BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


ENADE


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
43436

O salto foi a modalidade da ginástica artística que sofreu mudanças mais significativas na morfologia no decorrer dos anos. Inúmeros estudos biomecânicos e o avanço da tecnologia motivaram a Federação Internacional de Ginástica a adotar a transformação total do aparelho utilizado para as provas de salto. A segurança dos ginastas foi um ponto decisivo para essa mudança.

OLIVEIRA, M.S.; BORTOLETO, M.A.C. Apontamentos sobre a evolução histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística masculina. Revista da Educação Física. Maringá, v. 22, n. 2, p. 283- 295, 2011.

Nesse contexto, assinale a opção que descreve corretamente as funcionalidades de aparelhos utilizados nas provas de salto ou as mudanças ocorridas.

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43435

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a obesidade é a epidemia global do século XXI. Muitos são os fatores que contribuem para a obesidade em crianças na idade escolar. Esses fatores incluem excesso de horas na utilização de computadores e jogos eletrônicos, ausência de espaços próximos da residência ou seguros para a prática de atividades físicas e dietas hipercalóricas e desbalanceadas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O aumento da pressão arterial, as dislipidemias e a resistência à insulina são algumas das possíveis consequências resultantes da obesidade infantil.

II. Associada à prática regular de atividade física, o profissional de educação física também pode prescrever a restrição do consumo de alimentos com alto teor calórico.

III. Espera-se que a intervenção do profissional de educação física contribua para que o indivíduo reconheça a si próprio e sua relação com o ambiente, conheça os padrões de saúde e adote hábitos saudáveis.

IV. O professor de educação física, ciente da sua responsabilidade educacional com a saúde de seus alunos, deve elaborar atividades físicas a serem executadas diariamente com o objetivo de aumentar a massa muscular, mesmo que causem desconforto aos alunos.

V. A compreensão dos benefícios provocados pelos exercícios físicos poderá motivar as crianças em idade escolar a realizarem atividades com maior frequência, pois é nessa faixa etária que o ser humano perpetua seus hábitos.

É correto apenas o que se afirma em

 

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43434

O processo de desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. Podemos observar diferenças desse tipo de desenvolvimento provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiências oportunizadas aos sujeitos) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Isso ocorre pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Dessa forma, um meio primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Assim, o comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma “janela” para o seu processo de desenvolvimento motor, ou seja, permite o exame da progressão sequencial de habilidades motoras ao longo da vida. Nessa perspectiva, uma forma de esquematizar esse processo de desenvolvimento em fases e estágios de desenvolvimento de cada fase é a apresentada por Gallahue e Ozmun (2001), na figura 1.

I. É frequente que meninas aos oito anos de idade apresentem padrão de arremesso em um estágio de desenvolvimento motor elementar, similar ao ilustrado na figura 2, e que é inferior ao atingido por meninos nessa mesma etapa cronológica.

                                                                PORQUE

II. Os fatores biológicos são elementos preponderantes para explicar as diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras entre meninos e meninas na faixa etária de oito anos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43433

Em relação ao treinamento das equipes representadas na fotografia acima, foi elaborado um programa visando ao aumento do rendimento das equipes. Examinando o programa, constatou-se uma discordância entre a ação proposta e o objetivo pretendido. Essa discordância torna-se evidente quando se

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43432

Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam, engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente, normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e liberdade constituindo-se como sujeitos sociais.

GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem tomadas pelos profissionais de educação física.

I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às necessidades naturais e culturais de cada gênero.

II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.

III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física, seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se sintam confortáveis.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43431

O desenvolvimento motor é um contínuo de alterações no nível funcional para o controle do movimento ao longo da vida, o que pode ser visto pelo aumento do nível de complexidade nas tarefas motoras. As interações com o meio em que vive o indivíduo, suas características biológicas pessoais e a tarefa influenciam o desempenho motor, conforme esquema a seguir.

      Aproximadamente 50% dos pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam déficits motores associados.

PITCHER, T.M., PIEK, J.P., HAY, D.A. Fine and gross motor ability in males with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology, Londres, v. 45, nº 8, p. 525-535, 2003 (adaptado).

Com base nas informações acima e reconhecendo o papel do profissional de educação física na intervenção motora, avalie as afirmações que se seguem.

I. As atividades que proporcionam aquisições motoras devem ter um ambiente apropriado para o seu desenvolvimento.

II. As intervenções motoras devem ser realizadas levando em consideração as diferenças individuais.

III. O entendimento dos conceitos de desenvolvimento motor pode ser essencial para o profissional de educação física que busca intervir em sujeitos que apresentam TDAH.

IV. A tarefa tem um papel preponderante para o desempenho motor.

V. A avaliação da coordenação motora fina e grossa proporciona ao profissional de educação física elementos para atuar de forma específica nas necessidades de pacientes com TDAH.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43430

      Diversos pesquisadores da psicologia do esporte acreditam que a motivação é uma variável imprescindível para o sucesso esportivo, principalmente em uma prova de grande exigência física, como as realizadas pela equipe Hoyt.

Em relação à motivação da equipe Hoyt para a prática esportiva em provas de grande exigência física, avalie as afirmações que se seguem.

I. A motivação intrínseca da equipe Hoyt pode estar relacionada às recompensas financeiras que a equipe recebe.

II. A motivação pode ser uma das principais explicações para que Dick Hoyt termine provas de grande exigência física empurrando e carregando seu filho.

III. A motivação está relacionada à busca diária pelo empenho necessário durante o processo de treinamento para provas como as praticadas pela equipe Hoyt.

IV. No caso da equipe Hoyt, a motivação extrínseca da equipe está relacionada à alegria proporcionada pela prática esportiva.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43429

Indivíduo do sexo masculino, 22 anos de idade, sedentário, procurou uma academia onde submeteuse a avaliações com o objetivo de iniciar um programa de atividade física. Na avaliação clínica, não foram encontrados quadros que impedissem a prática de exercícios. Na avaliação física, alguns testes realizados forneceram os seguintes resultados:

Analisando os resultados obtidos nos testes e as tabelas apresentadas, constata-se que o programa que melhor se adapta à melhoria e à manutenção das condições gerais de saúde do indivíduo avaliado deverá apresentar

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43428

Um grupo de 10 maratonistas brasileiros partiu no mês de março em viagem para a Rússia para participar de uma prova de maratona em Moscou. Naquele período, a temperatura média foi de -1° C. Todos sabiam sobre o frio que os aguardava, mas ninguém no grupo tinha experiência de corrida em condições climáticas tão desfavoráveis. Quando lá chegaram, foram conhecer o circuito da prova para estabelecer os postos de hidratação. A equipe contava com um médico do esporte, um fisiologista do exercício, um fisioterapeuta e uma nutricionista. Na véspera da prova, a equipe técnica conversou com treinadores locais e obteve a informação de que a previsão meteorológica para o momento da prova seria de chuva fina, com ventos de até 40 km/h, o que produziria uma sensação térmica de -16°C.

Os treinadores locais sugeriram que os isotônicos fossem substituídos por hidratantes com uma composição hipertônica. Diante da situação, a equipe técnica discutiu a sugestão com os atletas. Cinco atletas concordaram com a utilização de hipertônicos e os outros cinco não concordaram. Sendo assim, a equipe preparou os dois kits de hidratantes (isotônico e hipertônico) a fim de atender a ambos os grupos. No dia seguinte, a prova foi realizada e a previsão meteorológica se confirmou. Ao final da prova, apenas cinco atletas brasileiros concluíram a distância. Os outros cinco atletas abandonaram no meio do percurso por razões diversas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O grupo que conseguiu concluir a prova deve ter sido o que utilizou hidratante isotônico, pois em temperaturas extremamente baixas, o corpo desidrata mais rapidamente e tem perda significativa de eletrólitos.

II. Hidratantes isotônicos foram desenvolvidos para repor líquidos e minerais perdidos durante a transpiração, quando se praticam atividades físicas por períodos prolongados.

III. Em condições climáticas tão desfavoráveis, há acentuada queda dos estoques de glicogênio muscular, decorrente da necessidade de se manter a temperatura corporal central, assim, o atleta experimenta o surgimento de sucessivas contraturas musculares pela falta de energia.

IV. Uma solução hipertônica pode ser definida como aquela que contém concentração de eletrólitos e glicose abaixo da encontra no plasma sanguíneo.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43427

Um casal de professores de educação física é dono de uma academia de ginástica em uma cidade do interior do país. A academia é organizada, possui sala de musculação e oferece dois tipos diferentes de aulas de ginástica localizada, aula de dança e alongamento, com horários em algumas manhãs e em todas as noites. Os proprietários gerenciam a secretaria da academia e são responsáveis por todas as aulas. Apesar de completar dois anos de funcionamento e estar instalada em imóvel próprio, a academia não tem conseguido se manter financeiramente, ainda que tenha alcançado picos de 200 alunos matriculados.

Considerando a situação descrita acima e levando em consideração conceitos de gestão e empreendedorismo, avalie as afirmações que se seguem.

I. As pessoas tendem a se matricular em academias por motivos de saúde, mas a aderência à prática está relacionada a questões sociais e afetivas; portanto, os proprietários da academia devem adotar estratégias que favoreçam o relacionamento interpessoal de seus alunos, como oferecer serviço de treinamento personalizado.

II. A academia terá maiores chances de sobrevivência se houver o reinvestimento dos lucros obtidos no próprio empreendimento, ainda que haja lucro somente por períodos curtos. Isso deveria estar previsto pelos proprietários no planejamento estratégico, tático e operacional.

III. A gestão da academia deve estar focada nas questões relacionadas à promoção da saúde dos alunos. Assim, aulas embasadas em modismos ou tendências de mercado que não contribuam de forma comprovada cientificamente a esse propósito devem ser descartadas pelos proprietários.

IV. A concorrência deve ser sempre analisada para que seus pontos fortes sejam conhecidos. Desse modo, os gestores da academia poderão estabelecer estratégias que busquem alcançar também esses pontos.

Está correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43426

Uma empresa de grande porte da área de produtos alimentícios instalada em uma pequena cidade de interior é responsável por parte da economia local, empregando um número expressivo de habitantes da cidade, nos setores de produção, embalagem, estoque e distribuição. Consciente de sua responsabilidade social, a empresa decide criar um programa de qualidade de vida para seus empregados. Para tanto, contrata diferentes profissionais, pois entende que há necessidades específicas em cada setor. Um profissional de educação física é convidado a integrar a equipe multidisciplinar e desenvolver o projeto pretendido.

Nesta situação, são ações que um profissional de educação física pode desenvolver de forma a contribuir efetivamente na melhoria da qualidade de vida dos empregados da empresa:

I. identificar grupos de interesse em diferentes práticas corporais e, a partir de então, estabelecer as ofertas de atividades físicas coletivas, para que, dessa forma, ocorra maior aderência dos empregados às práticas.

II. propor sessões semanais de ginástica laboral, utilizando série padronizada de alongamento para que os empregados de todos os setores possam realizá-la de forma correta.

III. organizar campeonatos esportivos exigindo índices de rendimento compatíveis com competições da região onde vivem os empregados, para que aqueles que representam a empresa em eventos esportivos possam ser treinados.

IV. criar estratégias de comunicação variadas, como palestras ou divulgação em cartazes e folhetos, para disseminar orientações regulares sobre a postura corporal correta a ser adotada por cada empregado em suas diferentes funções.

V. promover eventos de recreação e lazer, buscando integrar os empregados e seus familiares, levando em consideração a cultura corporal local na escolha das atividades propostas.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43425

Existem diferentes razões para a interrupção do exercício físico em gestantes, com indicação para que procurem orientação médica durante a gravidez. Cabe ao profissional de educação física conhecer os sintomas e sinais que indiquem possíveis problemas na gravidez e demandem interrupção das atividades com consequente encaminhamento para averiguações médicas.

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE-ACSM. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

São motivos para interrupção do exercício físico e indicação de orientação médica durante a gravidez:

I. liberação de “jato” de líquido proveniente da vagina.

II. tumefação (edema) súbita dos tornozelos, das mãos ou da face.

III. tumefação (edema), dor e vermelhidão na panturrilha de uma única perna.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43424

O fenômeno das corridas de rua cresce a cada ano. O último levantamento da Federação Paulista de Atletismo (FPA) registrou evolução de 15% no número de corredores em 2012, comparado com o ano anterior. Participaram das 311 provas oficiais realizadas no estado de São Paulo 533 mil corredores, contra 464 mil em 2011. Os números são ainda mais significativos se forem consideradas também as corridas de rua não oficiais, que não recebem autorização e apoio da Federação Paulista. Além das 311 corridas oficiais, foram realizadas outras 182 competições.

Disponível em: (htpp://atletismofpa.org.br)Acesso em: 2 abr. 2013 (adaptado).

Considerando a notícia acima e a tendência nacional no aumento de participação da população em corridas de rua, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de atividades físicas mantidos pelos órgãos públicos devem prever assistência a parte da população que espontaneamente adere às corridas de rua, por meio de avaliação física e orientações sobre a prática correta e segura do exercício.

II. As secretarias municipais de esporte, ou órgãos públicos correspondentes, devem priorizar as parcerias com as federações estaduais de atletismo no sentido de promover regularmente corridas de rua e, assim, detectar possíveis talentos esportivos na população.

III. Professores de educação física podem criar grupos de corrida e, dessa forma, atender a um grande número de pessoas, uma vez que não há restrições para a prática e os espaços utilizados são as vias públicas.

IV. Os espaços públicos utilizados pela população para a prática de caminhadas e corridas devem ser valorizados com melhorias de sinalização, condições gerais de piso e calçamento, bem como de segurança.

V. A realização de eventos de corrida de rua só deve ser estimulada pelos órgãos municipais quando garantida a possibilidade da caminhada e não apenas corrida, pois, dessa forma, garante-se a prática sem riscos à saúde e atende-se a um número maior de participantes.

Está correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43423

O ato de exercitar o corpo fundamenta-se no princípio das alavancas, em que a ação muscular sobre o esqueleto gera o movimento humano. Uma alavanca é uma haste rígida que gira ao redor de um eixo ou fulcro. Alavancas são constituídas basicamente por cinco elementos. São eles: fulcro ou eixo (E), força (P), braço de força (bP), resistência (R) e braço de resistência (bR). Partindo desse princípio, analise o seguinte questionamento apresentado por um aluno de musculação ao seu professor: “Se adotei a mesma regra de treinamento para todos os grupos musculares (80% de 1-RM), por que o desenvolvimento de hipertrofia nas panturrilhas (tríceps sural) não ocorreu na mesma proporção que nos músculos dos braços?”

Considerando os tipos de alavancas, a figura apresentada e o questionamento feito pelo aluno, avalie as afirmações que se seguem.

I. A alavanca em A é de terceira classe. O que justifica a facilidade com que se desenvolve a musculatura do braço em detrimento da musculatura das pernas.

II. Na alavanca em A, o braço de potência é maior que o braço de resistência. Sendo assim, existe uma vantagem mecânica na qual a força aplicada será menor do que a resistência a ser vencida.

III. A alavanca em B é de segunda classe. Assim exige-se que a carga a ser empregada seja bastante elevada, a fim que se atinja maior recrutamento de unidades motoras, propiciando bom estímulo para a hipertrofia.

IV. Na alavanca em B, a desvantagem mecânica observada no exemplo exige dos músculos envolvidos um esforço mais vigoroso.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43422

Os estudos relacionados à liderança no ambiente esportivo buscam verificar o papel do técnico e a influência de suas ações na gestão da equipe comandada, sendo que o Modelo Multidimensional de Liderança, proposto por Chelladurai (1978), é um dos mais utilizados na literatura.

Considerando o Modelo de Liderança, que pode ser utilizado pelo treinador na gestão de uma equipe, avalie as afirmações que se seguem.

I. O treinador é avaliado por meio de três comportamentos: o exigido, o preferido e o real.

II. O rendimento e a satisfação do grupo são atingidos quando os comportamentos exigidos, reais e preferidos do líder são similares ou próximos.

III. O treinador deve ter clareza sobre as características da situação, as dos membros da equipe e as suas próprias características.

IV. As características do líder interferem diretamente no seu comportamento real.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43421

Síndrome metabólica é o termo empregado para designar um conjunto de fatores de risco de origem metabólica que estão associados à mortalidade por diversas causas. Embora a síndrome metabólica seja caracterizada por grande variedade de fatores, há consenso na literatura sobre os seguintes componentes: intolerância à glicose, hipertensão arterial, deslipidemia e obesidade central. Esses problemas de saúde, por sua vez, estão relacionados diretamente a distúrbios alimentares e sedentarismo. Programas de exercícios físicos associados a mudanças de hábitos alimentares têm apresentado resultados satisfatórios no tratamento da síndrome metabólica. O esquema a seguir apresenta o conjunto de alterações decorrentes da prática de exercícios físicos.

ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription, 8th ed, Lippincott, Willians & Wilkins, inc., USA, 2010 (adaptado).

O tipo de treinamento que promove as adaptações descritas acima e a sequência na qual estas adaptações ocorrem são, respectivamente,

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43420

A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a seguir.

I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP principalmente por glicólise anaeróbica.

II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.

III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas enquanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43419

O nado crawl caracteriza-se como o mais rápido dos estilos competitivos. Erros presentes em sua execução têm influência direta no rendimento do nado. Com relação à técnica mais adequada dos movimentos no nado crawl, assinale a alternativa correta.

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43418

A frequência cardíaca máxima (FCM) é o valor mais elevado da frequência cardíaca que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo até o ponto de exaustão e constitui variável fisiológica relevante para quantificar o esforço máximo durante um teste ergométrico. A FCM é um importante marcador biológico para a prescrição e o monitoramento do exercício físico, com indicações que podem variar entre 60% e 85% da FCM para o desenvolvimento da resistência e da potência cardiorrespiratória, respectivamente.

Questiona-se se o emprego de equações que predizem a FCM, como (220 – idade) de Karvonen ou (208 – [0,7 x idade]) de Tanaka, não induziria ao erro na prescrição da intensidade de treinamento cardiorrespiratório por superestimarem a FCM de indivíduos jovens (< de 40 anos) e subestimarem a FCM de indivíduos idosos (> de 60 anos). Para testar essa hipótese, Camarda e cols. (2008) realizaram um estudo comparativo entre a FCM medida em teste ergoespirométrico e as equações propostas por Karvonen e Tanaka. Para tanto foram avaliados 2 047 indivíduos (1 091 homens e 956 mulheres) com média ± desvio-padrão de idade igual a 37,1 ± 11,4. Estimou-se, portanto, o coeficiente de correlação de Pearson e o valor de p foi menor que 0,05, em ambos os casos. Os resultados estão representados nos gráficos 1 e 2.

Considerando o texto e os gráficos apresentados, pode-se notar que

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43417

Alterações quantitativas em inúmeras habilidades motoras têm sido objeto de estudo nas últimas décadas. Dessa forma, existe abundância de informações sobre as capacidades de desempenho de homens e de mulheres, da infância à idade adulta.

O gráfico a seguir representa o desempenho na habilidade motora de salto horizontal, tendo como base de análise o salto em distância, comparando o desempenho de crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, na faixa etária entre 5 e 17 anos de idade.

Com base nos dados de desempenho apresentados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. A dinâmica do desempenho de ambos os sexos apresenta similaridade até os 12 anos de idade.

II. O desempenho na faixa etária de 16 a 17 anos de idade apresenta ascensão nas marcas masculinas e queda nas marcas femininas.

III. O desempenho feminino apresenta uma nítida alteração, coincidente com a fase de puberdade.

É correto o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43416

O empreendedorismo pode ser considerado uma iniciativa própria de alguém que realiza um conjunto de ações podendo idealizar novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou qualquer atividade de organização e administração. Especificamente como profissional de Educação Física, o personal trainer exerce atividades que requerem alto grau de empreendedorismo. Os recursos para se investir nessa atividade envolvem duas formas: equipamentos/espaços ou tempo. O profissional pode investir em espaços e equipamentos e, também, em sua formação acadêmica, o que requer tempo de dedicação aos estudos.

Diante do exposto, conclui-se que o personal trainer deveria

I. manter-se sempre atualizado em relação aos métodos de treinamento e atividades físicas, pois lhe possibilitaria apresentar novidades aos seus alunos.

II. gerenciar sua carteira de modo eficaz para manter sempre contato com os alunos ativos, evitando perder tempo em tentar reconquistar os ex-alunos.

III. decidir com clareza qual tipo de público deseja atender e, assim, demonstrar excelência nesse atendimento, respeitando as características individuais de cada aluno.

IV. organizar-se como se fosse uma empresa, conseguindo administrar o próprio tempo de trabalho com o tempo de lazer.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43415

O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu o doping como “a administração ou o uso por um competidor de qualquer substância exógena ou endógena ingerida em quantidade anormal ou por uma via anormal de entrada no corpo, com a intenção de melhorar de forma artificial e desleal o seu desempenho em uma competição”. Essas substâncias estão listadas como proibidas pelo COI, de acordo com as regras antidoping. Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. É de total interesse do esporte a adoção de procedimentos eficientes para a detecção de drogas e de políticas que excluam das competições os atletas que não sigam essas regras.

II. A atitude de “vencer a qualquer custo” que se difundiu na sociedade coloca o atleta em uma situação de risco.

III. O uso dos esteroides anabolizantes por atletas é contrário aos princípios éticos da competição desportiva e, dessa forma, não é bem visto pela sociedade.

IV. Os esteroides anabolizantes têm sido associados com efeitos desejáveis em estudos laboratoriais e terapêuticos. Os efeitos mais relevantes são aqueles que ocorrem no fígado, no sistema cardiovascular, no aparelho reprodutor e no estado psicológico dos indivíduos que utilizam essas substâncias.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43414

Considerando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.

I. A especialização precoce de crianças no esporte não é recomendada, mesmo levando em consideração que a cultura e o histórico familiar podem levar à participação em competições com idades menores.

                                                                         PORQUE

II. A especialização precoce promove estresse físico e psicológico, o que pode contribuir para o abandono da prática e reduz as possibilidades da criança de vivências e experimentações variadas necessárias à construção de seu repertório motor e de sua cultura corporal.

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43413

A violência no futebol está presente em todas as regiões brasileiras e é um aspecto preocupante para as autoridades, pois essa prática esportiva reúne um contingente muito grande de pessoas, devido à sua inserção na cultura da sociedade brasileira. Essa violência, no Brasil, está relacionada a muitos fatores, diretos e indiretos. Entre os diretos, estão: efeito da despersonalização, diminuição do controle social, ilusão de universalidade, fatores desencadeantes de violência, mecanismos de imitação, presença emocional, condições da vítima. Entre os fatores indiretos, destacam-se os problemas sociais, tais como alto índice de desemprego, analfabetismo funcional, baixa escolaridade, falta de opções de lazer gratuito. Tudo isso induz a um uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas, que, por sua vez, desencadeiam atitudes de violência no futebol.

REIS, H. H. B. Futebol e Violência. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006 (adaptado).

A violência no futebol é situação complexa e, portanto, não se resolve de forma imediata, exigindo planos de curto, médio e longo prazo. Entre os fatores que podem contribuir para a redução dessa violência está a intervenção do profissional de educação física.

Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O profissional de educação física é um elemento direto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele orienta, treina e sensibiliza seus jogadores para jogarem limpo, sem apelos à violência e às ações antijogo.

II. O profissional de educação física é um elemento direto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele intervém se opondo a ações violentas dos atletas que orienta.

III. O profissional de educação física é um elemento indireto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele desconstrói a figura do atleta herói, diminuindo o fanatismo dos torcedores.

IV. O profissional de educação física é um elemento indireto para reduzir os acontecimentos de violência no esporte quando ele orienta e treina seus jogadores para aceitarem com respeito qualquer tipo de resultado.

É correto apenas o que se afirma em

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
43412

Considerando que os princípios físicos da água interferem na prescrição do treinamento em atividades aquaticas, é correto afirmar que

2013 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira