BANCO DE QUESTÕES

Por Matéria


Tecnologia em Processos Químicos


Exercício Trecho enunciado da questão Ano Entidade promotora Visualizar
47483

Os avanços em Políticas de Atuação Responsável da indústria química brasileira incluem práticas como o reúso da água, cada vez mais adotada industrialmente nos últimos anos.

PORQUE

As empresas estão sendo cobradas não só pelo volume de água captada e pelo volume de efluentes lançados, mas também pelo teor de contaminantes contidos nesses efluentes.

Analisando as afirmações, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47482

A tecnologia de fermentação vem sendo aprimorada nos últimos anos com o objetivo de aumentar a produtividade dos processos fermentativos. Um exemplo desse avanço é o desenvolvimento da Sacarificação e Fermentação Simultâneas (Simultaneous Saccharification and Fermentation - SSF), que consiste em realizar num mesmo reator a hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos, gerando açúcares que são fermentados no mesmo reator por microrganismos ali presentes. Considerando a utilização dessa tecnologia para a produção de etanol, a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar, analise as afirmações abaixo.

I - A utilização da tecnologia SSF para a produção de etanol valoriza os resíduos da indústria de açúcar e álcool, pois há um crescimento da demanda mundial por biocombustíveis.

II - Nesse tipo de reator, a formação de subprodutos é grande, em função da natureza dos agentes de hidrólise e fermentação, o que consiste em uma vantagem do ponto de vista ambiental.

III - Quando as condições ótimas de atividade das enzimas de hidrólise e dos microrganismos que realizam a fermentação forem diferentes, a quantidade de etanol produzida nesse tipo de fermentador ficará comprometida.

IV - O aproveitamento da palha e do bagaço de cana já é realizado industrialmente e, por isso, não é necessário desenvolver alternativas para seu aproveitamento.

São corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47481

O Brasil é um grande produtor de produtos agrícolas, como a soja, a cana-de-açúcar e inúmeras outras culturas. Com o aumento da produção agrícola, ocorre também um aumento da geração de resíduos agroindustriais. Esse cenário configura-se como uma oportunidade de

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47480

A Empresa Química S/A possui uma planta de fabricação de uma commodity química com capacidade instalada de 1.000 toneladas/dia. O custo variável total é R$ 10.000,00/dia e o custo fixo total é R$ 30.000,00/dia. Uma vez que a demanda do produto está em declínio, a empresa irá operar utilizando apenas 70% da sua capacidade instalada e irá vender toda a quantidade produzida. Nessa situação, o custo total de produção e o preço mínimo do produto, em reais, para que a empresa não tenha prejuízo, são, respectivamente,

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47479

Um corante azóico era produzido em um reator em batelada a 45 o C. Devido a um aumento na demanda, o Tecnólogo em Processos Químicos foi solicitado a aumentar a produtividade de cada batelada. A solução encontrada foi aumentar a concentração dos reagentes. Uma reação foi realizada, então, em escala piloto, para verificar a possibilidade de perda de controle térmico da reação. A reação foi executada a 45 o C e nenhum aumento apreciável da temperatura do reator foi observado, concluindo-se que a reação poderia ser realizada sem nenhum problema na planta industrial. Ao realizar a reação na planta industrial, ocorreu uma explosão que vitimou empregados, além de provocar uma destruição significativa na planta. A partir dessas informações, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47478

O processo de síntese de uma zeólita, a partir da calcinação de caulim é sensível a variações de temperatura. Para a obtenção do referido produto de forma a garantir a sua qualidade, é necessário que a reação ocorra a aproximadamente 580 °C. A empresa produtora utilizou o controle estatístico de processo para analisar a sua produção.

Considere as afirmações a seguir, tomando por base as informações presentes no gráfico.

I - Uma vez que o processo não atende aos critérios de controle estatístico, a melhoria da qualidade não poderá ser atingida através de ações locais.

II - Não há diferenças significativas entre o valor médio de temperatura e os valores observados, não sendo necessária a redução da variabilidade da temperatura.

III - Os limites superior e inferior de controle são calculados com base no desvio padrão da temperatura.

IV - A existência de pontos fora dos limites de controle mostra que o processo não atende aos critérios de controle estatístico.

SOMENTE é correto o que se afirma em

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47477

Quando se trata da segurança industrial, diferentes conceitos devem ser analisados. O acidente é a ocorrência de uma seqüência de eventos que produz ferimentos, mortes ou danos materiais não intencionais. Já o perigo é a condição física ou química que tem o potencial de causar danos às pessoas, à propriedade ou ao meio ambiente. O risco vem a ser a medida de ferimentos humanos, danos ambientais ou perdas econômicas, em termos tanto da probabilidade de ocorrência de incidentes como da magnitude das perdas ou ferimentos. O gráfico a seguir apresenta a evolução do número médio de acidentes para um conjunto de empresas da Indústria Química brasileira entre 2001 e 2007.

Analisando as informações apresentadas, conclui-se que a

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47476

Entre as empresas químicas que se vêm destacando recentemente, estão aquelas que adotam um conjunto de políticas e práticas definidas para orientar o comportamento de seus funcionários e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

PORQUE

As mudanças tecnológicas impactam profundamente o ambiente de negócios das empresas, gerando alterações na forma de organização do trabalho e exigindo habilidades diferenciadas por parte dos funcionários.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47475

A fabricante de laticínios Vida no Campo percebeu que, apesar dos esforços para atender às necessidades de seus clientes, seus produtos apresentavam, freqüentemente, problemas de contaminação por bactérias, situação que gerava uma desvantagem competitiva frente aos concorrentes. Após algumas análises, o diretor concluiu que o enfoque da empresa em relação à qualidade estava restrito à inspeção dos produtos acabados, de forma que não conseguia envolver toda a produção. Decidiu orientar a gestão da qualidade para a prevenção, e implantou o Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). No entanto, não foram adotadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), ou seja, medidas higiênico-sanitárias apropriadas, conforme preconizado no Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores/ Industrializadores de Alimentos. Nesse caso, pode-se esperar que a empresa consiga resolver o problema de contaminação?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47474

As operações unitárias utilizadas no tratamento de resíduos, recomendadas para a remoção de óleo da água, são:

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47473

Os reatores tipo tanque continuamente agitado (CSTR) são reatores mais flexíveis frente a variações na carga do que os reatores em batelada.

PORQUE

Mudanças na composição da carga podem ser compensadas por mudanças no tempo de residência e na temperatura em reatores CSTR sem prejuízo para a qualidade do produto.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47472

Uma reação irreversível A  B, realizada em fase aquosa, está sendo executada em um reator contínuo, no qual a pressão é mantida por nitrogênio, sendo A e B líquidos de alto ponto de ebulição. O Tecnólogo em Processos Químicos da Empresa Vida no Campo foi solicitado a testar um conjunto de catalisadores para selecionar um que seja capaz de reduzir os custos operacionais da planta. Admitindo que os preços dos catalisadores são iguais, o problema resume-se a encontrar, experimentalmente, o catalisador mais ativo na condição da planta industrial. Algumas variáveis operacionais das plantas, piloto e industrial, são:

I - pressão e vazão;

II - concentração de A na entrada do reator e temperatura;

III - taxa de reação;

IV - tempo de residência no reator.

Nos testes de atividade catalítica, para que o reator piloto represente o comportamento do reator industrial, qual conjunto de variáveis operacionais deve ser fixado, nos mesmos valores do reator industrial, no reator piloto? 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47471

O controle da qualidade da água de processo é essencial para o bom funcionamento de caldeiras, condensadores, tubulações e para a proteção do ambiente. Um dos possíveis problemas de qualidade da água é a presença excessiva de íons que podem causar incrustações em tubulações, dentre outros efeitos indesejáveis. Análises de qualidade da água normalmente são realizadas em laboratório, entretanto, a execução de determinações em linha desonera o laboratório e fornece informações que permitem a correção imediata de problemas, durante o processo. Qual dos métodos analíticos a seguir é capaz de detectar, em laboratório ou em linha, variações na quantidade de íons dissolvidos na água?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47470

A partir de 2002, mais da metade do mercado da indústria química era dominado pelas especialidades. As especialidades químicas diferem das commodities pelo alto valor agregado e pela alocação no mercado por desempenho ou satisfação do consumidor, em vez de uma composição química definida. Neste contexto, em relação às especialidades químicas, foram feitas as seguintes afirmações:

I - o desempenho de uma especialidade química é função das condições de seu uso;

II - o primeiro passo no projeto de uma especialidade química é o planejamento do processo de produção;

III - as preferências dos consumidores são importantes no projeto de uma especialidade química;

IV - o preço de uma especialidade química está diretamente relacionado ao custo das matérias-primas.

São corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47469

Um dos grandes problemas na operação de caldeiras é o acúmulo de incrustações nas tubulações, que podem causar graves acidentes. A figura a seguir mostra uma tubulação incrustada.

O gráfico abaixo refere-se ao incremento percentual no consumo de combustível para a manutenção da operação normal da caldeira com o aumento na espessura da incrustação.

Conclui-se que os teores limite para o controle da qualidade da água devem ser

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47468

Para a remoção de  de uma corrente de ar, uma empresa utiliza um lavador de gases. Com relação a esta operação, foram feitas as considerações a seguir.

I - Esta é uma operação de adsorção que se caracteriza pela remoção de um soluto da fase gasosa por diferença de solubilidade em água.

II - É uma etapa necessária para evitar emissões danosas ao ambiente.

III - O aumento da temperatura na coluna de absorção aumentará a eficiência da absorção.

IV - A vazão das correntes e a temperatura afetam a eficiência de lavagem.

É correto APENAS o que se afirma em

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47467

Um sedimentador opera em uma indústria de mineração com o objetivo de espessar uma corrente de uma suspensão aquosa de minério para ser transportada em um mineroduto. Uma modificação no processo de mineração incluiu uma pequena quantidade de um aditivo polimérico (<0.01% p/p) na suspensão, que tem como conseqüência o aumento da viscosidade da fase aquosa, mas não modificou a distribuição de diâmetro de partículas do minério. Após essa modificação, se não houver mudanças nas vazões do sedimentador, o que acontecerá com o teor de sólidos no concentrado?

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47466

Uma refinaria processa um óleo leve, com baixa densidade, viscosidade e predominância de produtos de baixo ponto de ebulição. O processo de destilação atmosférica utilizado é mostrado na figura abaixo.

Com o aumento do preço do petróleo no mercado internacional, a refinaria viu-se obrigada a operar com óleos pesados, mais baratos, para manter a sua lucratividade. Sobre o processo de destilação apresentado e a mudança na carga, foram levantadas as hipóteses a seguir.

I - A ordem crescente de pontos de ebulição é: gasolina, querosene, gasóleo leve, gasóleo pesado e resíduo de vácuo.

II - A destilação passará a produzir mais resíduo de vácuo com a mudança na carga da refinaria.

III - A pressão na torre não altera o rendimento relativo dos produtos.

Nesse caso, é(são) pertinente(s) APENAS a(s) hipótese(s)

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47465

Hidrociclones podem ser usados na classificação de sólidos de diferentes diâmetros de partícula presentes numa suspensão. Para aumentar a eficiência nessas separações, utilizam-se hidrociclones em série com correntes de reciclo, conforme mostrado na figura abaixo.

Analisando o processo apresentado, verifica-se que o diâmetro médio das partículas na corrente

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47464

Um dos processos tecnológicos utilizados na obtenção do biodiesel é a transesterificação que consiste na reação química de triglicerídeos com álcoois (metanol ou etanol), na presença de um catalisador, resultando na formação de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos (biodiesel). A transesterificação pode ocorrer de forma completa, gerando a glicerina (glicerol) como subproduto, ou de forma parcial, obtendo-se, além da glicerina, uma mistura de mono, di e triglicerídeos, conforme mostrado na figura.

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47463

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso de etanol combustível por via fermentativa. A levedura Saccharomyces cerevisiae metaboliza, anaerobicamente, o açúcar presente na cana-de-açúcar em etanol e  . Entretanto, esta levedura é um aeróbio facultativo e os produtos finais de metabolização do açúcar irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra. Portanto, para garantir que o açúcar seja convertido em etanol e  , é preciso que o processo fermentativo ocorra na 

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47462

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47461

Estão corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47460

Em relação a esse experimento, pode-se afirmar que

I - a determinação do teor de açúcares poderia ser realizada por cromatografia gasosa, pois os componentes da amostra são estáveis a altas temperaturas;

II - utilizando as mesmas condições de análise, substituindo apenas a acetonitrila por nitrometano, seriam obtidos tempos de retenção diferentes em função da diferença de índice de refração entre os dois solventes;

III - dos açúcares contidos na amostra, a glicose é o composto menos polar e a sacarose, o mais polar;

IV - das substâncias apresentadas na tabela, somente o hexano não poderia substituir a acetonitrila no eluente.

Estão corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
47459

São corretas APENAS as afirmações

2008 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira