BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


PETROBRAS - Técnico de operação


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
40183

Após a abertura da válvula, os fluidos presentes nos dois vasos terão a mesma altura, em cm, aproximadamente igual a

2014 CESGRANRIO
40182

O petróleo bruto é essencialmente uma mistura com- plexa de diversos hidrocarbonetos. Quando extraído de reservatórios presentes no fundo do mar, ele apresenta impurezas como, por exemplo, água salgada, que pode ser separada através de processo físico. A partir do refino é possível fazer a separação dos seus componentes em frações constituídas por substâncias com características físicas semelhantes, bem como obter hidrocarbonetos de elevado interesse comercial.

NÃO constitui um processo usado no refino do petróleo a(o)

2014 CESGRANRIO
40181

Devido à simplicidade de modelo, ao pequeno custo inicial, à manutenção barata e à flexibilidade de operação, as bombas centrífugas são as mais utilizadas nas indústrias. Esse tipo de bomba pode operar em amplas faixas de pressão e de vazão. O seu funcionamento é fundamentado na força centrífuga aplicada ao fluido quando este é lançado do centro do rotor à ponta das palhetas propulsoras, aumentando a sua energia cinética que é transformada em pressão quando o fluido sai do impulsor e entra na voluta ou no difusor.

Na transferência de líquidos com sólidos em suspensão, para uma cota maior, duas bombas iguais estão disponíveis. Contudo, operando individualmente, não apresentam a eficiência e a altura manométrica suficientes. Para conseguir a máxima eficiência, a maior elevação possível, e para evitar a ocorrência de cavitação, as bombas devem ser colocadas em

2014 CESGRANRIO
40180

O refino do petróleo constitui-se de uma série de beneficiamentos pelos quais passa o mineral bruto para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo é, portanto, separar as frações por meio de destilação. Várias outras operações existem com o intuito de dividir, combinar, rearranjar e purificar as substâncias obtidas de modo a transformá-las em produtos mais rentáveis.

A principal finalidade do hidrotratamento é a 

2014 CESGRANRIO
40179

Dentre as inúmeras operações unitárias existentes, uma delas tem como fundamento a inserção de uma substância sólida em grandes quantidades de água, a fim de separar seus componentes sólidos mais densos dos menos densos.

Esse tipo de operação é feita em

2014 CESGRANRIO
40178

Um mergulhador de 1,80 m de altura encontra-se trabalhando em alto mar, na posição horizontal, numa profundidade de 42 m.

Se a pressão atmosférica na superfície do mar é de 100 kPa, a pressão, em atm, exercida sobre o corpo do mergulhador é, aproximadamente, igual a

2014 CESGRANRIO
40177

Os purgadores de vapor são dispositivos de grande importância e de emprego comum em tubulações industriais. Tais dispositivos têm por objetivo separar o condensado formado nas tubulações de vapor e nos aparelhos de aquecimento. Os bons purgadores, além de removerem o condensado, eliminam também o ar e outros gases não condensáveis (CO2 , por exemplo) que possam estar presentes. 

Uma outra função do purgador de vapor é

2014 CESGRANRIO
40176

O ciclo Otto é um ciclo termodinâmico que descreve o motor a combustão com ignição por centelhamento e indica a variação de pressão e do volume dos gases no pistão.

Dos processos do ciclo Otto, o que provoca o maior aumento da pressão é a

2014 CESGRANRIO
40175

2014 CESGRANRIO
40174

2014 CESGRANRIO
40173

Abaixo estão indicados instrumentos de medida da vazão de fluidos, bem como características desse tipo de instrumentos. Associe os instrumentos com suas características.

Instrumento

I - Tubo de Pitot
II - Venturi
III - Rotâmetro
IV - Tipo vortex

Característica

P - Requer uma medição da diferença de pressão entre dois pontos.
Q - Apresenta um aumento do diâmetro visando a reduzir a velocidade do Fluido, havendo um Flutuador que se estabilize em certa posição de acordo com a velocidade.
R - Utiliza a medida da diferença de pressão entre o centro do duto e a parede.
S - Apresenta uma inserção de um anteparo no caminho do Fluido.
T - Apresenta restrição do diâmetro duto.

Estão corretas as associações:

2014 CESGRANRIO
40172

A borracha sintética Buna-N pode ser obtida através da reação de polimerização, conforme representado abaixo, na presença de catalisadores, sob condições de temperatura e pressão adequadas.

 

2014 CESGRANRIO
40171

Uma grande variedade de polímeros sintéticos são obtidos a partir da polimerização de hidrocarbonetos e de seus derivados. O polímero representado a seguir é produzido através da reação de polimerização do propileno, sob condições ideais de pressão e temperatura, na presença de catalisador.

O hidrocarboneto precursor e o polímero representado são, respectivamente, um hidrocarboneto

2014 CESGRANRIO
40170

2014 CESGRANRIO
40169

Na combustão completa de 1 mol de butanol (C4 H10 O), a quantidade máxima, em mols, de dióxido de carbono produzido é igual a

2014 CESGRANRIO
40168

Qual é, aproximadamente, a porcentagem da massa de cobre (Cu) no sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4 .5H2 O)?

2014 CESGRANRIO
40167

Reações de oxirredução são aquelas em que há espécies que doam elétrons e espécies que recebem elétrons, ocasionando nesse processo variação do número de oxidação.

Um exemplo de oxirredução é a seguinte reação

2014 CESGRANRIO
40166

Qual é, em gramas, a massa aproximada de NaNO3 necessária para o preparo de 500 mL de solução 10 mol/L?

2014 CESGRANRIO
40165

2014 CESGRANRIO
40164

2014 CESGRANRIO
40163

Em um reator de 10,0 L, numa certa temperatura, a reação de decomposição de 2,0 mol de ácido iodídrico (representada abaixo) tem 50% de rendimento.

2014 CESGRANRIO
40162

2014 CESGRANRIO
40161

Nas dispersões, soluções e suspensões, uma ou mais substâncias estão disseminadas em outra. Sobre dispersões, soluções e suspensões, considere as afirmativas a seguir.

I - Nas soluções verdadeiras, disperso e dispersante formam um sistema homogêneo.
II - Nas dispersões coloidais, disperso e dispersante formam uma mistura homogênea.                                                 III - Nas suspensões, não é possível ver o disperso a olho nu.

É correto APENAS o que se afirma em

2014 CESGRANRIO
40160

As Figuras acima representam transmissores de pressão (PT) que convertem sinais de pressão de dois reatores em sinais elétricos e pneumáticos, que são enviados aos controladores (PC). Os sinais dos transmissores foram ajustados de forma linear para faixas das variáveis: para o Reator 1, entre 3 atm e 7 atm, e para o Reator 2, entre 4 atm e 9 atm. A faixa emitida pelo transmissor elétrico encontra-se entre 4 mV e 20 mV, enquanto a faixa emitida pelo transmissor pneumático encontra-se entre 3 psi e 15 psi.

Se os controladores recebem sinais de 12 mV e 6 psi, as pressões no Reator 1 e no Reator 2 são, em atm, respectivamente, iguais a

2014 CESGRANRIO
40159

Considere um tanque de mistura encamisado, conforme apresentado na Figura ao lado, alimentado a partir de um reservatório. O tanque visa à equalização da corrente de entrada, bem como o aquecimento da mesma, de forma que é necessário o controle de temperatura mediante um fluido de aquecimento que passa através da camisa. A quantidade exigida na produção varia significativamente ao longo do mês, de acordo com necessidades de mercado, demandando da equipe de engenheiros e técnicos o ajuste das condições de acordo com a produção requerida.

Abaixo estão representadas, de forma simplificada, malhas de controle possíveis. Os símbolos L, F, T representam, respectivamente, Nível, Vazão e Temperatura. Os símbolos C e I representam, respectivamente, Controlador e Indicador. 

Para modificações frequentes na quantidade processada, a(as)

2014 CESGRANRIO