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ENADE


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
45311

Observe as composições a seguir.

Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.

A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é

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A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.

Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é

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A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.

Considere as afirmativas a seguir.

I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.

II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.

III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.” (POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)

II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.” (SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.) 

III - “O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.” (CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.” (PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros.As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas,

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A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.

A esse respeito, leia os quadros a seguir

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

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O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.

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O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.

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Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se

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Considere que o diretor de um espetáculo quer estabelecer uma correspondência entre a música e as cenas, tornando mais tensas as cenas trágicas e mais leves as cenas cômicas. Nessa situação, sabendo-se que podem ser diversas as funções da trilha sonora no teatro contemporâneo, qual é a estratégia a ser adotada para a criação da trilha sonora da referida encenação?

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45278

O figurino de determinada montagem teatral está relacionado a fatores, tais como: contexto histórico-cultural em que a montagem está inserida; gênero da peça encenada; concepção do diretor; qualidade expressiva do material; recursos financeiros disponíveis, entre outros. Considerando essas informações e o contexto histórico das encenações relacionadas às figuras ao lado, julgue os itens a seguir.

I -  Em uma encenação realista, a indumentária proposta deve observar a veracidade histórica e a adequação do traje à personagem.

II -  Os personagens da commedia dell’arte apresentavam figurinos bem característicos: Arlecchino aparece sempre com túnica branca e enorme barriga; Pulcinella veste uma malha colante aplicada com losangos; as damas seguiam a moda da época.

III -  As máscaras eram parte fundamental da indumentária dos atores na tragédia grega. Além de neutralizar a figura do ator, as máscaras tinham também a função de amplificar a voz.

Assinale a opção correta.

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45277

Dentro de uma moderna concepção da linguagem da encenação teatral, o figurino de teatro não deixa de ser uma variante particular do próprio objeto cênico. Naturalmente, relacionado com o ambiente proposto pela cenografia e pela concepção da encenação, a materialidade do figurino possui um significado próprio que não pode ser ignorado pela equipe de criação do espetáculo. Desse fato, decorre que o figurino de teatro, antes de ser lido pelo espectador, serve diretamente ao ator,

I -  na medida em que o intérprete veste certo traje para promover uma grife ou o trabalho de um costureiro famoso.

II -  porque colabora como um estímulo material para o intérprete na sua composição do personagem.

III -  que é o único responsável criativo pelo seu próprio figurino e pela manutenção do seu guarda-roupa ao longo de sua carreira.

Assinale a opção correta.

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Há uma máscara resultante do casamento entre um cão perdigueiro, um mastim napolitano e o rosto de um homem. É a máscara do Capitano. Um entre tantos: Matamori, Spaventa, Draguignazzo, Cocodrillo... Assim como torna-se galo, peru ou galinha a máscara de Pantalone ou do Magnífico: em conseqüência, o andar e a movimentação do ator que a usa precisará imitar os gestos mecânicos e esquisóides de um galo. Outra muito famosa é a clássica máscara do Arlecchino, junção de gato e macaco. Em certos casos, por suas evidentes características, é chamada de Arlecchino-Gato. O ator que vestia essa máscara dava saltos e pulinhos, articulando braços e pernas com suavidade e, de tempos em tempos, desfechava um grande e energético salto. (...) na commedia dell’arte, os nobres, os cavaleiros e as damas nunca usavam máscaras.

(FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998. p. 38-40, com adaptações.)

Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

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45275

A configuração do espaço teatral frontal, denominado hoje genericamente de palco italiano, conforme ilustra a figura acima, foi objeto de uma evolução lenta, permanente e bastante complexa, desde o anfiteatro grego até a construção dos edifícios teatrais renascentistas. Para essa configuração espacial, convergiram inúmeros fatores, tais como: a redescoberta da perspectiva linear no Renascimento; a apropriação pelos arquitetos e cenógrafos maquinistas teatrais da tecnologia empregada nas grandes navegações e, sobretudo, o aprimoramento de uma técnica dramatúrgica, entre outros. Porém, a partir da década de 60 do século passado, sobretudo na Europa, muitos diretores e cenógrafos buscaram romper com o chamado palco italiano, questionando-o radicalmente.

Considerando essa radical e inovadora atitude, os diretores e cenógrafos buscavam romper principalmente com um elemento do palco italiano. Qual é esse elemento?

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A ilusão cênica é a operação pela qual a platéia toma por real e verdadeiro aquilo que é ficção. Essa ilusão cênica está na própria essência da representação teatral, sendo, atualmente, uma noção bastante problematizada por diferentes artistas nos diversos âmbitos da criação teatral. Foi por conta da eficácia dessa ilusão que, muitas vezes, o ator que representava o vilão se via hostilizado à saída do teatro. Somando-se à noção de ilusão cênica a noção de teatralidade — qualidade daquilo que é teatral —, é correto afirmar que a função da cenografia, em uma cena cujo estilo adotado fosse o realista e(ou) naturalista, condicionaria a criação de uma realidade visual 

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Quanto ao espetáculo cênico. Decerto que é o mais emocionante, mas também o menos artístico e menos próprio da poesia. Na verdade, mesmo sem representação e sem atores, pode a tragédia manifestar seus efeitos.

(Poética. In: Aristóteles. (Trad.) Eudoro de Souza. Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 449.)

Se, para Aristóteles, o espetáculo é o elemento menos artístico da tragédia, o que, ou quem, seria o elemento mais artístico da tragédia para Aristóteles?

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A história do teatro brasileiro atribui a Arthur Azevedo (1855-1908) o mérito de ter aperfeiçoado o gênero revista de ano, ao longo dos últimos vinte anos do século XIX. Esse foi um gênero que trabalhava, sobretudo, com fatos da atualidade, personalidades da sociedade, expoentes da política, problemas da economia, entre outros temas, passando assim “em revista” os principais acontecimentos, que, a juízo do revistógrafo, tinham marcado o ano que terminava. Considerando-se a estrutura narrativa da revista de ano, tanto do ponto de vista da sua escrita dramática quanto de sua escrita cênica, os três elementos indispensáveis a sua realização são a dupla

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O teatro elisabetano contava com vários autores, entre os quais Shakespeare. Qual é o nome do autor contemporâneo de Shakespeare que escreveu as peças Eduardo II e Doutor Fausto?

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Ésquilo (575-456 a.C.) foi o mais antigo dos três grandes autores gregos de tragédias. Entre as suas tragédias que chegaram até os dias atuais, destaca-se a trilogia A Orestéia, que é formada pelas peças

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CORDÉLIA: Suplico apenas à Vossa Majestade, por me faltar a arte pérfida e oleosa de falar sem sentir — pois o que eu sinto eu faço sem falar —, suplico que proclame não ter sido a mácula de um vício, nem um assassinato, um ato infamante, ação despudorada ou passo desonroso o que me fez perder sua graça e favor, mas exatamente a falta daquilo que me torna mais rica: um olhar de permanente adulação e uma língua que me orgulho de não ter, embora não tê-la me haja feito perder o seu afeto.

(SHAKESPEARE, William. O Rei Lear. Millôr Fernandes (Trad.). Porto Alegre: L&MP, 1981. p. 19, com adaptações.)

Quando a atriz diz esse texto em cena, ela exprime o

I -  discurso do autor e da época em que se passa a ação.

II -  sentido contemporâneo das palavras, atualizado pela interpretação da atriz.

III -  contexto cultural e a atualidade do texto.

Assinale a opção correta.

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45266

Em um texto teatral, a sonorização é constante: os sons, os ruídos, os gritos são procurados primeiro por sua qualidade vibratória e, em seguida, pelo que representam.

(ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 124, com adaptações.)

O ator busca realizar, por meio de um colorido das ações vocais, a substancialização de imagens precisas e definidas, como um vulcão em erupção, com as lavas se esparramando e a neve caindo. Essas imagens permitem ao ator trabalhar seus dois pólos vibratórios opostos: um muito grave, localizado na região do estômago e do peito, inspirado na imagem do vulcão, e outro muito agudo, localizado na região da cabeça, no caso da neve.

(FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: UNICAMP e Imprensa Oficial, 2001. p. 182, com adaptações.)

Considerando os textos acima, é correto afirmar que a voz do ator/atriz é

I -  primordialmente um veículo do sentido exato das palavras.

II -  o resultado da junção da materialidade do corpo, da imaginação e da linguagem articulada.

III -  um recurso expressivo, mais do que somente as palavras ditas por ele/ela.

Assinale a opção correta.

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45265

O corpo é um material auto-referente: só remete a si mesmo, não é a expressão de uma idéia ou de uma psicologia. Substitui-se o dualismo da idéia e da expressão pelo monismo da produção corporal. Os gestos são — ou ao menos se dão como — criadores e originais. Os exercícios do ator consistem em produzir emoções a partir do domínio e do manejo do corpo.

(PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 75, com adaptações.)

A esta concepção de corpo pode-se vincular procedimentos e conceitos elaborados por Artaud, Meyerhold, Brecht e Barba. Os conceitos ou procedimentos que, respectivamente, correspondem a esses autores são

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45264

O estado do ator em cena, diante de uma ribalta iluminada e de espectadores, é um estado contra a natureza, que impede o comediante de sentir livremente as emoções de sua personagem. Um dia ele tem a sorte de a inspiração vir, outros dias ela falha e o comediante torna-se execrável. É preciso dar meios ao ator de ser igual toda noite, com hora marcada; é preciso que ele possa voluntariamente fazer brotar dentro de si emoções para que esteja apto a expressá-las. Isadora Duncan dizia que antes de entrar em cena precisava acionar um motor na alma. Stanislavski procurou um motor semelhante para o ator. Partindo da biografia da personagem, de seu comportamento, das circunstâncias da ação, o ator procede “como se”, entra em um processo psicológico que desencadeia nele o sentimento real.

(ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica, problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 76, com adaptações.)

Para Stanislavski, o aspecto psicológico era o principal motor na construção da personagem; para correntes contemporâneas, ao priorizar o corpo na construção do personagem, o ator deve

I -  construir uma partitura para ilustrar o movimento da alma do personagem.

II -  romper com os gestos cotidianos e construir uma partitura por meio do improviso.

III -  estabelecer uma relação psicofísica na criação de seu personagem.

Assinale a opção correta.

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45263

No teatro ocidental, o surgimento da moderna encenação teatral ficou associado às experiências teatrais de dois encenadores: André Antoine e Constantin Stanislavski. O diretor francês foi fortemente marcado pelas idéias de Émile Zola, que levou para o teatro os princípios do naturalismo já aplicados ao romance. Por sua vez, o fundador do Teatro de Arte de Moscou se deixou influenciar por Anton Tchecov ao montar algumas de suas principais peças. Considerando a experiência inaugural desses dois ícones do teatro ocidental, assinale a opção correta com relação aos objetivos do trabalho teatral desses diretores.

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