textos é uma boa prática. Se não contar com essa ajuda, guarde seu texto por uns dias e volte a ele posteriormente, para fazer uma autocrítica.

No caso do concurso do BB, é recomendável escrever sobre temas ligados a economia, sustentabilidade e trabalho. No recente concurso para técnico bancário novo da Caixa Econômica Federal, que também contou com redação pela primeira vez, foram dados alguns textos e o tema da redação foi "A polêmica entre a necessidade do progresso e as implicações do lixo nas condições de vida no planeta".

Quem corrige uma redação, além de verificar o nível de conhecimento e assertividade na explanação do tema, pontua a organização do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), sua coesão e coerência argumentativa. É óbvio que as regras gramaticais e a reforma ortográfica também entram nesse rol.

Anote esses temas para ler e redigir: "A nova classe média brasileira", "A oscilação das bolsas de valores", "As crises econômicas dos EUA e Europa", "A economia brasileira no contexto econômico global" e "A importância das redes sociais no novo contexto de negócios".

 

Exercite questões com gabarito online de concursos anteriores do Banco do Brasil no Papaprova.com
 

Comentários do website providos por Disqus