BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


ENADE


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
43942

No processo decisório, os riscos são fatores determinantes para a definição da melhor estratégia empresarial. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.

I. O risco pode ser entendido como uma situação em que há probabilidades de perda ou de ganho.

II. O paradigma de risco é justamente decidir, portanto, o risco não deve ser administrado e sim minimizado.

III. Todo negócio pode enfrentar eventos que fogem do controle do empreendedor.

IV. O risco de um negócio ocorre devido a exatamente dois fatores: falta de controle e falta de tempo.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43941

Dado que os processos gerenciais são necessários ao acompanhamento das constantes mudanças no mundo corporativo, exigem-se dos gestores competências para executar funções administrativas e visão estratégica que permitam monitorar os fatores ambientais, em busca de efetividade, tomadas de decisão seguras e ações acertadas no alcance dos objetivos. Nesse contexto, a canção reproduzida acima mostra o resultado desses processos realizados de maneira adequada.

A respeito da canção acima e dos processos gerenciais, avalie as afirmações a seguir.

I. A primeira estrofe expressa o que corresponde ao processo de planejamento, em que se realizam metas e diretrizes de ações para o alcance dos objetivos.

II. A segunda estrofe apresenta o que corresponde ao processo de organização, em que se agregam fatores e recursos na execução de ações para o alcance dos objetivos.

III. A terceira estrofe expressa o que corresponde ao processo de direção, em que se aproveitam ideias e informações, para concretizar ações para o alcance dos objetivos.

IV. Todas as estrofes expressam o que corresponde ao processo de controle, em que se coordenam técnicas e propósitos na definição de ações para o alcance dos objetivos.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43940

Leandro, empresário do ramo moveleiro, cuja empresa já está solidificada no mercado, leu o texto a seguir sobre responsabilidade social.

“A atuação baseada em princípios éticos e a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade social empresarial. Empresas socialmente responsáveis estão melhor preparadas para assegurar, a longo prazo, a sustentabilidade dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial.”

Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Ética e qualidade nas relações. Disponível em :(http://www.ethos.gov.br) . Acesso em: 09 jul. 2012 (adaptado).

A partir dessa leitura, Leandro começou a pensar em tornar sua empresa sustentável e compatível com a sua crença de construção de uma sociedade mais justa e saudável. Considerando essa situação hipotética, identifique as iniciativas que devem ser implementadas por Leandro para tornar sustentável a sua empresa.

I . Adotar um modelo de gestão mais transparente, legitimando suas ações para os seus diversos públicos.

II. Adotar postura ética, que beneficia tanto a relação com funcionários quanto com fornecedores, clientes e comunidade.

III. Construir relações de qualidade, buscando atender às necessidades dos parceiros e gerando valor para todos.

IV. Pagar impostos, respeitar as leis e observar condições adequadas de segurança e saúde para os funcionários.

V. Proporcionar ambiente saudável e propício à realização profissional dos colaboradores, para, assim, lucrar mais.

VI. Investir em processos produtivos que possam garantir a promoção e o crescimento da empresa.

VII. Comprometer-se em programas sociais voltados para o futuro da comunidade e da sociedade.

Entre as iniciativas apresentadas, as que caracterizam uma empresa socialmente responsável são apenas as expressas em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43939

No ambiente competitivo do mercado, surgem, nas empresas, novos valores comportamentais, como busca da autoestima, incentivo ao desenvolvimento de seus colaboradores e responsabilidade socioambiental, que funcionam como estratégias para agregar valor à imagem das organizações.

Nesse contexto, o ser humano é uma peça-chave, uma vez que cada indivíduo tem características únicas e habilidades diversas, em constante transformação e responsáveis pela implementação desses novos valores comportamentais.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que expressa um comportamento de gestão adequado ao ambiente organizacional.

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43938

No setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que vem sendo impulsionador ativo do crescimento econômico do país, o departamento de marketing de produto reúne as diferentes áreas envolvidas no processo de desenvolvimento de produto, preestabelece prazo firme e lidera o processo inicial das ideias para novos produtos, como ilustrado no modelo de funil a seguir.

Acerca das atribuições do departamento de marketing de produtos em uma empresa, avalie as afirmações abaixo.

I. Controlar e verificar resultados dos testes de produtos realizados por meio de amostras entregues aos fornecedores, questionários e entrevistas, de forma a otimizar a venda.

II. Elaborar planejamento do produto, contendo seleção de ideias, dados de mercado, definição de público-alvo, levantamento de concorrência e análise de viabilidade econômica.

III. Preparar materiais de apoio, como apostilas de produtos direcionadas aos fornecedores, e promover entrevistas para o departamento de comunicação.

IV. Pesquisar tendências nacionais e internacionais em produtos, por meio de consulta a fornecedores, participação em eventos, busca no mercado, periódicos e dados das equipes de venda.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43937

Geralmente, os produtos têm um ciclo de vida, passando por quatro etapas de desenvolvimento: introdução, crescimento, maturação e declínio.

Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. A etapa introdutória é aquela em que um produto é lançado e há a necessidade de investimento de grandes montantes de dinheiro em promoção, para tornar a marca conhecida.

II. Crescimento é a etapa em que começam a aumentar a demanda e as exigências de características inovadoras no produto pelos clientes, havendo aumento dos lucros da empresa.

III. A etapa da maturação é aquela em que as vendas tendem a reduzir, pois a grande parcela da clientela já optou pelo produto e o lucro tende a se estabilizar.

IV. O declínio é a etapa em que o custo decresce e diminui sensivelmente o interesse da permanência do produto no mercado, o que resulta em decisão difícil diante das empresas concorrentes.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43936

Quando as empresas procuram funcionários que sejam gestores competentes, buscam indivíduos com habilidades técnicas, humanas, conceituais e motivação para gerenciar.

Com relação às habilidades exigidas de gestores verifica-se que

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43935

Em entrevista à revista Times, de maio de 1994, Mandela disse: “Quando você deseja que um rebanho se mova em determinada direção, você fica atrás... Alguns membros mais enérgicos do rebanho vão para frente, e o resto do gado os segue. Você, na verdade, os está dirigindo de trás.” Com um sorriso, acrescentou: “É assim que um líder deveria fazer o seu trabalho.”

SENGEL, R. The making of leader. Times, 09/05/94.

De acordo com as teorias recentes sobre liderança, avalie as afirmativas abaixo no que diz respeito à correspondência entre a perspectiva mencionada por Nelson Mandela e o tipo de liderança.

I. A perspectiva mencionada está relacionada à liderança carismática ou referencial, em que os seguidores atribuem ao líder capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos. Sob essa liderança, os profissionais sentem-se motivados a fazer esforço maior e, como gostam de seu líder, sentem mais satisfação no trabalho.

II. A referida fala do líder africano aponta para a liderança coercitiva, baseada na habilidade de influenciar por meio de potencial punição e, portanto, baseada no temor.

III. O trecho mencionado caracteriza a liderança democrática, situação em que o líder tem a habilidade de construir relações humanas e participativas, como comunicação de apoio e espírito de equipe. Sob essa liderança, os liderados têm espaço para o empoderamento.

IV. A perspectiva de Mandela remete à liderança autocrática, contexto em que o líder se preocupa mais com a tarefa que com o grupo e, assim, tende a focalizar o trabalho, o cumprimento de metas e a superação de padrões, enfatizando a distribuição de tarefas e a responsabilidade individual.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43934

O diretor de uma grande empresa de moda que passava por reestruturação tinha de se manter motivado e fazer com que os profissionais deixassem de ter medo e buscassem inovar na moda, mesmo diante das transformações da empresa. Com uma pauta muito importante e várias decisões a serem tomadas, o diretor convocou uma reunião com todos os gerentes e enviou relatórios para leitura prévia. No planejamento dessa reunião, o diretor decidiu torná-la um momento diferente para a resolução dos problemas enfrentados. Mandou tirar a mesa e as cadeiras da sala de reuniões, deixando-a completamente vazia. Recebeu os gerentes e, diante da estranheza dos participantes, esclareceu que o objetivo da reunião era encontrar soluções viáveis para os problemas, avisando aos presentes que disporiam de duas horas para realizar a atividade.

Sob a perspectiva da resiliência, a estratégia adotada pelo diretor possibilita

I. medir a flexibilidade, a tolerância à ambiguidade e a criatividade em face do desafio proposto.

II. avaliar o nível de autoeficácia deles, ou seja, a capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados.

III. avaliar a vulnerabilidade deles, ao se analisar a reação aos impactos das adversidades enfrentadas na empresa.

IV. medir a tenacidade deles, ao serem analisadas a persistência e a capacidade de suportar situações incômodas ou adversas.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43933

A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização, com necessidades que precisam ser atendidas. Significa, ainda, a responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das obrigações legais decorrentes da própria atividade e produto da organização. Por outro lado, é também o exercício da sua consciência moral e cívica, advinda da ampla compreensão do papel da organização no desenvolvimento da sociedade. Trata-se, portanto, do conceito de cidadania aplicado às organizações, no tocante à segurança e à saúde pública e à proteção ambiental. A organização cidadã prevê impactos adversos, que poderão decorrer de instalações, produção, distribuição, transporte, uso, descarte ou reciclagem final dos produtos, e realiza ações preventivas e de proteção necessárias.

FALCONI, V. O verdadeiro poder – práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG, 2009.

Para se atingir o nível de organização mencionado no texto, o primeiro passo para definição das metas necessárias é

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43932

Nas empresas, é necessário fazer previsão de vendas, para realizar planejamento adequado dos recursos financeiros, humanos e operacionais. O departamento de marketing, que mantém contato direto com o mercado consumidor, é o mais indicado para realizar a previsão de vendas. O gráfico abaixo mostra as vendas (em unidades) dos últimos seis meses de um produto.

Considerando-se o gráfico acima e utilizando-se o método da média móvel trimestral, verifica-se que a previsão de vendas (em unidades) para o mês de dezembro é igual a

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43931

A proprietária do Salão de Beleza X, especializado em estética feminina, verifica que o comportamento dos consumidores masculinos está mudando, pois os homens passaram a preocupar-se mais com sua imagem e, por isso, estão procurando centros especializados em tratamentos de beleza. Para aproveitar as oportunidades de negócios que o mercado está oferecendo, a empresária resolveu aplicar os fundamentos dos processos gerenciais, de modo a tomar decisões acertadas.

Nessa perspectiva, que figura seria útil à empresária, na definição das ações da sua equipe de colaboradores?

 

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43930

A maneira mais tradicional de se realizar a análise das “Cinco Forças” é, em cada uma delas, verificar como se comportam os elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por Porter.

Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo, o que remete não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado, mas, sim, à forma como ela deseja atuar em relação às forças competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma análise realizada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A importância das Cinco Forças Competitivas deve-se ao fato relevante de a concorrência não ser formada apenas por um grupo seleto de empresas que competem no mesmo mercado, mas, sim, por compostos, muitas vezes imperceptíveis, que apenas a análise completa das cinco forças é capaz de definir e distinguir, bem como calcular os riscos que cada parte representa.

                                                          PORQUE

II. A análise das Cinco Forças Competitivas proporciona uma visão única de competição ampliada e, dessa forma, o estrategista com domínio do processo gerencial consegue identificar uma diferente face da competitividade, podendo colher insumos e ideias, para desenvolver estratégias e ações estratégicas mais eficazes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43929

Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes.

Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações.

I. Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar.

II. O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê- las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar.

III. O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios.

IV. O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43928

Para o adequado funcionamento de uma empresa, o executivo deve identificar os fatores estratégicos que aparecem como fatores de limitação do sistema. Por exemplo, se uma máquina qualquer não estiver funcionando por falta de um parafuso, esse parafuso será o fator estratégico; se uma empresa de redes sociais começar a perder mercado por não estar acompanhando a evolução do mercado, essa evolução será o fator estratégico de limitação.

Acerca dos fatores estratégicos para o sucesso das empresas, avalie as afirmações a seguir.

I. O departamento da administração-geral mantém uma administração com qualidade e também é responsável pelo desenvolvimento da melhor estrutura organizacional.

II. O departamento de recursos humanos é responsável por atrair funcionários altamente qualificados tecnicamente e estimular a criatividade dos funcionários.

III. O departamento de engenharia e produção propicia o layout mais eficiente de fábrica e também é responsável por desenvolver melhor controle de materiais e de estoque.

IV. O departamento de marketing tem como escopo melhorar o controle de qualidade dos produtos e estabelecer eficiente sistema de distribuição dos produtos e serviços.

V. O departamento de finanças motiva o impulso administrativo, visando aos adequados níveis de lucro da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43927

Conhecer o valor do estoque é importante para realizar previsão orçamentária. Nessa avaliação do estoque, diferentes métodos são utilizados. A tabela a seguir, do Grupo X Ltda., mostra as entradas e saídas de estoque no mês de outubro.

Considerando-se o estoque inicial nulo, se forem utilizados, respectivamente, os métodos de custo médio, o PEPS (primeiro a entrar e primeiro a sair) e o UEPS (último a entrar e primeiro a sair), quais serão os valores do estoque ao final de outubro?

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43926

Não existe estrutura organizacional acabada nem perfeita. Não é tarefa fácil organizar, de forma eficiente e lógica, o trabalho executado em uma empresa. Trata-se de um processo desafiador que exige conhecimento dos componentes básicos da estrutura organizacional.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta acerca de estrutura formal e estrutura informal de uma organização.

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43925

Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade.

A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir.

I. Planejar é a atividade de prever produtos e serviços que atendam às necessidades do cliente.

II. Melhorar é o processo de atingir metas de desempenho ainda maiores, com o intuito de fidelizar o cliente.

III. Controlar é o processo utilizado para atingir as metas de qualidade e compreende a avaliação do desempenho operacional, a comparação do desempenho verificado com os objetivos e a atuação sobre a diferença.

É correto o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43924

As empresas, de forma geral, necessitam de pessoas para realizarem seus objetivos. É uma função de recursos humanos contratar as pessoas certas, ou seja, as qualificadas e motivadas, e também cuidar da relação eficaz com elas. A empresa que Antônio gerencia, assim como muitas outras, não tem essa área em sua estrutura. É ele quem realiza essa importante atividade, que compreende quatro processos básicos que começam antes de as pessoas ingressarem na empresa até o momento de sua saída ou aposentadoria.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p.128 (adaptado).

Os processos que estão sob a responsabilidade de Antônio e podem garantir o atendimento dos objetivos da empresa são

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43923

Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.

Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante.

Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.

A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.

I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.

II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.

III. Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.

É correto o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43922

No atual cenário empresarial, a busca da competitividade é caracterizada pela melhoria dos produtos, redução dos custos, diferenciação da concorrência pela especialização em um nicho do mercado e pelo uso de sistemas integrados de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que é

I. um software de planejamento dos recursos empresariais que integra as diferentes funções dos fornecedores, para criar operações mais eficientes.

II. um software que faz a integração das informações que fluem em uma empresa e é considerado uma solução genérica, visto que busca atender a todo tipo de empresa.

III. uma solução genérica que procura atender a todo tipo de empresa, refletindo o seu projeto uma série de hipóteses sobre como operam as organizações.

IV. parte integrante dos dados-chave e da comunicação entre as áreas de uma empresa, fornecendo informações detalhadas sobre as operações dos fornecedores.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43921

Imagine que sua empresa venda quatro produtos diferentes – porcas, pinos, arruelas e parafusos – nas regiões leste, oeste e central. Se você perguntasse: “Quantas arruelas foram vendidas durante o último trimestre?”, poderia facilmente achar a resposta consultando seu banco de dados de vendas. Mas, e se você quisesse saber quantas arruelas foram vendidas em cada região e também comparar os resultados reais com a projeção de vendas?

Para obter essa resposta, você precisaria do processamento analítico online (OLAP). O OLAP permite a análise multidimensional de dados, de forma que os usuários vejam os mesmos dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões. Cada aspecto da informação – produto, preço, custo, região ou período de tempo – representa uma dimensão diferente. Dessa forma, um gerente de produto poderia utilizar uma ferramenta de análise multidimensional de dados para saber quantas arruelas foram vendidas na região leste no mês de junho, comparar esses dados com os dados do mês anterior e(ou) com os dados de junho do ano anterior e, ainda, confrontá-los com a previsão de vendas. O OLAP permite que os usuários obtenham respostas online a questões específicas com boa velocidade, mesmo quando os dados estão armazenados em bancos de dados gigantescos, como números de vendas de vários anos.

LAUDON, K. C. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).

A partir do texto acima, conclui-se que as aplicações OLAP são utilizadas para

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43920

Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema.

Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações.

I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito.

II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais.

III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).

É correto o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43919

Estratégias empresariais dão conta dos caminhos definidos pelo planejador e sua equipe para mover a empresa da situação atual aos objetivos estratégicos, por meio das oportunidades e ameaças detectadas em seu plano. Assim, definem o que as pessoas envolvidas na gestão do negócio deverão realizar ao longo dos próximos anos para que a empresa se transforme a contento e seja capaz de atingir os seus objetivos.

BORN, R. Construindo o plano estratégico. Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009, p. 202.

Considerando os fatores que afetam as condições dos negócios, no que concerne à definição e à implantação de modelos estratégicos, avalie as afirmações abaixo.

I. O conceito de mercado restringe-se à perspectiva geográfica e, portanto, a cada movimento estratégico de expansão que se pretender realizar.

II. No modelo teórico de Ansoff, propõe-se, basicamente, o caminho a ser seguido para o crescimento da empresa nos anos seguintes à sua criação.

III. A resposta do caminho para o crescimento da empresa está associada, invariavelmente, a três campos de reflexão: mercados novos, produtos novos ou atuais e integração.

IV. O conceito de produto diz respeito aos itens que compõem a variedade de produtos da empresa, sua amplitude e sua profundidade.

É correto apenas o que se afirma em

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43918

O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de sensibilizar parceiros e investidores.

Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente.

O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa – uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2008, cap. II (adaptado).

A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que

2012 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira