BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Normal Superior


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
45252

Em uma escola de Educação de Jovens e Adultos, os professores do primeiro nível, ou seja, o da alfabetização ou letramento, iniciam o processo educativo por meio de levantamento do universo vocabular dos alunos e, posteriormente, selecionam as palavras com as quais serão criadas situações desafiadoras de aprendizagem. A partir das discussões orais acerca da situação proposta, realizadas em grupo, inicia-se o trabalho de decodificação, análise e construção da escrita. Essa metodologia vem dando bons resultados e reduzindo significativamente o número de jovens e adultos não-alfabetizados.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o grupo de professores trabalha com uma perspectiva de alfabetização ou letramento que considera essenciais determinadas características. Essas características não incluem

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45251

Para avaliar a expressividade das crianças, uma professora de Educação Infantil pôs para tocar músicas de diferentes ritmos da cultura popular local e pediu que os alunos se movimentassem pela sala de acordo com o ritmo, seguindo o comando do líder, que iniciou o movimento utilizando os braços, as pernas ou a cabeça, de forma variada. Os alunos deviam criar os próprios movimentos, utilizando a mesma parte do corpo utilizada pelo líder. A cada música, o líder foi substituído por um colega, que deu continuidade à atividade. Essa atividade enfatiza

I -  a utilização expressiva intencional do movimento.

II -  a percepção de estruturas rítmicas.

III -  o refinamento técnico e estético do movimento.

IV -  a percepção das sensações corporais.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45250

Nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os PCN, espera-se que os alunos adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Arte. Para identificar o desenvolvimento dessas competências, o que o professor deverá avaliar?

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45249

Tendo como referência os conteúdos e metodologias propostos pelos PCN, são objetivos dos componentes curriculares História e Geografia no Ensino Fundamental que o aluno

I -  utilize métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.

II -  valha-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar os próprios sentimentos, bem como acolher, interpretar e considerar sentimentos, experiências, idéias e opiniões dos outros, contrapondo-os quando necessário.

III -  conheça e respeite o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

IV -  compreenda os textos orais e escritos com os quais se defronte em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.

V -  compreenda que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, e, dentro de suas possibilidades, empenhe-se em democratizá-las.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45248

No que se refere ao “fazer Matemática” e à aprendizagem de Ciências, à luz dos PCN, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as asserções a seguir.

O uso do computador, um dos recursos das tecnologias da informação, apresenta limitações relativas à faixa etária dos alunos

porque

o aprendizado inicial da Matemática deve ocorrer sem o uso de máquinas, apesar de estas serem utilizadas no ensino de Ciências.

Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta. 

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45247

A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.

I -  A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.

II -  A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.

III -  A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.

IV -  Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.

V -  A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45246

Com base em estudos recentes, podemos afirmar que alfabetização e letramento são processos construídos independentemente um do outro, de modo que cada um deles deve ser assumido em sua particularidade e de forma independente, especialmente

porque

o processo motor da escrita na criança não é o mesmo que o do processo cognitivo da leitura, sendo que ambos os processos se dão por acumulação de informação, pela imitação de destrezas e habilidades repetitivas e em um saber enciclopédico.

Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45245

A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução o de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.

Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45244

Acerca das especificidades do trabalho docente no Brasil, é correto afirmar que

I -  o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova (1932) defendia a formação de professores, em nível superior, para atuarem em todos os níveis e modalidades de ensino.

II -  a imagem do docente consolidada pela Lei n.º 5.692/1971 era estreita, dada por meio de uma estrutura gradeada e parcelada do conhecimento e pela priorização do domínio dos conteúdos em detrimento da arte de educar e da teoria pedagógica.

III -  a LDB (Lei n.º 9.394/1996) fixa o direito dos profissionais à educação continuada, com licença periódica remunerada, para aperfeiçoamento profissional, e obrigatoriedade da progressão baseada na titulação ou habilitação e na avaliação por desempenho.

IV -  as novas diretrizes curriculares de Pedagogia recomendam que, na formação do professor de Educação Infantil e na do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta última deva dar-se prioritariamente no nível médio.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45243

Em uma escola de Ensino Fundamental, uma professora solicitou aos seus alunos que formassem duplas e discutissem o tempo que cada um levava para ir de sua casa até a escola. O diálogo entre Gabriel e Fernando está descrito a seguir.

Fernando: Gabriel, quanto tempo você gasta pra chegar aqui na escola?

Gabriel: Eu gasto 10 minutos.

Fernando: Nossa! Você mora mais perto do que eu! A minha mãe me traz todos os dias caminhando e a gente gasta 20 minutos.

Gabriel: Mas eu não venho caminhando... Minha casa fica a 5 km daqui, mas meu pai me traz de carro na ida para o seu trabalho. Qual é a distância da sua casa pra escola Fernando?

Fernando: Engraçado, então eu é que moro mais perto que você! A distância da minha casa pra cá é de apenas 1 km.

A partir desse diálogo, a professora pode concluir que a atividade possibilitou aos seus alunos

I -  utilizar noções de áreas de figuras planas;

II -  trabalhar as noções de espaço, tempo e medida;

III -  desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio da análise de uma situação concreta.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45242

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45241

Uma das formas de ampliar o universo discursivo das crianças é propiciar situações organizadas, como roda de conversa ou brincadeiras de faz-de-conta. Outra forma de ampliação da linguagem oral é o contato com variados tipos de textos e manifestações culturais. Para que essas práticas sejam possíveis na escola, faz-se necessário

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45240

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I -  procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II -  maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III -  retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45239

À luz das teorias contemporâneas de currículo, analise as assertivas a seguir.

O currículo possibilita que sejam alcançadas certas metas, propostas e fixadas em função de um planejamento educativo,

porque

suas várias construções orientam a seleção e a estruturação dos conteúdos e procedimentos adotados no desenvolvimento da educação escolar.

Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45238

São propostos os seguintes princípios da concepção de gestão escolar democrático-participativa: autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar; envolvimento da comunidade no processo escolar; planejamento de atividades; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar; utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações; avaliação compartilhada; relações humanas produtivas e criativas assentadas em uma busca de objetivos comuns.

(LIBÂNEO, J. C. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, com adaptações.)

Acerca da atuação do professor, qual das seguintes afirmações é coerente com os princípios da concepção de gestão escolar apontados acima?

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45237

Considerando a organização e a gestão escolares, quais características organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos?

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45236

Na construção do projeto político-pedagógico, os pressupostos da concepção de uma educação emancipatória incluem

I -  unicidade entre teoria e prática, contrapondo-se à separação entre o momento e o processo de elaboração e o momento e o processo de sua concretização.

II -  avaliação como meio técnico-burocrático aplicado por grupos estratégicos para controlar a qualidade dos resultados alcançados.

III -  autonomia construída, social e politicamente, pela interação dos diferentes protagonistas da comunidade escolar.

IV -  construção do sucesso escolar e da inclusão como princípio e compromisso social, fruto da ação individual e coletiva dos sujeitos.

V -  racionalização na organização da escola, com ênfase em aspectos como produtividade, competência e eficiência.

Assinale a opção correta

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45235

Na ação docente, o processo ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45234

Analise as seguintes afirmações.

I -  A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II -  A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendose objetivos e critérios socialmente determinados.

III -  Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45233

As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45232

Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que

I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.

II -  desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.

III -  desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.

IV -  desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.

V -  processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45231

Ao ser entrevistada a respeito do papel da escola, uma educadora estrangeira deu a seguinte resposta, não-condizente com as tendências contemporâneas da educação brasileira:

     A escola quer resolver tudo sozinha, virou um pólo de assistência social — enquanto a única coisa que ela pode fazer é ensinar Português e Matemática... Ou seja, quem tem que ensinar à criança o que é sexo, ou que não se pode tomar drogas, são os pais. A escola é para ensinar Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências...

(Veja, São Paulo, 20/11/1991, com adaptações.)

A partir do texto da entrevista, analise as duas afirmações a seguir.

A educadora entrevistada entende que a escola deve ter um papel como o defendido por Herbart,

porque

ele considerava que a função social exclusiva da escola era a de transmissão de conteúdos específicos, de modo intencional.

Assinale a opção correta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45230

Ao ser entrevistada a respeito do papel da escola, uma educadora estrangeira deu a seguinte resposta, não-condizente com as tendências contemporâneas da educação brasileira:

     A escola quer resolver tudo sozinha, virou um pólo de assistência social — enquanto a única coisa que ela pode fazer é ensinar Português e Matemática... Ou seja, quem tem que ensinar à criança o que é sexo, ou que não se pode tomar drogas, são os pais. A escola é para ensinar Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências...

(Veja, São Paulo, 20/11/1991, com adaptações.)

Na perspectiva da resposta dada pela educadora, assinale a opção incorreta.

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45229

No que se refere à relação entre filosofia e educação, analise as asserções a seguir, inspiradas no livro de Evandro Ghedin, A filosofia e o filosofar (São Paulo: Uniletras, 2003).

É papel da filosofia da educação pensar filosoficamente questões postas no plano da imanência que atravessa transversalmente o campo de saberes em que se constitui a educação

porque

a filosofia é a atividade teórica de reflexão e de crítica de problemas que a realidade apresenta.

Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta. 

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
45228

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) obteve algumas conquistas que podem ser consideradas substantivas, por cuja implementação impõe-se lutar, no sentido de torná-las, pela própria prática histórica, mais efetivas e consistentes. Não há como não enfatizar pontos substantivos para o exercício consistente e fecundo da educação: visão menos tecnicista da formação dos jovens; maior clareza das relações da educação com o mundo do trabalho; vinculação mais clara dos recursos financeiros aos objetivos visados; maior preocupação com a formação do educador e com suas condições de trabalho; explicitação da determinação de se elaborar o Plano Nacional de Educação; reafirmação da universalização do direito à educação; referência explícita ao compromisso de avanços progressivos rumo a essa universalização; abertura de espaço para a injunção do poder público em situação de omissão ante suas responsabilidades; determinação da chamada escolar; destaque aos sujeitos/educandos em condições especiais, incluindo os povos indígenas; reconhecimento de identidades e culturas plurais em articulação com a unidade nacional; ênfase na necessidade de se explorar os novos recursos tecnológicos no trabalho pedagógico, também para a implantação de programas de educação a distância etc. Como se pode observar, nem sempre esses pontos estão devidamente assegurados pelos dispositivos legais, mas o simples fato de estarem conceituados já é, per se, relevante, na exata medida em que se configuram como referências de cobrança e de avaliação das políticas educacionais a serem desencadeadas pelo poder público.

(SEVERINO, Antonio Joaquim. Os embates da cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da LDB. In: Iria Brzezinski. LDB interpretada. São Paulo: Cortez, 1997, com adaptações.)

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta.

 

2006 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira