Experimente grátis agora. Não precisa se cadastrar.
BANCO DE QUESTÕES
POR MATÉRIA
Administração Geral
EXERCÍCIO TRECHO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO ANO ENTIDADE PROMOTORA  
40485

Dentre as principais ferramentas utilizadas para identificar os problemas prioritários de um processo, está a de relação 20/80, isto é, 20% das causas explicam 80% dos problemas. Ela é denominada

2013 Fund Getúlio Vargas
40484

A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. Pela sua tendência de criar departamentos, é mais conhecida como departamentalização.

O fragmento a seguir "É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e a necessidades do cliente” , caracteriza a aplicação da departamentalização denominada

2013 Fund Getúlio Vargas
40483

O trabalho em equipe possibilita a integração de competências individuais em uma ação coletiva, objetivando a geração dos resultados desejados.

I. Agilidade da captação e uso das informações
II. Assunção dos riscos
III. Comprometimento

As vantagens do desenvolvimento de equipes como um dos principais papéis do gestor na atualidade são abordadas

2013 Fund Getúlio Vargas
40482

A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.

A tendência moderna é utilizar a descentralização para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem da centralização.

2013 Fund Getúlio Vargas
40481

No processo de mudança ou de inovação nas organizações, os gestores esbarram com as resistências de seus subordinados, que deveriam estar preparados para atuar e obter resultados mutuamente favoráveis.

A esse respeito, analise os elementos a seguir.

I. Procure singularizar a organização, ou seja, não receie detalhes.
II. Mantenha-se continuamente atualizado sobre os objetivos, os métodos e as expectativas individuais.
III. Transfira poder e iniciativa: incentive e recompense desafios ao status quo.

Alguns dos comportamentos desejáveis para os atores organizacionais, em face do tema mudança nas organizações, estão relacionados

2013 Fund Getúlio Vargas
40480

Analise a figura a seguir.

Na figura constam:

I. O ambiente externo das organizações que se divide em dois níveis.
II. O ambiente indireto ou ambiente geral e o ambiente direto, operacional ou específico.
III. O ambiente geral que é definido como o ambiente em que se encontram as variáveis que fazem parte da organização.

As variáveis ambientais, caracterizadas pela estrutura socioeconômica da população, pelas condições de vida de cada segmento populacional, pelo estilo de vida de cada segmento (tendências) e por seus sistema de valores, entre outros, são denominadas

2013 Fund Getúlio Vargas
39971

Uma empresa do setor petroquímico vem enfrentando diversos desafios para estabelecer um sistema que auxilie os gestores da empresa a tomarem decisões que contribuam positivamente para a sua sustentabilidade. No momento, os gestores estão analisando várias ações que possam demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa.

Para atingir esse objetivo, uma ação considerada imprescindível é a

2014 CESGRANRIO
39970

Uma empresa de serviços da área de entregas expressas realizou uma pesquisa de satisfação com seus clientes, identificando que a causa mais frequente de insatisfação se referia às informações desencontradas prestadas pelos atendentes, quando os clientes precisavam saber em que estágio do processo de entrega a encomenda se encontrava. Várias alternativas foram então sugeridas para que esse problema fosse eliminado.
Dentre as sugestões apresentadas a seguir, NÃO está relacionada às ações necessárias para a resolução do problema apresentado aquela que

2014 CESGRANRIO
39969

Para que as atividades de uma empresa sejam realizadas, é necessária a integração de diversos fatores, tais como humanos, capitais, tecnológicos e físicos, entre outros. Visando à excelência organizacional, as atividades inter-relacionadas devem ser compreendidas e gerenciadas numa abordagem de processos. Nessa abordagem, existe uma hierarquia que diferencia os processos de acordo com a complexidade de sua estrutura.

Associe o nível de complexidade dos processos abaixo apresentados às suas respectivas características.

I - Macroprocesso
II - Subprocesso
III - Atividades

P - Tem objetivos específicos,sendo organizado seguindo linhas funcionais.

Q - Trabalho que se inicia e termina com o cliente externo.

R - Trabalho tipicamente executado por um departamento ou uma pessoa.

S - Envolve mais de uma função da organização, e sua operação tem impacto significativo nas demais funções da organização.

As associações corretas são: 

2014 CESGRANRIO
39968

Uma empresa de auditoria iniciou um trabalho interno de levantamento de todos os processos que são realizados na organização. Esse procedimento tem como objetivos melhorar a eficiência da empresa e reduzir os custos operacionais.

Nesse levantamento, é necessário considerar-se que 

2014 CESGRANRIO
39967

As empresas que utilizam sistemas de gestão da qualidade (SGQ) para melhorar seus processos, produtos e/ou serviços contam com várias ferramentas que contribuem para o acompanhamento do sistema como um todo.

Um consultor que tenha sido contratado para indicar e implementar uma ferramenta da qualidade que contribua efetivamente para a melhoria contínua do sistema e que atenda da melhor forma ao objetivo da empresa deverá apresentar a seguinte escolha e sua respectiva justificativa:

2014 CESGRANRIO
39966

A qualidade de produtos e serviços é mandatória para as empresas que desejam manter a sua competitividade no mercado. A qualidade é um atributo esperado pelo cliente, porém esse conceito pode tornar-se subjetivo se o foco estiver sobre a percepção de cada indivíduo.
Para que a qualidade possa ser um atributo corretamente identificado pelo cliente, é necessário que, ao oferecer seus produtos e/ou serviços no mercado, a empresa

2014 CESGRANRIO
39965

O planejamento é um processo que requer o emprego de uma metodologia adequada, de modo a poder contribuir positivamente para a eficácia, a eficiência e o desenvolvimento da empresa. Cada nível organizacional demanda um diferente tipo de planejamento, porém todos devem estar alinhados com os objetivos estabelecidos para a empresa.
Em relação aos diferentes tipos de planejamento, considere as afirmações abaixo.

I - O planejamento estratégico tem um impacto amplo e profundo, e seu horizonte é de longo prazo na organização.

II - O planejamento operacional tem como principal objetivo traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas, e seu horizonte é de médio prazo.

III - O planejamento tático é direcionado para cada processo ou projeto da organização, sendo aplicado nas tarefas rotineiras da empresa, e o seu horizonte é de curto prazo.

É correto APENAS o que se afirma em

2014 CESGRANRIO
39964

Uma empresa de transporte aéreo está com dificuldades para ampliar a sua participação no mercado. Através de uma análise do ambiente interno, detectaram-se várias falhas nos processos que resultavam em reclamações de clientes. Além disso, realizou-se um estudo em relação ao macroambiente, de modo a identificar as oportunidades e as ameaças para que a empresa pudesse estabelecer diretrizes de atuação.
Em relação à situação apresentada, observa-se que as ações realizadas se referem a uma etapa do seguinte tipo de planejamento da empresa:

2014 CESGRANRIO
39913

Existem diversos critérios competitivos na área de operações relacionados à estratégia de negócios de uma empresa e vinculados ao nível de exigência dos clientes quanto à aquisição de um produto.
O critério que define que o produto deve ter desempenho superior ao de seus competidores é a(o)

2014 CESGRANRIO
39912

Um Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão empresarial que integra vários setores de uma organização, possibilitando que os usuários visualizem o que ocorre nas diversas áreas.
A adoção desse sistema apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui

2014 CESGRANRIO
39709

A ferramenta 5W2H é 

2009 Fund Carlos Chagas
39708

O diagrama de Pareto

2009 Fund Carlos Chagas
39707

Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo 

2009 Fund Carlos Chagas
39706

Considere as seguintes afirmações em relação à análise de ambiente:
I. A abordagem projetiva do ambiente baseia-se na projeção dos dados atuais para o futuro a partir da utilização de técnicas quantitativas, sendo utilizada principalmente para situações em que as mudanças não são previsíveis.

II. A abordagem prospectiva do ambiente consiste na elaboração de um cenário futuro a partir da utilização de modelos de julgamento, pareceres de profissionais e opinião de executivos.

III. A construção de cenários baseia-se na descrição de futuros alternativos e divergentes e pode ser apresentada por meio de um enredo que aponte mudanças evolutivas, em geral por crescimento ou decadência, ou um roteiro baseado em ciclos econômicos.

IV. A identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades.

V. A identificação de um ponto forte e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que podem ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo.
Está correto o que se afirma APENAS em

2009 Fund Carlos Chagas
39705

Em relação à intenção estratégica de uma organização é correto afirmar: 

2009 Fund Carlos Chagas
39704

O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes

2009 Fund Carlos Chagas
39703

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a 

2009 Fund Carlos Chagas
39702

O método PDCA

2009 Fund Carlos Chagas
39701

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.
I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.
Está correto o que se afirma em

2009 Fund Carlos Chagas
2008 papaprova.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade | twitter | facebook | google +. Desenvolvido pela: loupbr.com.