BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


PETROBRAS - Engenheiro de meio ambiente


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
40041

Existe uma estreita relação entre pobreza e degradação do meio ambiente, e, tradicionalmente, a pobreza é associada a fatores monetários, considerando-se pobres todos aqueles cuja renda é igual ou inferior a uma referência chamada linha da pobreza, a qual é determinada conforme padrões mínimos de vida preestabelecidos em cada sociedade. Quanto mais pobre a população, maior é a pressão exercida sobre a base de recursos ambientais e piores as condições na parcela antrópica do meio ambiente. Observe a Curva de Lorenz de renda domiciliar per capita brasileira nos anos de 2001 e de 2011.

Da observação da curva pode-se concluir que

2014 CESGRANRIO
40040

Os métodos de valoração ambiental são separados didaticamente em métodos de função de produção e métodos de função de demanda.

São métodos de função de produção os métodos

2014 CESGRANRIO
40039

Desde a década de 1970, os derivados de petróleo respondem pelo maior percentual do consumo final de energia brasileira. Segundo o Balanço Energético Nacional 2013 (ano-base 2012), o consumo final de derivados de petróleo, no ano de 2012, é de 117.718 x 103 TEP. Há uma variação nesse consumo entre os setores da economia.

No panorama atual brasileiro, os setores da economia em ordem crescente de consumo de derivados de petróleo são:

2014 CESGRANRIO
40038

Os gráficos a seguir, elaborados a partir do Balanço Energético Nacional, mostram a oferta interna de energia elétrica brasileira nos anos de 2009 e 2012.

A partir da análise dos gráficos, considerando que a energia elétrica importada é gerada a partir de fontes hidráulicas, conclui-se que

2014 CESGRANRIO
40037

Um padrão de lançamento ou degradação é um limite legal, geralmente um valor de carga ou concentração do poluente, que o Estado autoriza a empresa poluidora a lançar ou degradar. Na política de padrões, normalmente, é estabelecida uma penalidade a ser imposta ao poluidor, caso ele ultrapasse o limite fixado. O gráfico a seguir mostra a variação do custo marginal externo (CMgE) e do benefício marginal líquido privado (BMgLP) de um produto ou serviço.

Da observação da curva NÃO se pode concluir que

2014 CESGRANRIO
40036

Petróleo é um composto formado pela transformação de matéria orgânica de origem animal e vegetal, continuamente depositada há milhões de anos no fundo de lagos e oceanos. Essa matéria orgânica inicialmente foi soterrada e sofreu ação degradadora de bactérias anaeróbias. Posteriormente, com a contínua deposição de sedimentos no fundo, os quais, posteriormente, se transformaram em rochas permeáveis, a matéria orgânica sofreu um aumento de pressão e de temperatura que extinguiu as bactérias e provocou uma quebra na sua estrutura molecular, formando hidrocarbonetos líquidos (petróleo bruto ou nafta), gasosos (gás natural) e sólidos (betumes ou asfaltos). Após sua formação, as frações gasosas e líquidas acabaram aprisionadas em armadilhas de captura como as da Figura abaixo. 

A partir da análise do texto e da Figura, conclui-se que

2014 CESGRANRIO
40035

Limnologia é o estudo científico do conjunto das águas continentais do planeta, incluindo lagos, represas, rios e pântanos. As redes hidrográficas acham-se distribuídas em diversos padrões de drenagem. Tais padrões servem para caracterizar o tipo de evolução regional da rede de rios, além de fornecer informações sobre as inter-relações entre os fatores climáticos, as rochas e a natureza do terreno. Observe o tipo de drenagem na bacia hidrográfica abaixo.

Este trecho da bacia possui uma rede de drenagem

2014 CESGRANRIO
40034

Na classificação climática de Köppen-Geiger, as fronteiras entre regiões climáticas são definidas buscando as áreas de predominância de cada tipo de vegetação, pois esta parte do pressuposto de que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalente. Observe a Figura abaixo.

Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, a região do globo destacada apresenta o clima

2014 CESGRANRIO
40033

Em seu planejamento ambiental, os cidadãos comuns e as empresas podem economizar energia e dinheiro, obtendo energia a partir de fontes naturalmente presentes em suas residências ou empresas. Deve ser buscado ainda o uso de iluminação natural, bem como de lâmpadas, motores e processos mais eficientes.

São vantagens da redução do desperdício de energia com implementação de medidas de eficiência energética, EXCETO o

2014 CESGRANRIO
40032

A parcela do total precipitado que chega ao solo e não infiltra, por ação da gravidade escoa superficialmente ao longo das encostas em direção às calhas, formando rios, que desenvolvem um processo geomorfológico de erosões e deposições. Observe um rio com os trechos demarcados na Figura. 

Analisando a Figura, conclui-se que

2014 CESGRANRIO
40031

Nas atividades de exploração de óleo e gás e nas refinarias de petróleo, diversas são as possibilidades de acidentes causados por eventos iniciais que podem ser potencializados em emergências maiores. A esse respeito, considere a seguinte Árvore de Eventos, correspondente ao rompimento das paredes de um tanque de armazenamento de combustível.

Sabendo-se que a probabilidade de sucesso ou falha de cada ação de controle está indicada entre parênteses, e considerando que só ocorrerão mortes se todas as ações de controle falharem, qual será a probabilidade, em porcentagem, de haver, como consequência do acidente em tela, a contaminação do solo, porém, sem a ocorrência de mortes?

2014 CESGRANRIO
40030

Um dos objetivos do Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é o estabelecimento de símbolos harmonizados de riscos e de outros elementos gráficos, incluindo pictogramas, destinados a conter informações específicas, como, por exemplo, a classe do perigo.

Nesse sentido, de acordo com o GHS, o símbolo acima indica qual classe de produtos perigosos?

2014 CESGRANRIO
40029

O Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, conhecido pela sigla GHS, objetiva a gestão segura dos produtos químicos por meio da padronização da comunicação dos perigos físicos à saúde humana e ao meio ambiente, do conhecimento de suas características e propriedades principais, e dos meios para controlá-los. Nesse sentido, associe a classe dos perigos abaixo com as respectivas características e/ou propriedades, conforme definição preconizada pelo GHS.

I - Líquidos ou sólidos oxidantes
II - Substâncias autorreativas
III - Substâncias explosivas

P - São termicamente instáveis, propensos(as) a sofrer uma decomposição fortemente exotérmica, mesmo sem a participação de oxigênio.
Q - Por si sós são capazes de, por reação química, produzir gás a uma temperatura e pressão tais e a uma velocidade tal, que cause danos às redondezas.
R - Apesar de não serem combustíveis, podem, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material.
S - Mesmo em pequenas quantidades, têm propensão à ignição em até cinco minutos após entrarem em contato com o ar.

As associações corretas são:

2014 CESGRANRIO
40028

Quando os cenários acidentais ultrapassam os limites de uma instalação ou empreendimento de modo a afetar pessoas, as análises de riscos deverão calcular e apresentar esses riscos nas formas individual e social.

Que representação é indicada para a apresentação do risco individual?

2014 CESGRANRIO
40027

Com o advento da industrialização surgiu a preocupação com o gerenciamento de riscos, de modo a evitar que ocorram falhas ou eventos causadores de acidentes que atentem contra a segurança das pessoas e contra a qualidade do meio ambiente. Esse gerenciamento pode ser auxiliado por diversas técnicas de análise e de avaliação de riscos.
Associe as características principais de elaboração com as respectivas técnicas de análise e avaliação de riscos, apresentadas a seguir.

I - Gera perguntas de maneira estruturada e sistemática através do uso apropriado de um conjunto de palavras- -guia.
II - Utiliza a abordagem lógica por meio da álgebra booleana associada a símbolos, por exemplo.
III - Apresenta listagem dos perigos (causas, efeitos, categorias de severidade e recomendações) em formulários ou planilhas, para instalações na fase inicial de projeto ou em unidades já em operação.

P - Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP)
Q - Análise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA)
R - Análise Preliminar de Riscos (APR)
S - Análise de Árvore de Falhas (AAF)

As associações corretas são:

2014 CESGRANRIO
40026

A erosão pluvial é um dos principais processos causadores da degradação dos solos, sendo causada pela combinação de diversos fatores, sendo os principais: clima, tipo de solo, topografia, cobertura vegetal e uso e manejo do solo.

Destacando-se o fator climático desse processo de degradação, o potencial ou a capacidade das chuvas em provocar erosão é denominada

2014 CESGRANRIO
40025

O ciclo biogeoquímico do nitrogênio é um dos mais im- portantes nos ecossistemas terrestres, uma vez que o nitrogênio desempenha um papel fundamental para a formação de proteínas e ácidos nucleicos nos seres vivos. Nesse sentido, associe as transformações do ciclo biogeoquímico do nitrogênio com as respectivas bactérias responsáveis, apresentadas a seguir.

I - Passagem de amônia a nitrito
II - Passagem do nitrito ao nitrato
III - Retorno ao nitrogênio gasoso a partir do nitrato

P - Nitrobacter
Q - Nitrossomonas
R - Azotobacter
S - Pseudomonas

As associações corretas são:

2014 CESGRANRIO
40024

A Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais ameaçados do mundo, é formada por um conjunto de ecossistemas que a ela conferem um alto índice de biodiversidade. Dentre os ecossistemas integrantes da Mata Atlântica, aquele que ocorre principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, característico por apresentar o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), é a Floresta

2014 CESGRANRIO
40023

Uma área de 849 milhões de hectares de terras – quase o tamanho do Brasil – pode ser perdida no mundo, até 2050, se as tendências atuais de uso insustentável do solo continuarem. É o que alerta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2014. Adaptado.

Muitos estudos, dentre eles o relatório citado acima, alertam para o problema das áreas degradadas em todo o mundo e sobre a necessidade de investimentos para o desenvolvimento de ações e atividades de recuperação, reabilitação ou restauração dessas áreas.

Um exemplo de ação ou atividade para a reabilitação de uma área degradada é:

2014 CESGRANRIO
40022

Na Ecologia, diversos são os termos e definições que ajudam a entender a interação entre os elementos que compõem os ecossistemas.

Nesse sentido, o conjunto de seres vivos existentes numa determinada área, os quais mantêm diversos graus de relacionamento entre si, é denominado

2014 CESGRANRIO
40021

Uma das características importantes dos ecossistemas é o seu desenvolvimento dinâmico ao longo do tempo. O gradual processo de desenvolvimento de um ecossistema, desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbro entre seus componentes, é denominado

2014 CESGRANRIO
40020

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) preconiza que a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) poderá ser feita pelo método de condução da regeneração natural de espécies nativas do ecossistema onde estão inseridas, pelo plantio dessas espécies, ou pelas duas práticas conjugadas.

Um dos procedimentos a ser observado na condução da regeneração natural é

2014 CESGRANRIO
40019

O Decreto nº 5.098, de 03/06/2004, que criou o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, faz referência aos compromissos assumidos pelo Brasil em convenções internacionais que tratam do controle de produtos e resíduos químicos.

Dentre tais convenções destaca-se a Convenção de Basileia, concluída em 1989 e promulgada pelo Brasil em 1993, que versa sobre

2014 CESGRANRIO
40018

O conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual, conforme preconizado pela Resolução Conama nº 398/2008, prevê, dentre outros aspectos, o detalhamento de todas as informações e procedimentos para resposta a um incidente de poluição por óleo.

Em qual tópico do Plano de Emergência Individual deve constar a relação das atribuições e responsabilidades durante uma emergência?

2014 CESGRANRIO
40017

Dentro da estrutura organizacional do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional – PNC, instituído pelo Decreto nº 8.127, de 22 /10/2013, compete ao chamado Grupo de Acompanhamento e Avaliação, dentre outras ações, designar o Coordenador Operacional entre um de seus integrantes, para acompanhamento e avaliação da resposta ao incidente de poluição por óleo que, eventualmente, tenha ocorrido.

Conforme o referido decreto, no caso de incidente de poluição por óleo que envolva estruturas submarinas de perfuração e produção de petróleo, a designação do Coordenador Operacional deverá recair, preferencialmente, sobre qual órgão ou entidade?

2014 CESGRANRIO