Experimente grátis agora. Não precisa se cadastrar.
BANCO DE QUESTÕES
POR MATÉRIA
Administração Pública
EXERCÍCIO TRECHO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO ANO ENTIDADE PROMOTORA  
34126

A resolução de problemas interdepartamentais, a coordenação entre departamentos e as iniciativas de melhoria contínua são exemplos de como a comunicação horizontal pode contribuir para que as organizações públicas sejam bem sucedidas.

2013 CESPE-UNB
34125

Na administração pública, deve-se preservar o respeito à hierarquia e ao decoro, mesmo em situações de conflito interpessoal severo.

2013 CESPE-UNB
34124

A coesão, as normas e os conflitos definem as características e a composição de equipes de trabalho nas organizações modernas.

2013 CESPE-UNB
34123

A interdependência dos fluxos de trabalho é um exemplo de como os departamentos de uma organização podem atuar conjuntamente, ou de como as organizações públicas podem funcionar de modo integrado, a fim de oferecer serviços públicos de qualidade.

2013 CESPE-UNB
34122

A organização em rede tem sido o principal formato adotado pelas organizações públicas, pois permite uma gestão mais descentralizada e a eliminação de barreiras eventualmente existentes entre o Estado e a sociedade.

2013 CESPE-UNB
34121

A sinergia da gestão de organizações públicas ocorre quando os diferentes departamentos interagem para produzir resultados que, em conjunto, superam a soma dos resultados departamentais isolados.

2013 CESPE-UNB
34120

As estratégias elaboradas em nível de presidência, vice-presidência e diretorias em bancos públicos são exemplos de estratégias funcionais que sustentam os objetivos organizacionais de médio e de longo prazo.

2013 CESPE-UNB
34119

O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas individuais nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho.

2013 CESPE-UNB
33246

Considere:

Metas
I. Eficiência
II. Eficácia
III. Efetividade
IV. Equidade


Caracterização
1. Está relacionada ao grau de adequação com que os recursos mobilizados pelo Estado são utilizados para alcançar seus objetivos e metas.
2. Exigência para que o Estado atue de maneira competente para realizar a justiça social.
3. Ocorre quando os bens e serviços resultantes de determinada ação alcançam os resultados mais benéficos para a sociedade.
4. Esforços da esfera governamental para ofertar adequadamente os bens e serviços esperados, previamente definidos em seus objetivos e metas. O que importa nesses esforços é conseguir que os efeitos de uma ação correspondam aos desejados.

A primeira coluna apresenta quatro possíveis grandes metas de atuação da Administração Pública; a segunda apresenta a caracterização de cada uma delas. A correspondência correta entre as duas colunas é:

2013 Fund Carlos Chagas
33245

Dentre os chamados novos modelos de gestão da administração pública, ganha destaque o conceito de “transparência”, que é 

2013 Fund Carlos Chagas
33244

Apresenta movimento inovador na gestão pública brasileira, ocorrido nos últimos vinte e cinco anos, associado corretamente a suas características e benefícios:

2013 Fund Carlos Chagas
33243

As propostas que tiveram impacto na estrutura da administração pública brasileira, associadas, respectivamente, aos períodos do Varguismo (a partir de 1930), do Regime Militar (a partir de 1967), do período de redemocratização (a partir de 1988) e da reforma da Gestão Pública (a partir de 1995), estão expressas em: 

2013 Fund Carlos Chagas
33242

Dentre os diversos tipos de indicadores de gerenciamento, aquele que visa mensurar a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos é chamado de indicador 

2013 Fund Carlos Chagas
33241

 

Considere a tabela que segue:

Na primeira coluna estão relacionados os três tipos consagrados de modelos para a administração do Estado; a segunda coluna apresenta três características referentes aos modelos. A alternativa que apresenta a associação correta é:

2013 Fund Carlos Chagas
33240

No que se refere à ideia de avaliação de desempenho na administração pública, considere as ações listadas abaixo.

I. Orientação das políticas de recursos humanos pelo parâmetro de permanência no cargo.

II. Redirecionamento do sistema de avaliação dentro da administração governamental para uma ação centrada no eixo da avaliação do desempenho do serviço prestado – qualitativa e quantitativamente – pelos diversos setores e unidades.

III. Elaboração e divulgação de sistemas de indicadores de desempenho do serviço público.

IV. Garantia de ampla divulgação e acompanhamento dos indicadores de desempenho e seus resultados.

Apontam ações desejáveis para a melhoria do sistema de avaliação do desempenho público o que consta em 

2013 Fund Carlos Chagas
33239

Considerando-se os princípios da chamada gestão empreendedora, a eficácia da gestão pública depende de um 

2013 Fund Carlos Chagas
33238

A gestão pública empreendedora

I. mitiga o foco em uma gestão voltada para os processos, privilegiando a obtenção de resultados.

II. despreza a constituição de parcerias, fortalecendo a ação isolada do Estado.

III. busca uma mudança da qualidade gerencial, trazendo destaque à transparência e ao controle social.

IV. visa uma maior rapidez na circulação de informações, bem como uma maior qualidade destas, fomentando o diálogo público sobre a atuação do Estado.

Está correto o que se afirma em 

2013 Fund Carlos Chagas
33237

O conceito de Governança Pública.

2013 Fund Carlos Chagas
32805

Basicamente todos os Contratos de Gestão devem conter: forma como a autonomia será exercida, metas a serem cumpridas pelo órgão no prazo estabelecido e

2013 Univ Estado São Paulo
32804

Quando autarquias e fundações celebram contrato de gestão com o respectivo Ministério Supervisor e têm um plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento institucional, voltado para a melhoria da qualidade de gestão e para a redução de custos, estas recebem a qualificação de

2013 Univ Estado São Paulo
32803

A administração pública, por ato próprio, de natureza administrativa, não pode optar por um regime jurídico não autorizado em lei, função do princípio da

2013 Univ Estado São Paulo
32802

Como órgãos integrantes das pessoas jurídicas políticas aos quais a lei confere o exercício de funções administrativas, pode-se indicar

2013 Univ Estado São Paulo
32801

A administração pública, em sentido objetivo, tem as seguintes características: 1 – é uma atividade concreta, 2 – tem por finalidade a satisfação direta e imediata dos fins do Estado e 3 –

2013 Univ Estado São Paulo
32800

Toda atividade de execução das chamadas limitações administrativas, que são as restrições impostas por lei ao exercício de direitos individuais em benefício do interesse coletivo, é exercida pelo(pela)

2013 Univ Estado São Paulo
32799

As subvenções, o financiamento, os favores fiscais e as desapropriações são atividades que caracterizam o (a)

2013 Univ Estado São Paulo
2008 papaprova.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade | twitter | facebook | google +. Desenvolvido pela: loupbr.com.