Experimente grátis agora. Não precisa se cadastrar.
BANCO DE QUESTÕES
POR MATÉRIA
Conhecimentos Bancários
EXERCÍCIO TRECHO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO ANO ENTIDADE PROMOTORA  
32503

“Após 148 anos, a CAIXA consolidou-se como um banco de grande porte, sólido e moderno. CAIXA é sinônimo de responsabilidade social e pretende ser referência mundial, rentável, eficiente, ágil e com permanente capacidade de renovação.” Internet: www.caixa.gov.br (com adaptações).

Visando ao alcance da pretensão aludida no texto acima, os objetivos estabelecidos no estatuto da CAIXA incluem 

2013 Diversas
32502

O estatuto de uma empresa dispõe sobre a maneira como ela se prepara para enfrentar os seus desafios. A respeito da organização da CAIXA, como disposto em seu estatuto, assinale a opção correta. 

2013 Diversas
32501

A CAIXA é conhecida por ter desempenhado, desde a sua fundação, papel decisivo como agente de políticas públicas e por ser parceira do Estado brasileiro na execução de políticas sociais. A respeito das ações da CAIXA ao longo de sua história, assinale a opção correta. 

2013 Diversas
32500

Acerca dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que a administração da CEF respeitará conforme disposto em seu Estatuto, assinale a opção correta: 

2013 Diversas
32499

Relacione o período histórico com o fato e assinale a resposta que contém a sequência correta:

A sequência correta é:

2013 Diversas
32498

A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do governo federal. Com relação à CAIXA, julgue os itens seguintes.


I - A Caixa tem sede e foro na Capital da República, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional, podendo criar e suprimir sucursais, filiais ou agências, escritórios, dependências e outros pontos de atendimento nas demais praças do País, e também no exterior.
II - A Caixa é instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional, e, na qualidade de auxiliar da execução da política de crédito do Governo Federal, a CEF sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do Ministério da Fazenda, não sendo submetida à fiscalização do Banco Central do Brasil.
III – Um dos objetivos da Caixa é realizar quaisquer operações, serviços e atividades negociais nos mercados financeiros e de capitais, internos ou externos.


Estão corretos os itens: 

2013 Diversas
32497

A respeito da organização da CAIXA, assinale a opção correta com base no que dispõe o Estatuto da empresa. 

2013 Diversas
32496

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal, principalmente, para habitação, saneamento básico e apoio ao trabalhador. As principais atividades da Caixa Econômica Federal estão relacionadas a: 

2013 Diversas
32495

A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do governo federal. Com relação à CAIXA, julgue os itens seguintes.


I - A CAIXA não pode emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos.
II - Além de centralizar o recolhimento e a posterior aplicação de todos os recursos oriundos do FGTS, a CAIXA integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
III - Após ter tido aprovado no Congresso Nacional o papel de agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a CAIXA passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.


Estão corretos os itens: 

2013 Diversas
32494

Sobre fundos de investimento está correto afirmar que 

2013 Diversas
32493

A legislação sobre os crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores atualmente dispõe que

2013 Diversas
32492

A respeito de mercado de câmbio, assinale a alternativa correta:

2013 Diversas
32491

“As sociedades de capitalização são entidades constituídas sob a forma de sociedade anônimas, que negociam contratos (títulos de capitalização) que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, o direito de resgatar parte dos valores
depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro”. (Site BACEN – www.bcb.gov.br).

Julgue os item a seguir: 

2013 Diversas
32490

O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) oferece

2013 Diversas
32489

Sobre as sociedades anônimas e as suas relações com o mercado, assinale a  opção correta: 

2013 Diversas
32488

A respeito da Lei 4.595/1964, que dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, analise os itens.


I - O Conselho Monetário Nacional-CMN é composto pelos Ministros da Fazenda, do Planejamento e do Presidente do Banco Central do Brasil.
II - Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central do Brasil-BACEN.
III - É função do BACEN executar os serviços do meio circulante.
IV - É função do BACEN regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional - SFN.
V - As agências de fomento não integram o SFN.


Assinale a alternativa correta. 

2013 Diversas
32487

É de competência privativa do Conselho Monetário Nacional: 

2013 Diversas
32486

No mercado acionário pode-se identificar as ações preferenciais e as ações  ordinárias. As preferenciais se diferenciam por 

2013 Diversas
32485

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM - tem por finalidade, exceto:

2013 Diversas
32484

As instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros são bancos: 

2013 Diversas
32483

Sobre cartões de crédito, analise as alternativas:


I. Permitem compatibilizar as necessidades de consumo dos titulares às suas disponibilidades de caixa, na medida em que a data de vencimento da fatura coincida com o crédito dos seus salários.
II. Oferecem aos titulares a possibilidade de parcelar o pagamento de suas compras, concedendo-lhes limite de crédito que pode ser rotativo, parcelado ou ambos.
III. Podem proporcionar benefícios adicionais aos titulares, à medida em que realizem parcerias com empresas reconhecidas no mercado (cartões cobranded).
IV - É permitida a cobrança da tarifa de anuidade ainda que o cartão de crédito seja o básico.
V - Conforme as novas regras do Conselho Monetário Nacional os cartões de créditos básicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais.
VI - O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito.


É correto o que consta em 

2013 Diversas
32482

A principal função das instituições financeiras é a intermediação financeira, que consiste na transferência de recursos dos agentes superavitários (poupadores) para os agentes deficitários da economia (tomadores). Assinale a alternativa que indica operação bancária ativa: 

2013 Diversas
32481

As cadernetas de poupança são modalidades de investimento, com as seguintes características: 

2013 Diversas
32480

Sobre as atribuições do Banco Central do Brasil, é incorreto afirmar:

2013 Diversas
32479

Assinale a opção correta acerca do FGTS. 

2013 Diversas
2008 papaprova.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade | twitter | facebook | google +. Desenvolvido pela: loupbr.com.