BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Responsabilidade Socioambiental DRS


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
49319

      Com o Programa Água Brasil, o BB assume o compromisso de promover a conscientização, de investir recursos para a preservação e conservação de recursos hídricos e de buscar soluções, em conjunto com a sociedade, para os problemas relacionados à causa água. Estabelecendo-se relação com a Agenda 21 de forma transversal, com iniciativas em cada um dos eixos de atuação, o BB define alguns objetivos que integram o Programa Água Brasil e a Agenda 21.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. Programa Água Brasil Visão Geral.


Para pôr em prática esse programa e atingir os objetivos, o Banco do Brasil formou parceria com o

2015 Fund Getúlio Vargas
49318

    Um analista da Fundação Banco do Brasil (FBB) avalia um projeto de investimento social privado que visa à formação de alfabetizadores para atuarem em uma comunidade quilombola, localizada
em Minas Gerais.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA.


Esse projeto está inserido em uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil chamada

2015 Fund Getúlio Vargas
49317

     O Sistema de Gestão Ambiental do Banco do Brasil (SGA) engloba um conjunto de competências, comportamentos e procedimentos que visam a avaliar e controlar os impactos ambientais das atividades da instituição. Para atingir sua finalidade, o SGA se ancora em programas integrados a diversas ações de redução do consumo, reciclagem e reutilização, que permitem a implantação da gestão ambiental nas diversas localidades onde o banco está presente.
     Alguns desses programas, como o Programa de Coleta Seletiva do Banco do Brasil, o Programa de
Racionalização do Consumo de Energia Elétrica (Procen) e o Programa de uso racional de água (Purágua) têm influência direta na formação da gestão do Banco do Brasil no que diz respeito à sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), bem como na sua estrutura de governança corporativa.


Nessa situação, por meio de qual medida o corpo gerencial do Banco do Brasil pode contribuir adequadamente para a implementação desses programas?

2015 Fund Getúlio Vargas
49316

     O Banco do Brasil (BB) tem na Fundação Banco do Brasil, da qual é seu instituidor e principal patrocinador, a
principal realizadora do Investimento Social Privado da empresa. As ações de investimento social privado podem ser realizadas diretamente pelo BB, pela Fundação Banco do Brasil ou desenvolvidas de forma conjunta.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA (com adaptações).


A iniciativa da Fundação Banco do Brasil que atende à ação de investimento social privado do BB na área de educação básica é

2015 Fund Getúlio Vargas
49315

     O Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil está em contínuo processo de construção. Atualiza-se constantemente, incorporando novos desafios, consolidando e aprofundando ações, a partir de demandas de seus principais públicos de relacionamento.
     Atualmente, a Agenda 21 do Banco do Brasil estrutura-se em três eixos, com objetivos diversos, relacionados à área de negócios sustentáveis, processos e gestão da RSA (Responsabilidade Socioambiental) e investimento social privado.


Uma das ações desenvolvidas pelo Banco do Brasil no eixo Investimento Social Privado é

2015 Fund Getúlio Vargas
49314

       O gerente de uma agência do BB, em uma cidade de interior do país, teve ciência de que uma pequena comunidade rural local gostaria de desenvolver a atividade de piscicultura, porém não contava com recursos
nem conhecimento técnico para tal.
       Após visita à comunidade, o gerente tomou a iniciativa de contatar professores da universidade da região para fornecer treinamento aos membros da comunidade. Em seguida, com a colaboração de empresários locais e da Fundação Banco do Brasil, conseguiu recursos para contratar consultores que dariam assistência técnica ao projeto até sua implementação. Além disso, o gerente contou com o apoio do
Departamento Nacional de Obras contra a Seca, da Secretaria de Agricultura e Pesca Estadual e do Instituto Cooperforte.
       Ao final, junto com os demais funcionários da agência que gerenciava, conseguiu a aprovação de um financiamento para construção de dez tanques que serviram como viveiro para criação dos peixes.


No que se refere à metodologia DRS, o comportamento desse gerente

2015 Fund Getúlio Vargas
49313

     O Banco do Brasil desenvolve ações que evidencia o comprometimento da Empresa com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. Elas vêm ao encontro de todo um trabalho realizado pelo BB, desde 2003, voltado para a definição de princípios e estratégias de responsabilidade socioambiental. Quando, ao perceber a aderência de suas intenções estratégicas com os princípios da Agenda 21,
estabeleceu sua Agenda 21 Empresarial.
    O Banco assume, com esta iniciativa, um papel relevante no processo de criação das agendas 21 empresariais em nível nacional, estimulando outras empresas a se engajarem na questão. O Banco assinou protocolo com o MMA no sentido de disseminar a Agenda 21 na estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável.


Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page3,8305,8330,0,0,1,6.bb?codigoMenu=
3800&codigoNoticia=4561&codigoRet=3809&bread=4>.Acesso em: 20.04.2015.


Em sintonia com os princípios constantes de sua política de Responsabilidade Socioambiental, conclui-se que as ações da Agenda 21 empresarial do Banco do Brasil

2015 Fund Getúlio Vargas
49312

       Durante a avaliação de uma microbacia hidrográfica, foi identificada a degradação de um rio causando o assoreamento e prejudicando a agricultura em suas margens. Dessa forma, foram levantados diversos potenciais benefícios, decorrentes das ações do Programa Água Brasil.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA.


Entre os benefícios esperados para a região, com a atuação do Programa Água Brasil, destaca-se a

2015 Fund Getúlio Vargas
49311

      Monitorar os investimentos para prevenir riscos de danos sociais e ambientais deveria ser o mantra de todos os bancos. Esse recado veio do economista indiano Pavan Sukhdev, no dia 21 de novembro, em Brasília (DF), durante um seminário realizado no âmbito do Programa Água Brasil.


Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/11/bancos-devem-avaliar-risco-ambiental-dos-projetos-financiados>.Acesso em: 08.05.2015 (com adaptações).


Nesse sentido, o gerenciamento de risco socioambiental

2015 Fund Getúlio Vargas
49310

      O gerente de uma agência do Banco do Brasil é procurado por um dirigente de uma cooperativa de
catadores de papel da região, com o objetivo de ampliar os negócios da cooperativa. Após um conjunto de informações e constatar que o projeto é um anseio da comunidade que conta com o apoio das autoridades locais, o gerente passa a estudar as particularidades da região para identificar as suas potencialidades.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. Sinapse
Desenvolvimento Sustentável/Estratégia DS - Wiki-BB.


Considerando a metodologia do Banco para o Desenvolvimento Regional Sustentável, a etapa em que o gerente está concentrando esforços no momento é

2015 Fund Getúlio Vargas
49309

      O Banco do Brasil assumiu vários compromissos públicos com a sustentabilidade, tais como: Pacto Global, Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo, Princípios do Equador, Pró-Equidade de Gênero, Princ
ípio de Empoderamento das Mulheres, Fórum Amazônia Sustentável e Código de Governança Corporativa, entre outros.
      Alinhado com as melhores práticas de mercado, o Banco do Brasil desenvolveu e divulgou seu Código de
Governança Corporativa. Esse documento apresenta uma visão panorâmica e de consulta simplificada sobre
princípios e práticas da empresa, e divulga que o Banco do Brasil integra o mais elevado segmento de governança corporativa da BM&FBOVESPA — Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, desde 31/05/2006, com a assinatura do contrato de adesão ao Regulamento de Listagem do Novo Mercado.


Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page3,136,3491,0,0,1,8.bb?codigoMenu
=203&codigoNoticia=648&codigoRet=815&bread=1>. Acesso em: 07.04.2015.
Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA. RSA, Módulo I.


Ao aderir a esse novo mercado da Bovespa, o BB reafirma seu compromisso

2015 Fund Getúlio Vargas
49308

      O principal fator de sucesso do DRS é o princípio participativo e construtivista de sua metodologia, baseado em um processo que tem o sentido de orquestração, articulação e mobilização de atores socioeconômicos, intervenientes diretos ou indiretos da atividade produtiva, da área governamental, da iniciativa privada e da sociedade civil, com ou sem fins lucrativos, em prol de um objetivo comum e maior que é o desenvolvimento sustentável de determinada região.
       Nesse processo, os envolvidos com uma atividade produtiva, situados em uma determinada região, aproximam-se e agem com harmonia e integração, sempre compartilhando conhecimentos e buscando soluções em conjunto, em nome de um interesse comum, tal qual representado na figura que se segue.

O  processo associado ao conceito acima, que é um dos elementos básicos considerado na metodologia DRS, é o de

2015 Fund Getúlio Vargas
49307

          O Banco do Brasil oferece ao mercado abordagens negociais e uma série de produtos e serviços que estimulam a realização de negócios que apoiem diretamente o desenvolvimento sustentável do país. Um de seus meios de atuação, nesse sentido, é a utilização da “Estratégia Negocial Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS)”.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA.


Essa estratégia DRS do Banco do Brasil

2015 Fund Getúlio Vargas
49306

         A Agenda 21 BB é formada por um plano de ação em sustentabilidade para as áreas estratégicas da Empresa que, ao ser desenvolvido, gera programas, projetos e ações em sustentabilidade.
         Conhecedor dos produtos do Banco do Brasil, Paulo, que entrou para o curso de administração em uma faculdade particular e necessita de crédito para pagar as mensalidades da faculdade, foi a uma agência do BB e
solicitou o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para custear seus estudos.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. Agenda 21 BB.


Esse financiamento é um exemplo de

2015 Fund Getúlio Vargas
49305

      A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 1948 na assembleia geral da ONU. O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.


Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-
garante-igualdade-social>. Acesso em: 15.04.2015 (com adaptações).


Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira está inserido no eixo da Agenda 21 BB, denominado

2015 Fund Getúlio Vargas
49304

       A Agenda 21 Global, criada durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, foi concebida com o objetivo de orientar um novo padrão de desenvolvimento sustentável para o século 21. A construção da Agenda 21 Brasileira, constituída como uma agenda local, teve como objetivo redefinir o modelo de desenvolvimento do país, introduzindo o conceito de sustentabilidade e qualificando-o com as potencialidades e as vulnerabilidades do Brasil no quadro internacional. Ambas as agendas, global e brasileira, se inter-relacionam de forma harmônica, propiciando maior eficácia na sua execução, dentro dos seus respectivos escopos de atuação.


Agenda 21 Brasileira: Resultado da Consulta Nacional. 2aEdição. Disponível em:
<http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/consulta2edicao.pdf>. Acesso em: 14.04.2015.


Nesse contexto, esse inter-relacionamento evidencia a Agenda 21 Global

2015 Fund Getúlio Vargas
49303

       As políticas gerais e específicas vigentes compõem a arquitetura de governança do Banco do Brasil e orientam o padrão comportamental. Elas trazem diversos aspectos socioambientais a serem considerados nas práticas negociais e administrativas, a exemplo das operações de crédito e de investimentos, e do relacionamento com fornecedores e funcionários.
       Essas orientações estão replicadas nas Diretrizes de Sustentabilidade para o Crédito (florestas e
biodiversidade, água, mudanças climáticas, agronegócios, energia elétrica, construção civil, mineração, petróleo & gás e transporte) e nas Diretrizes Socioambientais para Assuntos Polêmicos.
       A Agenda 21 BB é revisada a cada dois anos e as ações são traçadas para um horizonte de tempo trianual e está estruturada em três eixos (negócios sustentáveis, processos e gestão da RSA e investimento social privado) sobre os quais se define uma série de ações para garantir o desdobramento das diretrizes até as áreas operacionais.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. Governança RSA.


Nesse contexto, uma das iniciativas com respeito ao eixo investimento social privado é

2015 Fund Getúlio Vargas
49302

     A instalação de unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) nas regiões
brasileiras que possuem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) vem demonstrando a
grande relevância da utilização dessa tecnologia social na melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem da agricultura familiar. D essa forma, várias instituições, tais como a Petrobrás, o BNDES e o SEBRAE, vêm buscando parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para a sua reaplicação.


Disponível em:
http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/desenvolvimentoterritorial/consad/producao-
agroecologica-integrada-e-sustentavel-pai. Acesso em: 19.04.2015 (com adaptações).


As instituições estão buscando a parceria com a Fundação Banco do Brasil, pois o PAIS

2015 Fund Getúlio Vargas
49301

       No meio urbano, o Programa Água Brasil tem o objetivo de estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e a destinação de resíduos sólidos para diminuir a pressão sobre os
recursos hídricos, incentivar a estruturação da cadeia de reciclagem, promover a educação ambiental junto à população, além de gerartrabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis.


Disponível em:
<http://www.wwf.org.br/participe/empresas_meio_ambiente/parceiros/escolha/parceiros_conservacao/programa_agua_brasil. Acesso em: 12.05.2015.


Uma das iniciativas relacionadas a esse programa, com foco nos centros urbanos, é

2015 Fund Getúlio Vargas
49300

      A metodologia DRS é um sistema aberto, onde cada etapa influencia e é influenciada pelas demais, em um processo dinâmico e contínuo que precisa ser sistematicamente acompanhado e avaliado.
     Uma dessas etapas, por exemplo, consiste em um procedimento de consolidação das informações sociais, econômicas, ambientais e institucionais, visando identificar, quantificar e qualificar as
potencialidades, dificuldades, mercados, vantagens comparativas e competitivas, ameaças e oportunidades da atividade produtiva em análise, com visão de cadeia de valor e que podem estar relacionadas ao
agronegócio, comércio, serviços ou indústria. Em suma, trata-se de um levantamento dos dados que tem por objetivo obter um “retrato da realidade” da atividade produtiva selecionada, onde estarão identificadas
as potencialidades, os principais problemas e soluções alternativas.
     Conhecida a realidade, passa-se para a etapa seguinte, que consiste no caminho a ser seguido para promoção do desenvolvimento sustentável da atividade produtiva escolhida. Sua elaboração é feita a
partir das questões centrais identificadas na fase descrita anteriormente, que traça o retrato atual da cadeia produtiva da atividade, e deve ser participativa, pactuada com os agentes da atividade e com os parceiros.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA


De que etapas da metodologia DRS o texto trata?

2015 Fund Getúlio Vargas
49299

     O BB é hoje referência mundial no tema sustentabilidade, fazendo parte de índices reconhecidos
internacionalmente, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, da Bolsa de Nova Iorque (DJSI), e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE).
      A Responsabilidade Socioambiental (RSA) permeia toda a estrutura organizacional do Banco do Brasil,
expressando-se por sua missão, valores, políticas, estratégia corporativa, diversos compromissos voluntários assumidos. A RSA é considerada, no processo de tomada de decisão, aquela que desenha processos, produtos e serviços à luz de seus impactos sociais e ambientais.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/ RSA


Em relação à RSA, o Banco do Brasi

2015 Fund Getúlio Vargas
49298

       Inicialmente, a preocupação das instituições financeiras com as questões ambientais ocorreu como forma de evitar a responsabilização legal por danos ambientais. Não obstante, o movimento de ampliação da visibilidade do conceito de responsabilidade socioambiental, no setor financeiro brasileiro, tem como parte de suas raízes a dinâmica de conscientização em relação ao tema. Além disso, esse setor sofreu outras
influências que aceleraram o processo de incorporação da temática socioambiental ao seu contexto, como por exemplo: necessidade de redução de riscos e de identificação de oportunidades de negócios.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA (com adaptações).


Em relação ao conceito de responsabilidade socioambiental, constata-se que

2015 Fund Getúlio Vargas
49297

      O Banco do Brasil foi o primeiro banco oficial a integrar o grupo de instituições financeiras brasileiras que aderiu aos Princípios do Equador.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA. Módulo I - RSA.


Esses Princípios correspondem a

2015 Fund Getúlio Vargas
49296

     Com o objetivo de promover a conscientização e a mudança de atitude dos funcionários com relação à
preservação dos recursos hídricos, o Banco do Brasil resolveu desenvolver campanha interna educativa de âmbito nacional na empresa.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA.


Essa campanha alinha-se com o eixo do Programa Água Brasil de

2015 Fund Getúlio Vargas
49295

       A Fundação Banco do Brasil tem como missão “Promover a inclusão socioprodutiva, por meio das
tecnologias sociais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”. O termo inclusão socioprodutiva contempla grande parte do trabalho que a Fundação vem fazendo nos últimos anos. Ele engloba o acesso a oportunidades de trabalho e renda, às políticas públicas e uma educação integrada e participativa.


Universidade Corporativa Banco do Brasil. DRS/RSA.


Os princípios e os valores da sustentabilidade que orientam as ações dessa Fundação são

2015 Fund Getúlio Vargas