BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Geografia


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
47712

O processo de industrialização brasileira, a partir da década de 1960, motivou um número considerável de rurais a se deslocarem para as cidades. Entretanto, além da industrialização, outros fatores contribuíram para a intensificação do êxodo rural. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses fatores.

2013 Univ Estado São Paulo
47711

À medida que o processo de urbanização foi se desenvolvendo no mundo, algumas cidades tornaram-se maiores e mais complexas. Em certas áreas onde existem várias cidades próximas, ocorreu um fenômeno espacial denominado conurbação. Caso típico nas cidades brasileiras é a formação de região metropolitana como temos: região metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros.
(SAMPAIO, F. dos S. et al Geografia: ensino médio, volume único. Adaptado)

Pode-se afirmar corretamente que o fenômeno da conurbação é resultado da

2013 Univ Estado São Paulo
47710

A crise econômico-financeira que se abateu sobre os Estados Unidos a partir de 2008 e se globalizou no fim do mesmo ano provocou algumas mudanças nos fluxos migratórios internacionais. Com relação a essa crise e suas consequências, assinale a alternativa correta.

2013 Univ Estado São Paulo
47709

Em oposição aos processos de globalização, ativistas do movimento anticapitalista buscam nos espaços públicos o direito de se manifestarem, além de fazerem uso das novas tecnologias sociais com o objetivo de divulgar na rede os seus protestos. A respeito do movimento anticapitalista, pode-se afirmar que

2013 Univ Estado São Paulo
47708

Observe a figura.

Analisando a figura, pode-se afirmar corretamente que

2013 Univ Estado São Paulo
47707

Observe a figura.

Analisando a figura, pode-se afirmar corretamente que ela representa

2013 Univ Estado São Paulo
47706

Leia o trecho do poema a seguir, de Silvana Maria Nogueira Leite, para responder à questão.

                                     O rio ---------- é uma riqueza
                                   Nasce lá na Serra da Canastra
                                    Corta serras, matas e vales.
                              Desenha o seu percurso na natureza.
                              Passa por aqui e banha nossa região
                                   Serve ao povo sua água pura
                               Mata a sede e molha a agricultura
                        E ainda, faz caminho através da navegação.
                                   É um rio que só traz alegrias
                                     Para as famílias do sertão.


(http://educador.brasilescola.com. Adaptado)

Assinale a alternativa que identifica corretamente a bacia hidrográfica a que a autora se refere, cujo rio principal deságua no Oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas, e, apesar de seu pequeno volume de água, é aproveitado para irrigação, navegação e produção de energia.

2013 Univ Estado São Paulo
47705

As sociedades humanas, por toda sua existência, sempre retiraram do meio natural os recursos necessários para sua sobrevivência. Portanto, o impacto de suas atividades acompanhou o desenvolvimento da capacidade técnica de cada organização social. Com relação à interação sociedade-natureza, ao longo da história da humanidade, assinale a alternativa correta.

2013 Univ Estado São Paulo
47704

Observe a figura.

Analisando a figura, observam-se mudanças na linha de costa, em destaque, ocorridas no período de 1976 a 2000. A formação do esporão arenoso foi provocada pelo contínuo processo de

2013 Univ Estado São Paulo
47703

2013 Univ Estado São Paulo
46738

    Segundo Rossato e Silva (2007), a geografia escolar ainda está longe da superação da lógica tradicional. A abordagem dos fenômenos naturais é meramente descritiva, classificatória e pouco cuidadosa, sendo desconsideradas as relações entre os elementos naturais e as inovações científicas sobre a temática, repetindo-se concepções ultrapassadas academicamente. Para romper com essa abordagem, o(a) professor(a) deve buscar práticas de ensino que incorporem contextualizações diferenciadas, a fim de proporcionar ao aluno a construção dos conceitos, a compreensão das dinâmicas dos fenômenos e, não, a simples memorização. Nessa perspectiva, uma das formas de abordagem de temas relacionados à climatologia em sala de aula, por exemplo, é por meio da aproximação do conteúdo à realidade do aluno.

Considere como exemplo dessa prática a utilização da seguinte atividade.

Você vai fazer observações do tempo durante 10 dias. Para isso, utilize a tabela abaixo, escolha uma hora (que deverá ser sempre a mesma) para fazer as observações sobre o tempo e registre-as diariamente. Preencha todas as colunas, orientando-se pelas indicações apresentadas ao final da tabela.

Constitui(em) objetivo(s) que está(ão) de acordo com a atividade acima proposta

I -  promover um processo de ensino-aprendizagem facilitador da elaboração de conceitos ligados ao clima e associados ao cotidiano do aluno.

II -  despertar o interesse dos alunos pelas correntes teóricas específicas da área de climatologia.

III -  aplicar, sobre as condições meteorológicas, procedimentos pedagógicos que partam da vivência do aluno e avaliar sua eficiência na compreensão da dinâmica climática.

IV -  verificar a percepção dos alunos em relação ao avanço de massas de ar e frentes frias sobre a região observada.

V -  testar a aplicabilidade do registro das condições de tempo para a identificação da evolução dos sistemas meteorológicos sobre uma determinada área.

Estão certos apenas os itens

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46737

Com relação ao ensino da geografia, analise as asserções a seguir.

A localização e o mapeamento de dados e informações espaciais não encerram uma análise geográfica, ao contrário, marcam seu início

porque

tal análise ocorre quando o sujeito aprendiz se reporta ao processo de produção do espaço e, entre outras atividades, o confronta com a configuração espacial do mapa.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46736

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46735

       Os gestores públicos do município X, atentos às transformações espaciais ocorridas no município e preocupados em garantir a qualidade dos recursos naturais da região, resolveram elaborar edital para a contratação de serviço técnico especializado para o município. Para a zona rural, são exigidos cadastros georreferenciados de todas as propriedades rurais de acordo com a legislação federal em vigor, mapeamento de todas as áreas de preservação permanente, mapeamento das áreas de reserva legal para todas as propriedades. No sítio urbano do município, exige-se o cadastro georreferenciado de todos os arruamentos, quadras, lotes, edificações, rede de energia elétrica, rede de saneamento básico.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, assinale a opção em que é apresentado o instrumental mais adequado, do ponto de vista técnico, para a execução do serviço.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46734

      O colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da Iugoslávia e o caos praticamente total em países como Somália, Libéria, Serra Leoa e Afeganistão estão provocando a emergência de novas e preocupantes formas de violência.

FONT, Joan Nogué e RUFI, Joan Vicent. Geopolítica, identidade e globalização. São Paulo: Annablume, 2006 (com adaptações).

Considerando as idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.

I -  Os processos separatistas representam o avanço das idéias nacionalistas apoiadas pelos princípios do capitalismo.

II -  Tanto nos países desenvolvidos como nos emergentes, a violência foi incrementada como resultado da polarização social.

III -  O lado obscuro da globalização pode ser observado no incremento da violência e do crime.

Assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46733

No artigo Os Biocombustíveis, o Etanol e a Fome no Mundo, Nelson Bacic Olic afirma que a expressiva alta dos alimentos nos últimos dois anos e a crise alimentar que vem afetando muitos países pobres como o Haiti, Burkina Faso e Níger, entre outros, levou vários especialistas ligados a organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional, a afirmar que esses problemas poderiam se alastrar por outros países e eram causados pela expansão dos cultivos dedicados à produção de biocombustíveis (o etanol em particular) em detrimento daqueles dedicados à alimentação humana. Com relação a esse assunto, analise as asserções a seguir.

O problema da crise alimentar decorre de uma combinação de fatores que atuam de forma diferenciada em vários países

porque

a produção norte-americana do etanol já consome cerca de 20% do milho produzido no país e essa cultura vem avançando gradativamente sobre áreas de outros plantios.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46732

O Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de indicar áreas prioritárias e estratégias para a conservação da biodiversidade, apresentou dois estudos sobre nível de prioridade, cujos resultados, para anos distintos, estão resumidos nos mapas a seguir.

Pela observação dos mapas acima e com base na Política Nacional de Meio Ambiente, é possível constatar que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46731

Analise as asserções a seguir.

Planejamento ambiental corresponde ao processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos, através de uma linha ética de desenvolvimento,

porque

envolve, como política pública, estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e socioeconômico de uma dada região, não constituindo, pois, uma simples planificação de ações.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46730

    A adoção da bacia hidrográfica como área de trabalho para avaliação ambiental segue a orientação de um ato legal — a Resolução CONAMA n.º 1/2006, que, em seu art. 5.º, item III, assim estabelece: “(...) definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada de área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza”. Na mesma linha, a FAO (Foods and Agriculture Organization) recomenda o planejamento adequado de bacias hidrográficas, considerado fundamental para a conservação de regiões tropicais.

Rosely Ferreira dos Santos. Planejamento ambiental. Teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004 (com adaptações)

Diante do acima exposto, infere-se que

I -  a previsão, o controle e o monitoramento dos efeitos ambientais a jusante das pequenas bacias, com a finalidade de outorga da cobrança e uso da água, são de fundamental importância.

II -  a bacia hidrográfica deve ser avaliada como um sistema complexo, aberto, onde fluxos de matéria e energia circulam, criando redes contínuas e descontínuas.

III -  a forma e o tamanho da bacia hidrográfica não apresentam grandes diferenças nos resultados dos estudos ambientais, mas a intensidade pluviométrica, sim.

Assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46729

Analise as asserções a seguir.

O atual momento, caracterizado por análises sobre territórios agrícolas cada vez mais vastos, é o momento da criação do meio técnico, que substitui o meio natural,

porque

a modernização agrícola tem sido testemunhada não só quanto aos capitais, mas também quanto à tecnologia e às formas de organização do espaço agrário.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46728

Com relação à atual dinâmica de organização espacial no campo, que tem sido considerada pelo Estado não só a partir da delimitação do território, mas, principalmente, pela real utilização deste, assinale a opção incorreta. 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46727

A cena retratada nessa letra de música sugere que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46726

O cartograma acima, que representa a área de polarização de uma cidade categorizada como grande cidade média (lugar central), retrata a estrutura hierárquica e expressa a organização espacial da rede urbana, assim como a forte hierarquização da grande cidade média sobre os demais centros urbanos. Um dos propositores da idéia de centralidade dos lugares, consolidada na década de 30 do século passado, foi o geógrafo alemão Walter Christaller. Segundo sua teoria, a grande cidade média de hoje corresponderia à capital regional, assim como as cidades médias, a centros subregionais. A respeito da teoria das localidades centrais e da estrutura da rede urbana, representada no cartograma, julgue os itens a seguir.

I -  Segundo Christaller, a centralidade dos lugares seria uma hierarquização da função desempenhada por uma cidade em um conjunto de cidades, que não seria, obrigatoriamente, uma região.

II -  As pequenas cidades geram, via de regra, expressiva densidade de centros que se situam a uma pequena distância média entre si, ainda que esta possa variar de acordo com a densidade demográfica da região em que se localizam.

III -  A hierarquia entre as cidades resultaria da tendência natural de centralização em uma rede de interdependência em que várias cidades menores estão ligadas à cidade central.

IV -  No cartograma, observa-se que o número de pequenos centros é baixo em relação aos centros maiores, sendo elevada a distância média entre eles.

V -  No cartograma, a localidade central de nível hierárquico mais elevado possui ampla região de influência: nela, estão contidos os centros de nível imediatamente abaixo.

Assinale a opção correta.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46725

Analise as asserções a seguir.

No mundo, estima-se que metade da população viva em aglomerados urbanos, em um processo de incremento contínuo, no qual já são contabilizadas 17 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes. As características da urbanização brasileira fazem que esse processo seja não só um gerador de problemas ambientais, mas também um problema ambiental em si

porque

a urbanização cria não apenas novas paisagens, mas também novos ecossistemas, dependendo de grandes áreas externas para obtenção de energia, alimentos, água e outros materiais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
46724

        Mediante o Decreto Presidencial nº 6.040/2007, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, que, no inciso I do seu art. 3º, assim caracteriza esses povos e comunidades tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

A política acima referida inclui, entre os princípios que a norteiam,

I -  o reconhecimento e a consolidação dos direitos dos povos e comunidades tradicionais.

II -  a articulação e integração com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

III -  a preservação dos direitos culturais, o exercício de práticas comunitárias, a memória cultural e a identidade racial e étnica.

IV -  a articulação com o Plano Nacional de Desenvolvimento Agrário e o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Estão certos apenas os itens

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira