BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Computação


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
46711

      A Secretaria de Saúde de determinado município está executando um projeto de automação do seu sistema de
atendimento médico e laboratorial, atualmente manual. O objetivo do projeto é melhorar a satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados pela Secretaria. O sistema automatizado deve contemplar os seguintes processos: marcação de consulta, manutenção de prontuário do paciente, além do pedido e do registro de resultados de exame laboratorial.
     A Secretaria possui vários postos de saúde e cada um deles atende a um ou mais bairros do município. As consultas a cada paciente são realizadas no posto de saúde mais próximo de onde ele reside. Os exames laboratoriais são realizados por laboratórios terceirizados e conveniados.
      A solução proposta pela equipe de desenvolvimento e implantação da automação contempla, entre outros, os seguintes aspectos:


-  sistema computacional do tipo cliente-servidor na web, em que cada usuário cadastrado utiliza login e senha para fazer uso do sistema;
-  uma aplicação, compartilhada por médicos e laboratórios, gerencia o pedido e o registro de resultados dos exames. Durante uma consulta o próprio médico registra o pedido de exames no sistema;
-  uma aplicação, compartilhada por médicos e pacientes, permite que ambos tenham acesso aos resultados dos
exames laboratoriais;
-  uma aplicação, compartilhada por médicos e pacientes, que automatiza o prontuário dos pacientes, em que os registros em prontuário, efetuados por cada médico para cada paciente, estão disponíveis apenas para o paciente e o médico específicos. Além disso, cada médico pode fazer registros privados no prontuário do paciente, apenas visíveis por ele;
-  uma aplicação, compartilhada por pacientes e atendentes de postos de saúde, que permite a marcação de consultas por pacientes e(ou) por atendentes. Esses atendentes atendem o paciente no balcão ou por telefone.

Considerando o contexto acima, julgue os seguintes itens.

I -  No contexto do projeto acima descrito, aquele que desempenha o papel de usuário do sistema de informação automatizado não é apenas o paciente, e aquele que desempenha o papel de cliente pode não ser um médico.

II -  O sistema de informação manual atualmente em uso na referida secretaria de saúde não dá suporte aos processos de negócio dessa secretaria.

III -  O projeto de automação dos serviços de saúde não é uma solução de outsourcing.

IV -  No sistema acima, os riscos de não-repúdio são aumentados com a automação.

V -  Para o gestor do sistema de informação a ser automatizado, a acessibilidade é uma característica de menor importância jurídica frente à necessidade de ampliar a confidencialidade.

Estão certos apenas os itens

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46710

Considere que você trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar no mercado. Esse editor deve ser um software que forneça recursos adicionais de apoio à autoria, embasado no estilo de escrita do usuário, o que o torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em versões que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo análise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova versão. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as características dos modelos existentes, entre os modelos abaixo, qual é o modelo apropriado para esse caso?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46709

Qual é o conjunto completo de chaves candidatas de Cliente e em que forma normal mais alta essa relação está?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46708

Considere que a figura ao lado ilustre o cenário de NAPT em uma empresa cujos equipamentos de rede interna (LAN) usam endereços IP privados. Considere, ainda, que haja apenas um endereço IP válido nas redes dessa empresa, que é atribuído à interface externa do roteador. Considerando que os computadores A e B façam acessos simultâneos a um servidor WWW externo (www.inep.gov.br, por exemplo), quais deverão ser os endereços IP de origem contidos nos pacotes de A e B, respectivamente, que chegarão a esse servidor?

 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46707

No processo de desenvolvimento de software, todo software passa pelas fases de análise e projeto, associadas, respectivamente, com o que deve ser feito e como deve ser feito. A partir dessa informação, avalie a opções correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46706

Uma das técnicas que auxiliam na gerência de projetos de software é o gráfico de atividades, por meio do qual é possível calcular, por exemplo, a duração de um projeto, as atividades críticas e as atividades que possuem folga para sua execução. Nesse gráfico, os círculos representam os eventos iniciais e finais de cada atividade, as arestas representam as atividades, e os números associados às arestas representam a duração dessas atividades.

Considerando-se o gráfico de atividades acima e a tabela de custo de aceleração das atividades da rede que podem ser aceleradas, qual(is) atividade(s) deve(m) ser acelerada(s) para que o tempo do projeto associado a esse gráfico seja reduzido em uma unidade de tempo e para que o custo total de aceleração seja o menor possível?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46705

       Uma empresa de crédito e financiamento utiliza um sistema de informação para analisar simulações, com base em cenários, e determinar como as variações da taxa básica de juros do país afetam seus lucros.

Como deve ser classificado esse sistema de informação?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46704

Coesão e acoplamento são dois conceitos fundamentais para a qualidade do projeto modular de um software. A coesão diz respeito à funcionalidade dos módulos que compõem o software e é relacionada ao conceito de ocultação de informação. O acoplamento está relacionado aos dados e representa a interconexão entre os módulos. Suponha que determinado sistema possa ter a arquitetura de seus módulos projetada por meio das duas alternativas diferentes mostradas na figura acima, sendo a funcionalidade de um módulo a mesma nas duas alternativas. Nessa figura, os retângulos representam os módulos e as arestas representam chamadas a funcionalidades de outros módulos. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46703

Ethernet e suas evoluções de 100 Mbps e 1 Gbps são tecnologias padronizadas para comunicações em redes locais com infra-estrutura de transmissão compartilhada. Acerca das transmissões que usam essas tecnologias, assinale a opção incorreta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46702

Um ponto crítico para as organizações é a gerência de seus sistemas legados. Quanto a esses sistemas, é importante decidir se eles devem sofrer uma reengenharia, sendo reimplementados, ou não. Essa decisão é tomada após se avaliarem os sistemas legados com base em dois parâmetros: valor estratégico para a organização, ou seja, o valor que ele agrega para os serviços e produtos da organização; e qualidade do sistema, ou seja, o custo de manutenção uma vez que sistemas de baixa qualidade possuem alto custo de manutenção. Essa avaliação classifica esses sistemas de acordo com as situações de I a IV indicadas abaixo.

Em qual(ais) dessas situações um sistema legado deve ser classificado para ser indicado a uma reengenharia? 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46701

Quando as consultas acima são realizadas, o que é recuperado em cada uma delas?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46700

No desenvolvimento e na programação de aplicações em redes TCP/IP, qual tipo de protocolo de transporte libera o programador da responsabilidade de detectar e corrigir erros durante a transmissão, objetivando tornar a programação da aplicação mais simples?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46699

Segundo o modelo COBIT (control objectives for information technology), os processos de TI devem ser auditados por meio de um processo composto pelas etapas de: (i) COMPREENSÃO dos riscos relacionados aos requisitos de negócios e das medidas de controle relevantes; (ii) avaliação da ADEQUABILIDADE (PROPRIEDADE) dos controles declarados; (iii) avaliação de CONFORMIDADE por meio do teste de funcionamento consistente e contínuo dos controles, conforme prescritos; e (iv) SUBSTANCIAÇÃO do risco dos objetivos de controle não serem alcançados por meio de técnicas analíticas e(ou) consulta a fontes alternativas. Com relação a essas etapas, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46698

Considere os seguintes itens: (i) características do produto; (ii) o modelo de maturidade e capacidade; (iii) o paradigma e os métodos de desenvolvimento. A quais níveis de abstração de processos esses itens estão, respectivamente, associados?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46697

A figura abaixo apresenta uma proposta de classificação de sistemas de informação, organizada tanto no que se refere ao nível hierárquico, no qual atuam os sistemas no âmbito de uma organização, quanto no que se refere às áreas funcionais nas quais esses sistemas são aplicados.

Considere a situação hipotética em que uma rede de supermercados deverá tomar uma decisão com relação à substituição do sistema de automação de “frente de loja”, que apóia as atividades dos caixas nos check-outs. A decisão envolve substituir o sistema atual, que emprega tecnologia de terminais “burros”, por um que emprega computadores pessoais e redes sem fio. Nesse sentido e considerando a proposta de classificação apresentada, qual das opções a seguir apresenta uma classificação adequada de nível hierárquico, área funcional e grupo atendido pelo sistema de informações, que oferece apoio direto à referida tomada de decisão?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46696

Considere a seguinte representação de abstração de generalização/especialização, com propriedade de cobertura parcial e sobreposta, segundo notação do diagrama entidaderelacionamento estendido.

Qual opção apresenta um esquema de banco de dados relacional que representa corretamente a referida abstração?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46695

O código de ética da Organização Internacional de Instituições Supremas de Auditoria (INTOSAI) define como valores e princípios básicos da atuação da auditoria a independência, a objetividade, a imparcialidade, o segredo profissional e a competência. Ao iniciar um trabalho de auditoria sem definir claramente a finalidade da auditoria e o modelo de conformidade no qual a auditoria se apóia, qual valor ou princípio um auditor estaria primariamente falhando em atender?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46694

A figura acima, adaptada do documento que descreve o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação do modelo ITIL (Information Technology Infra-Structure Library), apresenta as relações entre elementos que participam dos estágios do ciclo de vida de um serviço de TI. Com base no modelo acima descrito, qual elemento detém maior responsabilidade por definir as necessidades de informação da organização que utilizará um serviço de TI?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46693

Considerando o mecanismo de tradução de endereços e portas (network address port translation – NAPT), para redes que utilizam os endereços IP privados (10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16), analise as asserções a seguir.

Ao passar por um roteador com NAPT, os endereços de origem nos pacotes originados pelas estações da rede privada são substituídos pelo endereço externo desse roteador

porque

não há rotas na Internet para o encaminhamento de pacotes destinados a endereços IP privados, de forma que pacotes destinados a esses endereços são descartados ou rejeitados.

Em relação às asserções acima, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46692

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46691

Julgue os itens abaixo, relativos à transmissão de dados em redes de computadores que utilizam fios metálicos.

I -  Diferentes níveis de tensão no fio, como - 5 V e +5 V, e transições entre os níveis definidos de tensão podem ser usados para representar bits durante a transmissão.

II -  Diferentes tipos de modulação, com mudanças de fase e de amplitude, podem ser aplicados a uma onda portadora para representar bits durante a transmissão.

III - A taxa máxima de transmissão suportada por um canal é definida como função, entre outros parâmetros, do nível máximo de tensão suportado no canal.

IV -  Largura de banda é definida como a freqüência mais alta que pode ser transmitida através de um meio de transmissão.

V -  Informações transmitidas por meio de sinais modulados podem ser recuperadas no receptor usando-se taxa de amostragem com o dobro da freqüência máxima do sinal transmitido.

Estão certos apenas os itens

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46690

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46689

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46688

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46687

Utilizando-se um algoritmo de busca gulosa pela melhor escolha que utiliza a função h, o próximo estado no desenvolvimento do jogo a partir do estado E0 tem de ser E3

porque,

dos três estados E1, E2 e E3 possíveis, o estado com menor soma das distâncias entre a posição atual das peças e a posição final é o estado E3.

Assinale a opção correta a respeito dessas asserções.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira