BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Biologia


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
46458

A interdisciplinaridade tem uma ambição diferente daquela da pluridisciplinaridade. Ela diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra. Podemos distinguir três graus de interdisciplinaridade: um grau de aplicação. Por exemplo, os métodos da física nuclear transferidos para a medicina levam ao aparecimento de novos tratamentos para o câncer; um grau epistemológico. Por exemplo, a transferência de métodos da lógica formal para o campo do direito produz análises interessantes da epistemologia do direito; um grau de geração de novas disciplinas. Por exemplo, a transferência dos métodos da matemática para o campo da física gerou a física matemática.

NICOLESCU, B. Educação e transdisciplinaridade. UNESCO, Brasília, 2000 (com adaptações).

De acordo com o texto acima, é correto afirmar que

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46457

O estudo do desenvolvimento humano tem se baseado, em grande parte, nas pesquisas com crianças de classe média da Europa e da América do Norte, as quais têm ensejado generalizações excessivas sobre toda a humanidade. Afirmações como "a criança começa a fazer isso ou aquilo" em determinada idade seriam mais bem enunciadas como "a criança da cultura X fez isso ou aquilo" na idade tal. 

ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2005 (com adaptações).

Com base no texto acima, analise as asserções seguintes, que poderiam ter sido enunciadas por um professor brasileiro, ao justificar sua crença de que não pode apresentar a seus alunos certos conteúdos.

Crianças brasileiras de 10 anos que estão na escola hoje não compreendem como é possível o inverno ser a estação da neve e o outono a estação em que árvores ficam com as folhas vermelhas,

porque

vivem em um país tropical e não podem ser comparadas a crianças de mesma idade de países de clima temperado, que presenciam alterações cíclicas anuais diferentes.

Com referência a essas asserções, assinale a opção correta. 

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46456

A composição do ar foi estudada no século XVIII por meio de experimentos que envolviam a queima em ambientes fechados, que, por sua vez, levou ao descobrimento do chamado "ar fixo", que hoje chamamos gás carbônico e sobre o qual há um grande interesse socioambiental na atualidade. Um experimento comum nas aulas de Ciências, que repete um desses antigos ensaios, consiste em colocar uma vela em um prato com água e abafá-la com um copo, de acordo com o esquema abaixo.

Esse experimento permitiu que se compreendesse mais acerca da composição do ar, conduzindo à descoberta do oxigênio, capaz de tornar o ar respirável novamente. Nota-se que a vela se apaga e que o nível de água dentro do copo se eleva. A observação atenta revela que o nível da água se eleva mais rapidamente após o apagamento da vela.

Esse resultado permite demonstrar um fenômeno

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46455

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46454

Para o planejamento de atividades científicas para estudantes, recomenda-se levar em consideração quatro fatores. Ao se propor um projeto, deve-se explicitar claramente a base conceitual que se pretende desenvolver; é necessário fazer que os projetos levem em consideração materiais concretos e evidências que derivem de observação, e não apenas textos e informações escritas, ou demonstrações de resultados previsíveis. Finalmente, os projetos devem ser orientados no sentido de desenvolverem o espírito investigativo dos jovens.

Thier, H. Developing inquiry-based science materials: a guide for educators. Nova Iorque: Columbia teachers' College Press, 2001 (com adaptações).

Diante da perspectiva objeto do texto acima, é correto afirmar que os projetos científicos nas aulas de Ciências e Biologia

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46453

A elaboração de planos de aula de Ciências e Biologia decorre do planejamento curricular da disciplina, a qual deve articular-se com o projeto pedagógico da escola. Isso implica reconhecer o geral e o particular em cada ação do cotidiano escolar, desde os grandes valores abstratos até as atividades mais concretas, como atividades experimentais em sala de aula e correção de exercícios realizados em casa.

De acordo com as idéias apresentadas no texto, os planos de aula de Ciências e Biologia

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46452

A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em unidade escolar a fim de receber instrução obrigatória. A duração dessa etapa compulsória foi ampliada pela Lei n.o 11.274/2006, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concedendo um prazo para sua implantação pelos diferentes sistemas de ensino. Julgue os itens a seguir, relativos à etapa compulsória da educação no Brasil.

I -  A fixação da etapa compulsória foi feita pela Constituição Federal, que estabelece o ensino fundamental como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos.

II -  O ensino fundamental, de oito anos segundo a LDB de1996, passou a ter nove anos em 2006, com a alteração daquela lei, tendo agora início aos seis anos.

III -  A Lei nº 11.274/2006 incorporou a educação infantil ao ensino fundamental, daí a ampliação da duração dessa etapa da educação básica.

Assinale a opção correta.

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46451

Com relação ao projeto político-pedagógico, percebe-se que ele não se tem constituído em instrumento de construção da singularidade das escolas, visto que não encontramos, nas representações sociais dos conselheiros, referências aos pressupostos sociopolítico-filosóficos que dariam a feição da escola; além disso, em sua maioria, as representações sobre o projeto ancoram-se no planejamento.

O projeto, porém, indica um grande avanço quando verificamos, consensualmente, que sua elaboração se deu de forma participativa. Participação essa que envolveu conflitos e negociações, resolvidas a partir de decisões majoritárias, indicando uma nova forma de organização escolar, que rejeita o caráter hierárquico historicamente construído.

Assim, a elaboração do projeto político-pedagógico constitui-se em um momento de aprendizagem democrática.

Marques L. R. O projeto político-pedagógico e a construção da autonomia e da democracia nas representações dos conselheiros. In: Educação e Sociedade, 83(24): 577-97, 2003 (com adaptações).

Tendo em vista as conclusões apresentadas no texto acima, resultantes de pesquisa realizada com uma comunidade próxima a Recife, infere-se que o projeto pedagógico de uma instituição escolar

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46450

É como se tivesse mil roupas e máscaras. A cada dois dias, quando se reproduz no interior das células vermelhas do sangue, o protozoário causador da malária consegue gerar novas combinações de seu material genético e assim produzir proteínas extremamente diversificadas que lhe permitem escapar das defesas do organismo humano. Também faz com que os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, dificultando a sua detecção num primeiro momento.

Pesquisa FAPESP, nov./2006, n.o 109, p. 46-9 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46449

A hemofilia é uma doença hereditária, causada por gene localizado no cromossomo X humano. Considere que um homem hemofílico teve uma filha não-hemofílica. Essa mulher irá se casar com um homem não-hemofílico e está preocupada com a possibilidade de ter um filho (ou uma filha) afetado pela doença, razão pela qual recorre a um serviço de aconselhamento genético.

Considerando a situação hipotética descrita, avalie as duas asserções a seguir.

No caso descrito, o aconselhamento genético tem como objetivo informar o casal sobre o risco de vir a ter descendentes portadores ou afetados por uma doença,

porque

o aconselhamento genético é um procedimento usado para diagnóstico e cura de doenças hereditárias.

Acerca das asserções apresentadas, assinale a opção correta.

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46448

Os componentes do sistema imune envolvem, além de células, proteínas circulantes, sendo diversos deles utilizados para a identificação de tipos celulares e para a obtenção de informações genéticas.

Considerando aspectos gerais da imunologia, é correto afirmar que 

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46447

A poluição em ambientes aquáticos pode ser evidenciada com a utilização de uma linhagem transgênica do peixe paulistinha (Danio rerio). Essa linhagem apresenta um gene da luciferase, originário de uma água-viva, que é ativado em resposta a determinados poluentes. Em situação experimental, o peixe vivo muda de cor na presença do poluente e depois, ao ser colocado em água limpa, volta à coloração original e pode ser reutilizado inúmeras vezes.

CARVAN, M. J. et al. Transgenic zebrafish as sentinels for aquatic pollution. In: Annals of the New York Academy of Sciences, 919133-47, 2000 (com adaptações).

Com relação ao fenômeno descrito no texto, é correto afirmar que a mudança na coloração do peixe 

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46446

Lagartos apresentam grande diversidade de padrões de atividade, desde espécies extremamente sedentárias, que passam horas em determinado local, até espécies que estão quase em constante movimento. Esses padrões estão associados a estratégias de forrageamento identificadas como caçadores de senta-e-espera e forrageadores ativos. Os lagartos caçadores de senta-e-espera normalmente passam a maior parte do tempo parados, observando uma área relativamente ampla e, ao perceberem uma presa potencial, realizam um ataque rápido; freqüentemente, apresentam corpo robusto, cauda curta e coloração críptica, que favorece sua camuflagem no ambiente. Os lagartos forrageadores ativos movem-se na superfície do substrato, introduzindo o focinho sob folhas caídas e fendas do solo; têm corpo mais delgado, com cauda longa e padrões de listras que podem produzir ilusões de ótica, quando se movimentam.

POUGH et al. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1999 (com adaptações).

Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta a correlação correta entre modo de forrageio e características morfofisiológicas de lagartos.

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46445

Um biólogo foi incumbido de definir um plano de reflorestamento de uma área de caatinga utilizando uma planta nativa que se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA: Myracrodruon urundeuva Allemão (aroeira). Interessado em informações técnicas que dessem suporte para a produção rápida e econômica de mudas, fez uma rápida busca na literatura científica e encontrou um trabalho que avaliava o efeito de diferentes tratamentos sobre o comportamento germinativo das sementes da espécie. Os dados estão sintetizados nos gráficos abaixo.

Com base nesses resultados, é correto concluir que

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46444

A figura abaixo apresenta índices de diversidade para três regiões hipotéticas, cada uma com três montanhas, calculados a partir da distribuição de espécies (identificadas pelas letras de A a G) observada em cada montanha. Algumas espécies estão isoladas em apenas uma montanha por região, enquanto outras estão em duas ou três montanhas.

Considerando esses dados, selecione quais deveriam ser as escolhas do tomador de decisões sobre medidas de conservação, no sentido de proteger a maior riqueza de espécies, nas seguintes situações: (a) se houver recursos financeiros para proteger apenas uma das regiões; e (b) se os recursos permitirem proteger apenas uma das montanhas.

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46443

A Teoria de Biogeografia de Ilhas é uma das mais influentes teorias ecológicas. Uma de suas predições é a de que ilhas maiores apresentam maior número de espécies do que ilhas menores. Desde os anos 70 do século passado, essa teoria tem influenciado o desenho de reservas naturais. Nesses casos, os fragmentos de vegetação remanescente seriam considerados ilhas em uma matriz de habitats alterados pela atividade humana.                        

O proprietário de uma usina sucroalcooleira contratou um biólogo para o estabelecimento de reservas naturais dentro de sua propriedade em área de floresta atlântica. A vegetação nativa encontra-se fortemente fragmentada em pequenas manchas de tamanhos diversos, porém menores que 100 ha. Essas manchas são freqüentemente acessadas pela comunidade local, que coleta madeira para usar como lenha e para fazer carvão.

Considerando a aplicação crítica da Teoria de Biogeografia de Ilhas para a criação de reservas naturais na área, que noção deve nortear as ações do referido biólogo?

2007 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46442

Uma empresa produtora de cimento vem explorando, de forma regular e de acordo com a legislação ambiental, há mais de dez anos, uma jazida que começa a dar sinais de esgotamento. A empresa tenciona incluir outra área, a alguns quilômetros de distância, em sua licença de lavra e exploração e, por isso, submeteu o projeto ao órgão ambiental local. Os técnicos desse órgão observaram que se trata de uma região cárstica, com um conjunto de espécies endêmicas de distribuição muito restrita, e estabeleceram uma série de condicionantes para o licenciamento da expansão do empreendimento. A direção da empresa, não aceitando a idéia de aumentar seus custos operacionais, contratou um biólogo para realizar estudo detalhado, que inclui observações de campo e, ao final, elaboração de diagnóstico ambiental que permita refutar os argumentos do órgão ambiental. Depois de uma série de visitas ao campo, o biólogo confirmou que se trata de uma região de relevo cárstico e constatou a presença daquelas espécies consideradas endêmicas.

Que elementos o biólogo utilizou para caracterizar o relevo como sendo cárstico e que tipo de endemismos restritos você esperaria encontrar associados a esse tipo de ambiente?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46441

   Os pandas, incluindo-se os pandas gigantes e os pandas vermelhos, por muito tempo foram tratados como ursos, mas, posteriormente, verificou-se que uma série de características os aproximava dos guaxinins. A figura abaixo apresenta os resultados de estudos com hibridação de DNA à qual foi acrescentada uma escala temporal depois de feita a análise cladística.

Qual das conclusões abaixo pode ser sustentada pela figura?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46440

A qualidade da água e do solo vem sendo alterada pelo uso intensivo de agrotóxicos e de outros agentes contaminantes. A avaliação da mutagenicidade desses compostos fornece parâmetros para orientar o controle da emissão de poluentes. Entre os diversos organismos utilizados como biomarcadores, o peixe paulistinha (Danio rerio) destaca-se na avaliação do potencial mutagênico de agrotóxicos. Nesse caso, uma das metodologias adotadas pelos técnicos consiste em analisar a incidência de quebras cromossômicas em paulistinhas submetidos a amostras de água que contêm doses controladas do agrotóxico questionado.

Tendo o texto acima como referência inicial, analise as asserções a seguir.

As quebras cromossômicas observadas nos peixes e demais eucariotos levam à inativação gênica e à conseqüente modificação de uma via metabólica

porque

uma das conseqüências das quebras cromossômicas é a formação de fragmentos cromossomais acêntricos que serão perdidos na próxima divisão celular.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46439

Estudos realizados com diversos marcadores genéticos têm indicado que espécies arbóreas de florestas tropicais apresentam alta proporção de locos polimórficos e elevados níveis de diversidade genética dentro de espécies. Um estudo específico com aroeira (Myracrodruon urundeuva) verificou, em duas populações naturais diferentes, baixa taxa de fecundação cruzada. A respeito da viabilidade genética de populações, é correto concluir que 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46438

O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. Em seu trabalho, Mendel afirmava que os fatores, que hoje chamamos de genes, separavam-se na formação dos gametas e se uniam na formação do zigoto. Além disso, argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si. Essas duas afirmações correspondem a observações citológicas da meiose, tal como esta ocorre na maioria das espécies, as quais mostram, respectivamente, que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46437

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46436

Testes bioquímicos realizados durante um experimento revelaram a presença, em uma solução, de dois tipos de biopolímeros, um composto por nucleotídios unidos por ligações fosfodiéster e o outro composto por aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

Além disso, constatou-se que o segundo biopolímero exercia atividade de nuclease. A propósito da situação acima, é correto afirmar que 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46435

A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucléicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervados. Mas como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucléicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. Mas como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato protéico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha.

ANDRADE, L. A. e SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n.º 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucléicos ou as proteínas?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46434

Analise as seguintes asserções.

É mais fácil separar nucleotídios que unem as duas fitas complementares da molécula de DNA que separar nucleotídios que pertençam à mesma fita

porque

as ligações entre nucleotídios que unem as duas fitas são ligações de hidrogênio (também chamadas de pontes de hidrogênio), enquanto as ligações que unem nucleotídios da mesma fita são do tipo fosfodiéster.

Acerca das asserções apresentadas, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira