BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


SEDUC / AM - Assistente Social


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
41834

De acordo com o Art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no que diz respeito à incumbência da União, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

( ) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

( ) Fiscalizar, em todo o território nacional, as instituições de ensino médio e fundamental, a fim de verificar se estão cumprindo as diretrizes do Programa Bolsa Família para os alunos matriculados.

As afirmativas são, respectivamente,

2014 Fund Getúlio Vargas
41833

Em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), o serviço de proteção social a adolescentes é de responsabilidade

2014 Fund Getúlio Vargas
41832

Assinale a opção que indica o critério para participar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

2014 Fund Getúlio Vargas
41831

As crianças e adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento possuem o direito à continuidade de sua escolarização.

Para tanto,

2014 Fund Getúlio Vargas
41830

Relacione os instrumentos utilizados pelo Assistente Social às suas respectivas características.

1 - Relatório Social
2 - Parecer Social
3 - Perícia Social

( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

( ) Avaliação, exame ou vistoria, por determinação ou solicitação, sempre que a situação exigir uma avaliação técnica ou científica.

( ) Esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, sobre uma questão que exija uma tomada de decisão.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

2014 Fund Getúlio Vargas
41829

O laudo social é um dos instrumentos mais importantes para a intervenção do Assistente Social, porque

2014 Fund Getúlio Vargas
41828

O trabalho do Assistente Social na área educacional consiste em

2014 Fund Getúlio Vargas
41827

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (2008), fazem parte do processo de trabalho do Serviço Social a articulação de

2014 Fund Getúlio Vargas
41826

Assinale a opção que indica as partes constitutivas do estudo social.

2014 Fund Getúlio Vargas
41825

Considerando a amplitude existente na política educacional, Almeida (2003) ao analisar as atividades, projetos ou programas desenvolvidos, elaborados ou implementados por assistentes sociais, destaca focos centrais na inserção profissional no campo da Educação.

São eles:

I. ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada.

II. atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população.

III. ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41824

O Assistente Social está presente na área da Educação desde a década de 1930, mas é somente a partir dos anos 80 que se evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências que começam a ser observadas no campo das políticas sociais, tais como

I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade.

II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal.

III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41823

Nas situações que envolvem crianças ou adolescentes e sua família, a mediação é

2014 Fund Getúlio Vargas
41822

A principal característica do processo de mediação é a

2014 Fund Getúlio Vargas
41821

Ao trabalhar na área da Educação, o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter

2014 Fund Getúlio Vargas
41820

Sobre os princípios norteadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), analise as afirmativas a seguir.

I. Administração e gestão colegiada, a partir da participação proativa das famílias dos adolescentes socioeducandos.

II. Exigência de pessoal qualificado para a elaboração da metodologia e do conteúdo a ser administrado pelos educadores.

III. Prevalência do conteúdo educativo sobre os sancionários e meramente de contenção, no atendimento socioeducativo.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41819

No que se refere ao diagnóstico da situação de famílias com crianças e adolescentes em Programas de Acolhimento Institucional, em situação de rua e em medida socioeducativa, o indicador deve ser composto por

I. número e perfil de famílias abrangidas pelas diferentes políticas protetivas, por região ou território, ao ano, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.

II. número de crianças e adolescentes fora do convívio familiar por questões de pobreza, em relação à quantidade de crianças que vivem em família na mesma faixa de renda, por ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.

III. número de famílias inseridas em programas de atendimento para prevenção da violência doméstica, em relação ao total de demanda e às famílias na mesma faixa de renda, no território, ano a ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41818

Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

2014 Fund Getúlio Vargas
41817

A instituição da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) confere “centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos”. Torna-se, então, necessário operacionalizar o trabalho social com famílias, que, segundo esta política, é compreendido como

2014 Fund Getúlio Vargas
41816

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional,

I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.

II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.

III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41815

Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência, devem ser levados em conta os conceitos de

2014 Fund Getúlio Vargas
41814

Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades.

II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.

III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar.

Assinale:

2014 Fund Getúlio Vargas
41813

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.

2014 Fund Getúlio Vargas
41812

A orientação e o acompanhamento são ações presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social. O desenvolvimento destas ações está ligado a três processos de articulação das ações profissionais. São eles:

2014 Fund Getúlio Vargas
41811

Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se

2014 Fund Getúlio Vargas
41810

Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente.

( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.

( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional.

As afirmativas são, respectivamente,

2014 Fund Getúlio Vargas