BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Tecnologia em Automação Industrial


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
47402

Qual é, aproximadamente, a potência dissipada no rotor ?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47401

Considerando-se que a potência média máxima aplicada ao motor é 15 W, quais as potências médias do motor, em watts, correspondentes às formas de ondas de 2(a) e 2(b), respectivamente?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47400

Tendo em vista o planejamento e a manutenção de células de manufatura robotizadas, os robôs industriais devem ser selecionados em função de suas características particulares, relacionadas às necessidades das atividades a serem por eles desenvolvidas. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.

I - Quando o espaço de trabalho é reduzido, e as cargas não necessitam de muita potência para serem movimentadas, recomenda-se utilizar um robô com acionamento hidráulico.

II - Para movimentar cargas médias, com grande necessidade de precisão de repetibilidade e flexibilidade de posicionamento, escolhe-se o acionamento pneumático.

III - Quando se tem grande necessidade de repetibilidade, cargas médias e espaço reduzido, o acionamento escolhido deve ser do tipo servomotor AC.

IV - Quando se tem necessidade de grande potência e precisão de repetibilidade, o tipo de acionamento recomendável é o motor de passo.

SOMENTE é correto o que se afirma em

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47399

Motivadas por questões econômicas e ambientais, muitas empresas têm procurado melhorar seus processos utilizando novas tecnologias e metodologias. A empresa X analisa a viabilidade de substituir máquinas CNC convencionais por máquinas com controle inteligente (ICNC), de forma a aumentar a velocidade de produção e a vida útil de ferramentas. Pretende também diminuir o custo de manutenção, diminuindo a quantidade de intervenções do operador, além de facilitar o trabalho de programação. Considere o estudo detalhado, para 3 tipos de processos e 3 tipos de materiais, que foi realizado para comparação e análise de redução de tempos de processamento de peças, mostrado na tabela a seguir.

Adicionalmente, a empresa analisa o possível impacto do repasse dos custos da energia elétrica das fundições de alumínio em seu suprimento desta matéria-prima. Em termos econômicos, o efeito do aumento no custo da matéria-prima alumínio inviabilizará sua utilização pela empresa. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.

I - O processo do Tipo 3 é o mais demorado de todos, independente da matéria-prima e do tipo de máquina utilizada.

II - Considerando somente os tempos de produção, caso haja repasse dos custos do alumínio, a empresa deverá priorizar o processamento da matéria-prima aço.

III - Sob todas as condições apresentadas, a máquina ICNC tem melhor performance do que a CNC convencional, principalmente utilizando a matéria-prima titânio.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47398

Para o ajuste de uma peça de certo equipamento é necessário utilizar um instrumento que tenha resolução menor ou igual a 1/16 de polegada. No laboratório de metrologia de uma empresa, encontrou-se disponível um instrumento com certificado de calibração em período de validade, que tem a seguinte escala:

Chegou-se à conclusão de que ele poderá ser usado, pois a resolução da escala do instrumento, em polegadas, é

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47397

A seguir são apresentados alguns impactos da nova norma regulamentadora NR10 em atividades e tecnologias no contexto da automação industrial.
• Estende a regulamentação às atividades realizadas nas proximidades de instalações elétricas.
• Estabelece diretrizes básicas para implementação das medidas de controle e sistemas preventivos ao risco elétrico.
• Cria “prontuário das instalações elétricas” de forma a organizar todos os documentos das instalações e registros.
• Estabelece o relatório técnico das inspeções de conformidade das instalações elétricas.


Adaptado da nova norma regulamentadora NR 10 – Segurança em Serviços e Instalações Elétricas.

Analisando-se os impactos apresentados, verifica-se que, no contexto da automação industrial, os serviços mais afetados pela NR-10 foram:

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47396

Uma das definições de confiabilidade é “a probabilidade de que um sistema irá operar dentro de níveis predefinidos de desempenho por um período específico de tempo, quando submetido a determinadas condições ambientais para as quais foi projetado”. Qualquer sistema apresenta uma probabilidade de funcionamento que diminui com o tempo, e essa probabilidade é normalmente avaliada pela figura de mérito - MTBF (Tempo Médio entre Falhas –Mean Time Between Failures). O gráfico a seguir apresenta resultados que servirão para o estudo de confiabilidade de 3 sistemas automáticos diferentes (1, 2 e 3).

Analisando o gráfico, em relação à confiabilidade, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47395

Numa planta fabril automatizada, em que é utilizado o padrão 4-20 mA para envio de informações, será implementada uma nova tecnologia de comunicação digital. Os seguintes requisitos devem ser cumpridos:

• solução econômica;
• agilidade e facilidade na migração de tecnologias;
• utilização do cabeamento existente na planta;
• diagnóstico e manutenção proativa;
• suporte técnico oferecido pela maioria dos fornecedores de instrumentação.

Dentre as várias tecnologias de redes industriais abaixo, a que atende a todos os requisitos apresentados é a

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47394

No processo de tratamento de efluentes de uma unidade industrial, parte do programa aplicativo, representando a lógica de controle, está apresentado na figura abaixo.                                                                        

Os dispositivos de entrada (E0 até E4) são, fisicamente, chaves que estão conectadas a um módulo de entrada do Controlador Lógico Programável (CLP). As chaves (E1, E2 e E3) são normalmente abertas e as chaves (E0 e E4), normalmente fechadas. Ao módulo de saída do CLP está conectada a bobina do contato auxiliar que liga a bomba elétrica dosadora.

Quais chaves devem ser acionadas para que a bomba dosadora seja ligada?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47393

Sabe-se que um motor de corrente contínua pode ser representado por uma função de transferência de primeira ordem quando se relaciona a velocidade W(s) de rotação de seu eixo com a tensão V(s) aplicada nos terminais de alimentação. As figuras abaixo apresentam o Diagrama de Blocos do sistema de controle de velocidade do motor e o painel frontal do controlador projetado.

Nesse sistema em malha fechada, o erro estacionário

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47392

Em uma Interface Homem-Máquina (IHM) os gráficos de tendência mostram, através de sua imagem gráfica, como determinadas variáveis de processo mudam ao longo do tempo. Os dados mostrados podem ser obtidos em tempo real, sincronizados com o tempo de varredura do Controlador Lógico Programável (CLP), ou podem advir de um histórico arquivado.

Com base nessas informações, considere as afirmações a seguir.

I - Os dados mostrados na IHM podem ser utilizados na análise de tendência do processo.

II - As variáveis de processo podem ser arquivadas para garantir a conformidade com leis federais ou outras regulamentações.

III - Por meio da IHM o operador terá condições de monitorar a eficiência da produção.

IV - Por meio da IHM o operador terá condições de alterar o tempo de varredura do CLP.

São corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47391

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47390

O diagrama de força e o de comando da instalação elétrica de um sistema de partida de motores de corrente alternada, utilizando chave compensadora (partida por autotransformador) com derivação (tap) em 80%, são mostrados abaixo.

Com base nos diagramas acima, tem-se:

O momento de partida, que é proporcional ao quadrado da tensão aplicada aos bornes do motor, é reduzido para 0,64 do momento nominal durante a partida, e aumentado para o momento nominal após a partida do motor.

PORQUE

O sistema parte com a bobina do contator K1 energizada e as bobinas de K2 e K3 sem energia, e, após o tempo de partida, a bobina de K1 estará sem energia e as bobinas de K2 e K3 estarão energizadas.

Analisando-se essas afirmações relativas aos diagramas apresentados, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47389

Uma peça de grande porte, fabricada em aço carbono de baixa liga, é colocada em um forno de tratamento térmico para alívio de tensões de solda. Até atingir a temperatura de 300 ºC, a taxa de aquecimento do forno não necessita ser controlada. Após essa temperatura ser atingida, a taxa de aquecimento é de 200 ºC por hora. Ao atingir a temperatura de tratamento térmico, que é de
700º C, a peça permanece nessa temperatura por 30 minutos e inicia, então, a operação de resfriamento segundo as mesmas taxas de variação da operação de aquecimento. O processo requer uma tolerância de 10% na leitura das temperaturas. A esse respeito, considere os seguintes sensores:

• Termopar tipo J, faixa de operação de 0ºC a 750º C, erro 2%
• Termopar tipo K, faixa de operação de 0º C a 1.250º C, erro 2%
• Sensor ótico infravermelho tipo 1, faixa de operação de 300º C a 2.000º C, erro 2%
• Sensor ótico infravermelho tipo 2, faixa de operação de 500ºC a 2.500º C, erro 2%


Para a situação apresentada, qual(is) dos sensores acima atende(m) à necessidade do processo?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47388

Considerando o sistema hidráulico representado pela figura acima e os dados fornecidos, durante o avanço, qual é a força resultante, a velocidade e o tempo para atingir o curso total?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47387

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47386

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47385

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47384

No fluxograma abaixo são descritos o programa principal e a rotina de tratamento de interrupção.

O registrador C terá o valor hexadecimal FF armazenado em seu conteúdo sempre que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47383

No projeto de um sistema embarcado de controle, deve ser escolhido um microcontrolador que atenda exatamente às especificações, dado que uma escolha inadequada levará a maior custo final. Após o desenvolvimento do sistema, foi escolhido um microcontrolador de 8 bits, com arquitetura Harvard. Foram levantadas as seguintes características necessárias ao microcontrolador em que será implantado o sistema:
• o programa ocupará 1.200 linhas de programa;
• será necessário o armazenamento de um conjunto de 255 bytes de dados permanentemente no microcontrolador;
• a manipulação de grande quantidade de informações durante o processamento exigirá uma memória de dados com capacidade de 300 bytes;
• a freqüência de CLOCK deverá ser calculada levando-se em conta que o programa ficará em um loop contínuo com duração total de 0,32 ms, e que nesse loop existirão 400 linhas de programa. Sabe-se que cada linha de programa é executada num tempo que se encontra entre um e quatro ciclos de CLOCK.

Qual microcontrolador atende a todos os requisitos do projeto?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47382

Para construir um relógio digital é necessária uma freqüência básica (clock) bem controlada. Nos relógios digitais que funcionam com bateria, a freqüência básica é obtida normalmente de um oscilador a cristal de quartzo. Relógios digitais que operam com tensão alternada (AC) da rede de energia elétrica podem usar a freqüência de 60 Hz da rede como freqüência básica. Em ambos os casos, a freqüência básica deve ser dividida para a freqüência de 1 Hz ou 1 pulso por segundo (pps). A figura abaixo apresenta o diagrama em blocos de um relógio digital que opera com 60 Hz.

Da análise do diagrama em blocos apresentado acima, conclui-se que a saída do contador de módulo 6 da seção dos minutos tem uma freqüência de

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47381

Um amplificador de sinais pode ser construído empregando-se um circuito integrado denominado amplificador operacional, como apresentado na figura abaixo.

A diferença de potencial nos terminais de entrada de um amplificador operacional sem realimentação é nula.

PORQUE

Em termos práticos e de projeto, considera-se a impedância de entrada de um amplificador operacional infinita.

Analisando-se essas afirmações relativas à figura, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47380

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47379

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47378

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira