BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


ENADE


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
46351

As cadeias agroalimentares têm contribuído para o equilíbrio da balança comercial brasileira. No entanto, a política protecionista dos países desenvolvidos e outras pressões externas criam barreiras que, para serem superadas, exigem do governo investimentos em ciência e inovação tecnológica. Como outras pressões externas, entende-se a preocupação em consumir produtos que garantam saúde, qualidade nutricional e segurança alimentar, com certificado de origem, e que não provoquem desequilíbrio ambiental devido à intensificação dos sistemas produtivos. Apesar dos recentes progressos alcançados, com abertura de novos mercados e ampliação daqueles já conquistados, é necessário capacitar os setores produtivos para lhes conferir maior competitividade e, assim, consolidar as posições ora ocupadas. Além das pressões externas, as modificações no cenário nacional contribuem para o aumento no nível de exigências necessário para a sobrevivência e permanência no mercado dos agentes integrantes das cadeias agroindustriais no país.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

I -  A cadeia agroindustrial da carne bovina encontra-se estruturada e caracteriza-se pela união dos agentes envolvidos e pela utilização eficiente de tecnologias no setor produtivo, o que explica a expressiva elevação no consumo per capita da carne nos últimos dez anos no mercado brasileiro.

II -  Transformações evolutivas, como o envelhecimento da população brasileira, associadas a mudanças no hábito alimentar influenciam o setor agrícola, que se vê obrigado a disponibilizar no mercado produtos saudáveis, o que exige a redução no uso de substâncias consideradas nocivas à saúde humana e ao ambiente.

III -  A cadeia agroindustrial de aves e de suínos encontra-se estruturada e fundamentada em um sistema empresarial, havendo participação mais ampla dos agentes envolvidos, o que resulta na oferta de produtos semi-elaborados com certificação de origem e qualidade e que, conseqüentemente, tem beneficiado o consumidor.

IV -  Doenças resultantes da modificação de padrões, como a encefalopatia espongiforme bovina, devem ser evitadas a todo custo, sendo necessária, além da fiscalização intensiva por parte dos órgãos governamentais, a conscientização dos agentes envolvidos, como fornecedores de alimentos para animais e produtores rurais.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46350

O Brasil atravessa mudanças no setor do agronegócio, tais como aumento da produção, da produtividade e das exportações. No entanto, para que os produtores brasileiros possam assegurar e ampliar seus negócios no mercado internacional, é necessário garantir qualidade e segurança para o consumidor. Para exportar produtos de origem animal, é obrigatório que os animais sejam

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46349

    O Brasil, segundo projeções da Confederação Nacional da Agricultura, se tornará em 2004 o maior exportador mundial de carne bovina in natura e industrializada. Apesar de ocupar posição de destaque no agronegócio brasileiro, existem problemas crônicos que ainda interferem negativamente na cadeia produtiva. A falta de entendimento entre os componentes da cadeia prejudica o perfeito sincronismo entre seus elos, que é de fundamental importância para garantir os mercados conquistados e abrir novos mercados no país e no exterior, com produtos de qualidade e acessíveis a todas as camadas sociais, satisfazendo, portanto, o consumidor, que é o mais importante componente de uma cadeia produtiva.

Considerando as informações do texto e a figura acima, que mostra um esquema da cadeia agroindustrial da carne bovina, assinale a opção que contém termos que completam corretamente os espaços nomeados de I a V, nessa ordem.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46348

A produção de forragens no Brasil é caracterizada por épocas de alta e de baixa produção. Em razão dessa realidade, seria correto um produtor preocupado em sanar a escassez de alimentos no período de baixa produção de forragens suplementar a dieta de seus animais com

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46347

Para ruminantes de interesse zootécnico (bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos), o colostro, primeira secreção após o parto, desempenha papel determinante na sobrevivência do recém-nascido. Dessa forma, o colostro deve ser ingerido aproximadamente entre as 6 e 10 primeiras horas pós-nascimento, porque, após esse período,

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46346

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 186 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE de 2003. No entanto, médias nacionais, como a da taxa de natalidade (60%), idade de abate dos machos e idade à primeira cria das fêmeas (42 meses), intervalo entre partos (20 meses) e taxa de abate (21%), ainda estão abaixo do ideal. Os fatores que limitam a melhoria dessas médias incluem a(o)

I -  qualidade genética do rebanho.

II -  adaptabilidade das raças predominantes do rebanho.

III -  estacionalidade da produção de forragens.

IV -  aspecto sanitário do rebanho.

V -  custo da mão-de-obra empregada nas propriedades rurais.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46345

Um dos métodos usados para o melhoramento genético dos animais domésticos é o cruzamento, que consiste no acasalamento entre indivíduos menos aparentados entre si que a média de parentesco da população. Julgue os itens a seguir, relativos às conseqüências desejáveis no cruzamento.

I -  Produção de heterose ou vigor híbrido, que consiste na superioridade média dos filhos em relação à média dos pais.

II -  Incorporação de genes desejáveis na população de forma mais rápida do que pelo aumento de freqüência gênica pela seleção.

III -  Aumento da freqüência dos genes desejáveis pela escolha dos indivíduos considerados superiores na população.

IV -  Combinação de méritos genéticos de diferentes raças ou linhagens em um único indivíduo.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46344

Avaliação genética é um processo pelo qual se procura prever o valor genético dos indivíduos com base em uma ou mais características. O objetivo da avaliação é ordenar, de acordo com o valor genético, os indivíduos existentes na população ou na amostra. Diferentes métodos de avaliação podem ser usados, desde o mais simples e menos preciso, quando o indivíduo é avaliado pelo seu próprio mérito ou de parentes, até métodos estatisticamente mais sofisticados, como o de modelo animal, que utiliza informações associadas. Em bovinos de leite, o método mais utilizado é o teste de progênie, embora seja um dos mais onerosos porque

I -  demanda grande número de progênies de um mesmo touro para garantir maior precisão.

II -  a produção de leite é limitada pelo sexo, e, por isso, exige-se que os touros sejam avaliados com base na produção de suas filhas, o que, devido ao elevado intervalo de geração, demanda muito tempo.

III -  a contribuição do touro para o melhoramento genético da produção de leite, em torno de 64%, é mais elevada do que a contribuição das fêmeas.

IV -  é necessário, para maior precisão, que as filhas dos touros avaliados estejam em produção em diferentes rebanhos e, conseqüentemente, em diferentes condições de manejo.

Assinale a opção correta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46343

Um zootecnista foi contratado por um empresário rural para elaborar e implantar uma caprinocultura de corte. Após pesquisa de mercado, ficaram definidos a produção de 13.800 kg de carcaça e o abate somente dos machos. No projeto, o zootecnista estabeleceu que as cabras deveriam ter peso médio de 50 kg, considerando-se um parto por ano, e que a área total de pastagem deveria corresponder à taxa de lotação de 450 kg/ha. Para a elaboração do projeto, o técnico baseou-se nos seguintes índices zootécnicos: 80% de parição, 25% de partos gemelares, 10% de mortalidade e 46% de rendimento de carcaça com peso vivo médio de abate de 30 kg.

Com base na situação descrita acima, assinale a opção que registra corretamente o número de cabras e a área de pastagem necessários para a implantação do referido projeto. 

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46342

Atualmente, a indústria avícola brasileira tem analisado as atividades rotineiras dentro das granjas. O planejamento, a execução e a avaliação do envio das aves para o abatedouro são etapas importantes para se evitar perdas econômicas por contusões e morte. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

I -  A retirada das aves deve ser realizada com as cortinas do galpão fechadas e o transporte deve ser realizado após as 11 horas.

II -  A equipe que executa o carregamento e o transporte deve receber orientação no sentido de proporcionar o menor estresse para as aves.

III -  As aves devem passar por um jejum de 6 a 8 horas, para esvaziar-se o aparelho digestório e evitar-se a contaminação da carcaça durante o processamento.

IV -  No abatedouro, as áreas de espera e de desembarque devem ser dimensionadas para que o tempo de espera das aves seja entre 10 horas e 12 horas.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46341

O mel é um alimento energético que, caso tenha uso contínuo, pode prevenir o aparecimento de doenças respiratórias. Devido à sua importância, é essencial que se atente para a qualidade desse produto. Nesse sentido, o zootecnista deve

I -  estimular a adoção de tecnologia e a padronização de equipamentos apícolas em aço inoxidável.

II -  incentivar a utilização de medicamentos para combater o carrapato das abelhas nas colônias africanizadas.

III -  estimular a criação de rainhas pelos próprios apicultores, para diminuir os custos de produção.

IV -  incentivar o associativismo apícola para obtenção de mel com o mesmo padrão de qualidade em local inspecionado pela vigilância sanitária.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46340

Um produtor procurou um zootecnista para elaborar um projeto de criação de peixes. No primeiro contato entre eles, foram discutidos aspectos técnicos, econômicos e de mercado relativos à atividade de piscicultura. Foi marcada uma visita à área a ser utilizada para a criação. Durante a visita, o zootecnista deveria observar características gerais da propriedade relevantes para o projeto, que incluem

I -  qualidade e quantidade da água disponível no local.

II -  localização e vias de acesso ao local.

III -  topografia do terreno.

IV -  mercado consumidor e fornecedores de insumos na região.

Assinale a opção correta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46339

Uma empresa multinacional resolveu instalar uma fábrica de sal mineral no Brasil. Para concretizar essa iniciativa, seu diretor contratou um zootecnista recém-formado. Na discussão inicial, ele esclareceu ao contratado que ainda não havia escolhido o local de implantação do empreendimento. Dessa forma, solicitou ao zootecnista que indicasse um local para a implantação da empresa e apresentasse justificativas para sua escolha. O zootecnista indicou a região Centro-Oeste como a melhor escolha de local para a implantação desse empreendimento.

Na situação descrita, a escolha feita pelo zootecnista poderia ser corretamente justificada em razão do(a)

I -  facilidade de obtenção dos insumos necessários.

II -  maior concentração de rebanho de bovinos na região CentroOeste, o que facilita a venda do produto acabado.

III -  facilidade de venda do produto, por falta de concorrentes.

IV -  menor custo de transporte para a entrega do produto acabado.

Estão corretas apenas as afirmativas

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46338

As proteínas são fundamentais para a manutenção da integridade do organismo animal. Essas substâncias variam quanto a tamanho, forma, carga, capacidade de formação de pontes de hidrogênio e reatividade química. São importantes, junto com outros nutrientes, para o crescimento e o desempenho produtivo dos animais de interesse econômico. Acerca do metabolismo das proteínas, assinale a opção correta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46337

A contaminação dos recursos naturais ocorre mais facilmente em regiões que, com alta concentração de granjas de suínos e limitações topográficas, apresentam baixa disponibilidade de terra para atividade agropecuária associada ao aumento de escala de produção. Assinale a opção que contém ações adotadas com o intuito de amenizar esse problema.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46336

A escolha dos alimentos utilizados na dieta de um animal de interesse zootécnico depende das características do aparelho digestório. Para decidir o tipo e a quantidade de alimentos presentes na dieta dos animais, o zootecnista deve conhecer essas características.

Nesse contexto, assinale a opção correta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46335

Considerando as características que definem a qualidade da carne suína, julgue os itens a seguir.

I -  A carcaça que apresenta gordura intramuscular (marmoreio) é inadequada para consumo pelo fato de a carne ser dura.

II -  Quanto à textura, que está relacionada à mastigação, a carne deve ser firme e consistente.

III -  A carne não deve apresentar contaminação por microrganismos nem conter resíduos químicos.

IV -  A carne deve ser exudativa e apresentar pH igual ou inferior a 5,5.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46334

A tabela acima apresenta o percentual de proteína bruta de alguns alimentos. Considere uma ração composta de 60% de feno de gramínea, 15% de farelo de trigo e 2% de sal mineral. Nessa situação, assinale a opção que apresenta os percentuais de milho grão e de farelo de soja, respectivamente, que completariam a ração com 18% de proteína bruta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46333

Um empresário arrematou, em leilão, uma vaca holandesa com 700 kg de peso e cuja produção diária é estimada em 40 litros de leite. O empresário ganhou 50 kg de um concentrado com 22% de proteína bruta e 70% de nutrientes digestíveis totais, levando-o juntamente com a vaca para uma chácara de sua propriedade. Em conversa com um funcionário da chácara, pediu-lhe que tratasse bem da vaca e referiu-se à quantidade de leite que ela deveria produzir, pois voltaria no dia seguinte bem cedo para assistir à ordenha. O funcionário colocou os 50 kg do concentrado em um comedouro para a vaca, seguindo a orientação do dono do animal.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46332

Várias tecnologias são aplicadas com o objetivo de se aumentar a eficiência da utilização das rações. Uma dessas tecnologias é o processo de extrusão, que reduz a presença e a atividade microbianas e aumenta a digestibilidade, proporcionando maior absorção de nutrientes pelos animais. Esse processo ocorre

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46331

Um criador de eqüinos observou que, após mudança de alimentação do seu rebanho, os animais apresentaram quadro de laminite (aguamento). Essa situação sugere uma ingestão excessiva de

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46330

    O teor de fibra em detergente ácido (FDA) de um ingrediente pode ser utilizado em equações para a predição da energia digestível (ED). Considere que após analisar dados bibliográficos acerca da digestibilidade da energia e da composição química de alimentos para coelhos, obteve-se a relação CDE (%) = 84,77 - 1,16 × FDA (%), em que CDE é o coeficiente de digestibilidade da energia.

Assinale a opção cujo gráfico apresenta um esboço correto da relação referida no texto acima.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46329

Considerando a situação apresentada no texto IX, e, em particular, o ingresso de Juliana na adolescência, analise a adequação dos encaminhamentos abaixo, apresentados pelo terapeuta ocupacional.

I - Como Juliana iniciou sua menarca, foram propostas orientações quanto à higiene íntima como parte das atividades de sua vida diária.

II -  Os pais de Juliana precisam ampliar gradualmente a participação dela em tarefas cotidianas, dimensionando o papel ocupacional de Juliana nessa nova fase de seu desenvolvimento.

III -  Visando à proteção de sua integridade sexual, é necessário restringir a participação de Juliana em grupos mistos (masculinos e femininos) que não contemplem a supervisão de um adulto.

Assinale a opção correta.

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46328

Texto VIII 

Julgue a pertinência dos procedimentos de intervenção terapêutica ocupacional listados a seguir, a serem adotados no caso descrito no texto VIII.

I -  Realização de sessões terapêuticas em ambientes externos, tais como lanchonetes, cinema, shopping center, possibilitando uma maior socialização de Ricardo e ampliando o universo de seu cotidiano.

II -  Discussão com Ricardo sobre as atividades de interesse que poderiam ser trabalhadas em sessões terapêuticas e inseridas em seu cotidiano.

III -  Realização de sessões terapêuticas ocupacionais em grupo de crianças com disfunções físicas e funcionamento cognitivo semelhantes às de Ricardo, possibilitando a troca de experiências entre eles.

IV -  Utilização de computador para que Ricardo, ao copiar um texto de um livro, possa desenvolver seu processo de memorização e minimizar, assim, suas dificuldades escolares.

Estão adequados apenas os procedimentos

 

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46327

Texto VIII

Considerando a situação apresentada no texto VIII, julgue os itens subseqüentes.

I -  O terapeuta ocupacional deveria ter introduzido atividades e rotinas alternativas que tivessem ampliado as oportunidades de interação social de Ricardo.

II -  Uma vez que Ricardo realiza acompanhamento terapêutico desde o 1.º ano de vida, suas dificuldades atuais de desempenho escolar são conseqüência da metodologia e das práticas pedagógicas da escola.

III -  O ingresso escolar aos 4 anos de idade possibilitou a Ricardo uma inclusão social satisfatória.

IV -  A conduta do terapeuta ocupacional para Ricardo deve ser focalizada em um trabalho em conjunto com a assessoria pedagógica da escola e com a família, visando contribuir para a superação do problema.

Estão certos apenas os itens

2004 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira