BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


ENADE


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
47435

      Durante a reforma e a ampliação de uma planta industrial, verificou-se a necessidade de se deslocar o reservatório d’água para um pavimento de altura superior ao da instalação atual. O novo reservatório será abastecido pela mesma estação de bombeamento que abastecia o antigo reservatório. Na figura a seguir, é apresentado o gráfico referente às condições de funcionamento da instalação de bombeamento antes da modificação.

opção que representa as condições de operação do sistema após a referida reforma.

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47434

       Em um frigorífico, um tecnólogo de manutenção foi solicitado a instalar um novo motor trifásico de 10 cv, aproveitando uma chave de partida estrela-triângulo já existente. Na figura acima, estão apresentados o diagrama de comando e o circuito de força desse motor.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I -  O diagrama de comando apresentado acima refere-se a um circuito para partida de motor estrela-triângulo, que é recomendada para partida a vazio ou sem cargas.

II -  O botão de comando b1 aciona o contator estrela c2 e, ao mesmo tempo, o dispositivo de retardamento d1; e o contato fechador de c2 atua sobre o contato de c1, fechando a bobina c1 do contator da rede. Assim, o motor parte em estrela (bobinas c1 e c2 ficam energizadas).

III -  Os fusíveis F1, F2, F3 e F4 devem ser dimensionados em função da carga do motor, que, nesse caso, é de 10 cv.

IV -  Durante a partida do motor, a corrente de partida aumenta em aproximadamente 25% em relação à corrente nominal, mesmo sem carga.

V -  O acionamento da botoeira de partida b1, depois de o motor já estar energizado, provoca o desligamento do motor.

Estão certos apenas os itens 

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47433

      Em uma empresa de fabricação de plásticos, solicitou-se ao tecnólogo que realizasse um estudo com o objetivo de substituir os quadros de comandos manuais (baseados em relés e contatores) por controladores lógico-programáveis (CLPs). Esse estudo deve contemplar a possibilidade de a empresa implementar uma rede industrial com ou sem um controle centralizado, e, no planejamento e na escolha dos primeiros CLPs, deve-se considerar essa possibilidade. No relatório resultante desse estudo, o tecnólogo deve apresentar as vantagens e desvantagens dessa modernização.

Considerando a figura acima, que ilustra o diagrama básico de um CLP, e as características técnicas avaliadas pelo tecnólogo, é correto afirmar que

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47432

     Durante a expansão das instalações de determinada fábrica de calçados, foi necessário instalar um novo motor de indução trifásico (5 cv). O tecnólogo que acompanhou o trabalho optou por instalar um sistema de partida direta, aproveitando uma chave de partida já existente e que é compatível com o novo motor. Para tanto, ele teve de avaliar as características da chave e tomar alguns cuidados para a partida e a proteção do motor. Na figura a seguir, estão ilustrados o diagrama de comando da chave e o circuito de energia desse motor.

Com base nas informações apresentadas e na figura acima, é correto afirmar que 

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47431

     Durante atividade de manutenção corretiva em fábrica de laticínio, verificou-se que determinado motor trifásico não estava mais funcionando. O circuito de acionamento e proteção utilizava uma chave de partida direta trifásica, um contator e um relé de sobrecarga. Para tentar solucionar o problema, mudou-se, inicialmente, o ponto de alimentação do motor para outro circuito do mesmo quadro de disjuntores e verificou-se que o conjunto voltou a funcionar corretamente. Um técnólogo do setor de manutenção foi chamado para diagnosticar e solucionar o problema definitivamente, sendo, para isso, necessário medir as grandezas elétricas envolvidas.

Considerando essa situação, é correto afirmar que

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47430

Uma empresa arrematou em leilão um lote de placas eletrônicas e, em seguida, contratou um tecnólogo para classificá-las e verificar a possibilidade de aproveitá-las inteiras ou apenas os componentes eletrônicos. Após análise de uma das placas de circuito impresso do lote, o tecnólogo chegou ao circuito eletrônico ilustrado na figura a seguir, sendo X1 e X2 tiristores.

Com relação a esse circuito e considerando que a chave S1 seja fechada, é correto afirmar que

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47322

A Portaria n.º 518/2004 do Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos e responsabilidades inerentes ao controle e à vigilância da qualidade da água para consumo humano e estabelece o padrão de potabilidade, bem como dá outras providências.

Considere que um Tecnólogo em Saneamento Ambiental recebeu um laudo que retratava a qualidade físico-química da água de um manancial superficial, cujo objetivo era subsidiar a implementação das operações unitárias necessárias para seu tratamento, conforme caracterização expressa por meio dos resultados constantes na tabela abaixo

Considerando os dados apresentados acima e as possibilidades de utilização da água do manancial para abastecimento humano, analise as afirmações abaixo.

I. A principal dificuldade a ser enfrentada é, sem dúvida, a necessidade de remoção de fluoreto em excesso. O emprego de processos especiais de tratamento como a troca iônica ou a osmose reversa pode inviabilizar, economicamente, a utilização dessa água.

II. Para remoção do excesso do fluoreto, alternativamente, mistura-se a água com excesso de fluoreto com águas de outras fontes, enquadrando esse parâmetro por diluição, resultando, ainda, em importante economia, pela eliminação total do consumo de ácido glacial, que é caro.

III. A concentração de ferro, associada à cor elevada da água, na ausência de turbidez significativa, leva a dificuldades na etapa de coagulação e floculação.

IV. Métodos oxidativos, como a aeração ou a cloração, serão necessários, além do uso de polieletrólito, para promover a melhoria global no processo de floculação.

V. O nível de sulfato na água, mesmo aumentado durante o tratamento, não excederá ao padrão de potabilidade, graças ao valor da cor aparente.

É correto apenas o que se afirma em

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47321

A gestão dos resíduos sólidos gerados nas cidades brasileiras demanda a integração de ações de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final. O Brasil vem se destacando por obter altos índices de reciclagem, em especial para latas de alumínio, 98,2%, e para o papelão, 80%, no ano de 2009. Nesse contexto, a percepção ambiental dos cidadãos para a necessidade de reciclar é um dos fatores determinantes do sucesso da reciclagem no país.

Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE). Disponível em:(www.cempre.org.br) . Acesso em 09 set. 2011.

No contexto da reciclagem de resíduos domésticos, analise as asserções que se seguem.

A educação ambiental e sanitária tem como objetivo a sensibilização, a conscientização e a mobilização dos cidadãos para que estes segreguem na origem os componentes recicláveis de seu lixo, encaminhando-os para os programas de coleta seletiva.

PORQUE

A segregação na origem potencializa, técnica e economicamente, a reciclagem dos componentes recicláveis do lixo e minimiza o trabalho de separação desses componentes nas usinas de triagem, em especial quando esses resíduos coletados seletivamente não estão misturados ao componente matéria orgânica do lixo, o chamado lixo úmido.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47320

Para gerenciar os riscos à saúde do trabalhador, a Norma Regulamentadora 9 (NR9) define riscos ambientais como os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Além disso, a Norma Regulamentadora 17 - Ergonomia (NR17) estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

No contexto dos trabalhadores que lidam com a coleta, o transporte, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final de entulhos da construção civil gerados em cidades brasileiras, avalie as afirmações que se seguem.

I. O trabalho de coleta, armazenamento e transporte dos entulhos caracteriza-se como de baixo risco ergonômico às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

II. Nas centrais de processamento de entulho, o ruído gerado pelos equipamentos trituradores dos resíduos representa agente físico que requer o uso de protetores auriculares pelos trabalhadores.

III. O manejo dos entulhos da construção civil emite, no ambiente de trabalho, plumas de agentes biológicos como bactérias, fungos, protozoários e vírus que requerem o uso de máscaras respiratórias pelos trabalhadores.

IV. A reciclagem dos entulhos é geradora de poeiras eventualmente contendo asbesto, um agente químico que penetra pelas vias respiratórias e digestivas do trabalhador, podendo provocar asbestose e câncer do pulmão e do trato digestivo.

É correto apenas o que se afirma em

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47319

O aquecimento global é um fenômeno natural de manutenção da temperatura do planeta causado pela retenção, na atmosfera, pelos gases de efeito estufa, de parte da energia refletida pela superfície terrestre. Com o aumento rápido das emissões desses gases, gerados pela aceleração das atividades antropogênicas, esse fenômeno passou a se intensificar, determinando um aumento mais rápido na temperatura da Terra.

Para enfrentar esse problema, o Brasil instituiu, em 29 de dezembro de 2009, a Política Nacional sobre Mudança do Clima, por meio da Lei n.º 12.187, regulamentada, posteriormente, pelo Decreto n.º 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Essa lei prevê que “todos têm o dever de atuar, em benefício das presentes e das futuras gerações, para a redução dos impactos decorrentes das interferências antrópicas sobre o sistema climático” e “a promoção da disseminação de informações, a educação, a capacitação e a conscientização pública sobre mudança do clima”. Além disso, essa lei instituiu “as medidas de divulgação, educação e conscientização” como um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Nesse contexto, as campanhas de educação sanitária e ambiental voltadas para as mudanças climáticas devem abordar a necessidade de

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47318

Considerando a Lei n.º 9.433, de 1997, que Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, do ponto de vista da captação de água, não está sujeito à outorga pelo poder público

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47317

Observe a seguinte representação gráfica de uma rede de distribuição de água sobreposta a um mapa de curvas de nível.

Considerando o reservatório apoiado sobre o terreno, é correto concluir que

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47316

A cavitação, fenômeno que pode gerar danos em um sistema de recalque de esgoto, é causada

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47315

Durante a operação de reservatório de distribuição de água, limites operacionais do nível d’água devem ser observados, sendo classificados como limite de extravasamento, limite de boia, limite alto (superior), limite baixo (inferior) e fundo do reservatório. O volume nominal do reservatório refere-se à diferença entre

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47314

Analise as afirmações abaixo. A respeito do reúso de água,

I. O reúso da água subentende uma tecnologia desenvolvida em maior ou menor grau, dependendo dos fins a que se destina e de como ela tenha sido usada anteriormente.

II. Devido à mineralização lenta da matéria orgânica contida na água de reúso, ocorre a formação de húmus, o qual pode acarretar prejuízo às propriedades físicas do solo, dificultando a retenção de água.

III. O reúso indireto e não planejado da água ocorre quando essa, já utilizada uma ou mais vezes, é descarregada no meio ambiente e novamente é utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.

É correto o que se afirma em

 

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47313

         A coagulação é o processo de desestabilização das partículas coloidais que implica o crescimento de cada partícula decorrendo das colisões entre elas. O papel do coagulante é desestabilizar a suspensão coloidal, reduzindo todas as forças repulsivas, desse modo diminuindo a barreira de energia e permitindo que as partículas se agreguem.

         Em razão das propriedades físicas e químicas da solução, do poluente e do coagulante, foram postulados mecanismos de coagulação (por exemplo, neutralização da carga, compressão da dupla camada, formação de pontes e arraste). A figura abaixo faz uma representação esquemática do mecanismo de compressão da dupla camada.

Com base em uma análise da figura apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. Os íons negativos aproximam-se da camada rígida e trazem consigo alguns íons positivos, resultando na formação da camada difusa.

II. Após a coagulação, observa-se que o potencial zeta (PZ) da água aproxima-se de zero, o que mostra que o coagulante atua sobre a superfície das partículas presentes na água, aumentando as cargas eletrostáticas.

III. A adsorção faz com que os íons adsorvidos permaneçam de forma compacta sobre a superfície da partícula, dando origem à camada rígida.

IV. As partículas coloidais possuem predominantemente cargas negativas, as quais atraem grande quantidade de íons de carga oposta presentes na solução, porém, devido às dimensões das superfícies das partículas, apenas um número limitado de íons são adsorvidos.

É correto apenas o que se afirma em

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47312

O tratamento de água, a higiene pessoal, as condições sanitárias adequadas nos domicílios e as campanhas de educação sanitária são ações importantes para se evitarem doenças de veiculação hídrica. Suponha que um município decidiu iniciar uma campanha sobre a importância de se consumir água tratada. Para isso, solicitou à equipe de vigilância sanitária e epidemiológica que fizesse um estudo para avaliar a influência que o sistema de tratamento de água e de esgotamento sanitário teria sobre a saúde da população.

Tomando por base o resultado do estudo empreendido, quais doenças de veiculação hídrica podem ser utilizadas como indicadores?

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47311

O uso inadequado de agrotóxicos, com dosagem exagerada e ausência de equipamentos de proteção individual, vem ocasionando inúmeros casos de problemas de saúde. No contexto da identificação e do monitoramento dos efeitos potenciais do uso de agrotóxicos, os testes agudos são aqueles em que se observam

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47310

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47309

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47308

Segundo a Lei n.º 11.445/2007, o Plano Municipal de Saneamento Básico deve abranger os serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana e de manejo de águas pluviais. Durante a elaboração do plano, serão promovidas audiências públicas abertas à comunidade e também reuniões com o órgão colegiado, para receber críticas e sugestões sobre o seu conteúdo. A respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico, avalie as seguintes asserções.

A partir do exercício financeiro de 2014, será vedado o acesso aos recursos federais, quando destinados a serviços de saneamento básico, àqueles titulares de serviços públicos de saneamento básico que não instituírem, por meio de legislação específica, o controle social realizado por órgão colegiado.

PORQUE

O controle social é um dos princípios da prestação de serviços públicos de saneamento básico e compreende o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47307

A Política Nacional de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445/2007) preconiza que, na ausência de redes públicas de saneamento básico, serão admitidas soluções individuais de destinação final dos esgotos sanitários. Para certo condomínio de casas, projetou-se um sistema de tanque séptico seguido por sumidouro. Com relação a esse sistema de tratamento, analise as afirmações a seguir.

I. O padrão das casas do condomínio afeta o volume requerido para o tanque séptico.

II. O intervalo de limpeza do tanque séptico influencia no cálculo das dimensões requeridas para o sumidouro.

III. O volume requerido para o tanque séptico é função da temperatura ambiente do local onde o sistema será instalado.

IV. O tipo de solo onde será instalado o sumidouro é irrelevante no cálculo de sua geometria.

É correto apenas o que se afirma em

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47306

Como medida para contenção de enchentes, certo município obriga que se construa dentro de cada lote um reservatório para águas coletadas por coberturas e pavimentos, independente de estar edificado ou não.

O gráfico abaixo representa a intensidade da chuva versus duração, na região onde se encontra esse município.

Considerando que o coeficiente de deflúvio é igual a 0,10, e a duração da chuva é de 30 minutos, qual será o volume de reservação necessário para um lote quadrado de 100 m de frente por 100 m de fundo?

 

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47305

Calhas tipo Parshall são utilizadas em estações de tratamento de água e de esgoto. É função dessas calhas

I. medir vazão.

II. reter sólidos suspensos.

III. misturar coagulantes.

IV. decantar material sólido.

É correto apenas o que se afirma em

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47304

A entrega do novo aterro sanitário de um município está prevista para daqui a 6 anos. Sabendo que o atual aterro tem vida útil de mais um ano e que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010), a partir de 2014, estará proibida a disposição final em lixões, a Prefeitura decidiu fazer uma ampliação do atual aterro. O órgão ambiental estadual solicitou a entrega somente do Relatório Ambiental Preliminar (RAP), pelo fato de a construção ser em área adjacente à célula existente. Uma empresa especializada foi contratada para elaborar o relatório. O geólogo e o engenheiro identificaram, por meio do levantamento planialtimétrico e do estudo de estabilidade de taludes, que a nova célula tem capacidade para 500 000 m³ de resíduos. Foi considerado um índice de compactação igual a 0,8 t/m³ e um volume de cobertura com terra de 20%. A partir dessa informação e sabendo que no município são coletadas, anualmente, 80 000 toneladas de resíduos sólidos domiciliares, foi solicitado ao Tecnólogo em Saneamento Ambiental que calculasse a vida útil dessa nova célula, a fim de identificar se seria suficiente para atender a demanda, até que o novo aterro fosse inaugurado.

No contexto apresentado, a vida útil da nova célula é de

2011 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira